Buscar

Aplicabilidade das normas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sobre a aplicabilidade das normas constitucionais
O mandamento normativo deve ser vigente e eficaz, porém nem sempre isso ocorre com todas normas, é possível que aconteça de uma norma precisar de um regramento, uma complementação para ser aplicável ou para melhorar sua concreção. É com isso que ocorre os diferentes tipos de normas constitucionais.
	Normas de eficácia plena 
São normas que uma vez inserida no texto constitucional estará disponível a vários usuários. São normas de aplicação imediata e integral.
São normas que não necessitam de qualquer integração legislativa infraconstitucional.
Ex: Artigos. 21, 22, 24 da CF e também 19, 20 e 28. 
O artigo 28, relata o cronograma da eleição e a data da posse, não deu margem para nenhuma alteração ou complementação. 
	Normas de eficácia contida
Aplicação total e imediata porém do qual seu alcance é restrito. 
Ex: Artigo 5º da CF, XIII – É livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas, as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
Ou seja definido as condições de uso e fruto dessa liberdade, eu posso querer usufruir dessa liberdade, mas não atendo as condições. Tenho que preencher exigências legais, para usufruir a liberdade de escolha. Tendo o legislador o dever de preservar o conteúdo mínimo ao menos, sob pena de descaracterização da norma. 
	Sobre as normas de eficácia limitada
É a norma que sempre será dependente de regulamentação. Ou através de lei ordinária ou ato normativo, lei complementar, projeto especifico, sempre haverá algo para que possamos usufruir da mensagem constitucional. Tem aplicação mediata, por depender de regulamentação. Podendo esta norma ser objeto de ADIN por omissão. 
Ex: Artigo 196 – A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante a políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
Ou seja o artigo relata que para que seja efetiva a norma, eu dependo de funções praticas, de projetos específicos, programas efetivos, voltados para assistência da pessoa doente, recuperação, para manutenção da saúde de cunho gratuito. Como acontece com a educação.

Outros materiais