Buscar

Obrigações solidárias

Prévia do material em texto

Obrigações solidárias
Foco nas partes onde há sempre vários sujeitos. Ou seja cada credor é um só e tem direito a totalidade da divida e cada devedor fica responsável pela divida toda. 
Sendo a obrigação solidaria ativa do credor que pode receber a totalidade da divida e como obrigação passiva de cada devedor responsável por pagar toda divida.
Sendo um elemento das obrigações solidarias a multiplicidade ou unicidade, onde a mais de um credor ou devedor com X, obrigações. Ou a unicidade da prestação, onde cada um tem dever de pagar ou receber a totalidade da divida. 
A solidariedade não se presumo, decorre de lei ou por vontade das partes, sendo esta uma forma de segurança jurídica. 
	Solidariedade Ativa
É onde cada credor tem direito a receber a totalidade da divida, ou seja sou devedor de A e B, pago por inteiro a “A”, extinguiu-se a minha obrigação, e B poderá cobrar de A. Acontece no caso do credor originário morrer, seus herdeiros em caso de objetos indivisíveis receberam sua quota parte e assumiram o polo ativo. 
	Solidariedade Passiva	
É onde os devedores ficam obrigador a totalidade da divida. Eu e mais 4 devedores devemos 15.000 mil reais para X, Y paga 7.000 mil reais, ainda ele esta devendo os 8mil reais, só serei exonerado da obrigação caso o credor me exonere. Ou caso Y, paga-se os 15 mil, ele irá cobrar as quotas partes dos demais devedores. E no caso de descumprimento da obrigação, todos ainda deveram ao credor, mais só o culpado ficará responsável por perdas e danos mais juros moratórios. Havendo renuncia da solidariedade, onde ele paga sua parte se exclui da solidariedade mais não exclui os demais.
Responsabilidade Subsidiária 
É uma responsabilidade passiva dos devedores, porem sequencial. É como se X, A e B deverem para C. E em sequencia a primeira pessoa responde.
Divida 15.000
X – PAGOU 2 MIL; A – PAGOU 8 MIL; B PAGARÁ OS 5 MIL, OU
X – NÃO PAGA, A – NÃO PAGA, DEVERÁ B PAGAR OS 15MIL.
Como acontece geralmente no contrato de fiança, é uma regra geral de responsabilidade subsidiaria, também podendo ser expressamente dito sobre renuncia ao beneficio de ordem, onde eu fiadora e x locados, respondemos solidariamente, renunciando o beneficio de ordem. Podendo assim o credor cobrar de qualquer um, sem a sequência necessária.

Outros materiais

Perguntas Recentes