Buscar

Avaliação Final Discursiva - Sociedades Ágrafas e História Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedades Ágrafas e História Antiga (HID17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A arqueologia pode revelar as construções, os instrumentos de trabalho, estruturas, praças públicas, além de material artístico e escrito. A cultura escrita de Roma resistiu ao tempo e foi redescoberta pela arqueologia nos documentos literários da Roma antiga. Nesse contexto, disserte sobre dois aspectos da literatura e língua latina descobertos pela arqueologia na cidade de Roma.
	Resposta Esperada:
A sociedade romana foi uma comunidade regida pela cultura escrita. A língua latina foi um aspecto importante para a compreensão da vida romana da antiguidade. O latim foi a língua oficial de Roma e deu origem a outras línguas, como o português. O latim foi difundido através das poesias, histórias copiadas e publicadas. Apesar de grande parte da literatura escrita ter se perdido, a literatura romana foi transmitida através do trabalho dos monges copistas medievais. No entanto, estes copiavam somente aquilo que mais interessava à Igreja. A escrita latina em Roma era registrada principalmente em cartas, documentos burocráticos, em monumentos históricos, vasos e paredes. Os registros históricos escritos foram importantes para o estudo sobre o cotidiano das pessoas de Roma. A língua latina, que teve sua origem na Itália central, foi dívida em: Latim clássico da literatura e das escolas, e o latim vulgar do cotidiano das famílias, camponeses e soldados.
	2.
	O termo arqueologia vem do grego e significa estudo do passado. Graças ao desenvolvimento da arqueologia, a história passou a adquirir um status de ciência, fator crucial para o crescimento das áreas de estudo a partir do século XIX. Foi a partir dessa conquista que diversos arqueólogos puderam receber financiamentos para pesquisa e escavações em sítios arqueológicos. Nesse contexto, disserte sobre a importância do estudo da arqueologia para sociedade.
	Resposta Esperada:
Desenvolver o estudo da arqueologia é indispensável para uma população construir a cultura e saber reconhecer o patrimônio histórico e as fontes históricas. A arqueologia é capaz de reconstruir o passado de sociedades atuais ou que já desapareceram, tanto de sociedades ágrafas como sociedades portadoras de escrita. A arqueologia é um campo de estudo que abrange trabalhadores em instituições de ensino e pesquisa. O estudo arqueológico pode contribuir no levantamento de questões locais e ambientais e em obras de infraestrutura, pois pode determinar se o local de estudo é um patrimônio arqueológico onde há vestígios de alguma comunidade do passado.
Parte inferior do formulário

Outros materiais