Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: FUNDAM.CIÊNC.SOC. 
	2019.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Do ponto de vista da Antropologia,o conceito de cultura tem relação com a identidade de um povo, de uma etnia, de uma tribo, de uma classe e seu peso sobre os corações e mentes é decisivo, como alertou Marx: "os mortos governando os vivos". Com base na assertiva podemos concluir que:
	
	
	
	o conceito de cultura tem relação com a identidade cultural de todo agrupamento humano já que transmite-se pelo processo educativo, de geração para geração, disseminando valores, códigos de conduta moral, social e religioso, compartilhados pelos componentes dos diversos grupos.
	
	
	o conceito de cultura perdeu perdeu efetivamente a sua relação com a identidade cultural dos agrupamentos humanos, haja vista o processo de globalização ora em curso
	
	
	o conceito de cultura vincula-se ao acúmulo de conhecimento científico de um determinado grupo o que possibilita afirmar a existência de culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas.
	
	
	o conceito de cultura tem relação com a identidade cultural dos povos devido ao seu caráter universalista já que o mundo caminha para uma cultura global.
	
	
	o conceito de cultura não se aplica a todos os povos já que ainda hoje existem grupos humanos subdesenvolvidos
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Cada grupo humano pensa e age com os valores de sua própria cultura; valoriza seus costumes como sendo superiores aos dos outros grupos; concebe os outros a partir da visão do mundo elaborada pela sua cultura "se vê no centro do mundo e das coisas". Essa postura é definida pela antropologia como
	
	
	
	politeísmo.
	
	
	etnovalorização.
	
	
	policentrismo.
	
	
	culturalismo.
	
	
	etnocentrismo.
	
Explicação:
Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena.
Referindo-se ao indígena, ele afirmou: "Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz."
Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.
Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius:
	
	
	
	procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
	
	
	defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
	
	
	desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a visão etnocêntrica da missão "civilizadora europeia", típica do século XIX.
	
	
	apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
	
	
	discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
	
Explicação:
O autor parte de um juízo de valor, reforça uma superioridade da civilização europeia, como se está fosse o exemplo de processo civilizatório que todas as sociedades, em especial no caso citado, deveriam chegar. Martius desvaloriza as culturas que não sejam a sua, considera os índios como seres humanos inferiores, que necessitam de se integrar a um estado de progresso civilizador, a sua noção própria é tipicamente discriminatória.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e, ao analisar a discriminação de grupo em relação a outro que é considerado inferior por diferenças em hábitos, vestuário ou postura, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
	
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Alteridade
	
	
	Universo sociocultural
	
	
	Diversidade cultural
	
	
	Relativismo cultural
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual das alternativas abaixo expressa uma postura relativista?
	
	
	
	Os índios são intelectualmente menos evoluídos que os branco.
	
	
	Os índios estão em um estágio inferior de civilização em relação aos brancos.
	
	
	Os índios não possuem alcance cognitivo para desenvolver o pensamento científico.
	
	
	Por apresentarem costumes diferentes, os índios podem ser considerados incivilizados.
	
	
	Apesar de apresentarem costumes diferentes, os índios não podem ser considerados incivilizados.
	
Explicação: A postura relativista é a que pressupõe os reconhecimento das diferenças culturais, sem hierarquizá-las.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:
	
	
	
	Cientificismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	Monoculturalismo
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O ambiente exerce a sua influência mais direta sobre a cultura material ou tecnológica, mas não nos aspectos imateriais da cultura. Assim, podemos dizer que o ambiente não determina quais aspectos culturais?
	
	
	
	ferramentas, habitação
	
	
	os objetos em geral
	
	
	valores, costumes, crenças
	
	
	máquinas, técnicas
	
	
	culinária, utensílios
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em determinada localidade do Rio de Janeiro, ocorreu processo administrativo de demarcação de Parque Nacional, com consequente determinação do Plano de conservação e manejo, além de desapropriações e retirada das populações locais residentes. Inconformados com a decisão da autoridade administrativa, determinado grupo identitário cultural de pescadores artesanais foi orientado por turistas a ajuizar ação judicial com o intento de anular o ato de desapropriação. Ocorreu, em sede recursal, reforma da decisão judicial original, com Acórdão motivado pela necessidade de ampliação dos pontos de vista morais, para além do ethos concreto de determinada comunidade ou da interpretação de mundo articulada em determinada tradição ou forma de vida, considerando "a importância da forma cultural dasrelações afetivas desse grupo àquele lugar (sua paixão pelo lugar) como fundamento lógico-cognitivo de sua cultura e identidade coletiva", argumentando ainda pela importância da participação desse grupo na definição das práticas de manejo naquela Unidade de Conservação, considerando as práticas tradicionais de manejo que historicamente esse grupo tem se utilizado na conservação daquele lugar. Considerando a motivação da decisão judicial acima descrita, é correto afirmar tratar-se:
	
	
	
	etnocentrismo cultural
	
	
	absolutismo cultural
	
	
	mera hermenêutica jurídica, sem argumentos de raiz cultural
	
	
	relativismo cultural
	
	
	iluminismo cultural

Outros materiais