Buscar

AV2 - Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0235_AV2_20140712****** » FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 20140712**** - AMANDA ** **** *****
	Professor:
	JOELMA FONSECA DE OLIVEIRA FERNANDES
	Turma: ****
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2015 16:18:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201407162046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação aos aminoácidos é correto afirmar que:
		
	
	São as unidades fundamentais dos ácidos nucléicos. São formados por um grupo amida, um grupo carboxílico, nitrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais dos carboidratos. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais do DNA. São formados por um grupo amida, um grupo aldeído, fosfato, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais dos lipídeos. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, nitrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	 
	São as unidades fundamentais das proteínas. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	 2a Questão (Ref.: 201407162075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Pode-se classificar quanto à forma essa proteína como:
		
	 
	fibrosa
	
	dinâmica
	
	estrutural
	
	globular
	
	piramidal
	
	 3a Questão (Ref.: 201407763337)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que ocorra a inibição da ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve:
		
	
	possui a mesma função biológica do substrato da enzima
	
	recobrir toda a molécula da enzima
	 
	apresentar a mesma estrutura espacial do substrato da enzima
	
	promover a desnaturação dessa enzima
	
	estar na mesma concentração da enzima
	
	 4a Questão (Ref.: 201407201392)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a opção errada, com relação ao metabolismo anaeróbio:
		
	 
	Ocorre somente na mitocôndria
	
	Ocorre em exercício intenso
	
	Ocorre exclusivamente a partir do metabolismo de carboidratos
	
	Há uma maior síntese de lactato a partir do metabolismo anaeróbio
	
	O metabolismo anaeróbio se dá na ausência de O2 no músculo
	
	 5a Questão (Ref.: 201407758551)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O metabolismo das lipoproteínas compreende principalmente duas fases. A fase exógena está relacionada aos lipídios que vieram da dieta (alimentação). A fase endógena está relacionada à síntese hepática dos triglicerídios. Quase todos os lipídeos da dieta (exógenos) são absorvidos a partir da mucosa intestinal para o sistema linfático. Como são substâncias hidrofóbicas, ou seja, que apresentam relativa insolubilidade em água, o metabolismo lipídico é extremamente dependente de proteínas ligantes (apolipoproteínas) para que se tornem solúveis. Há a necessidade de formação de um complexo molecular de lipídios com apolipoproteínas chamado lipoproteína. As lipoproteínas são agregados de moléculas com forma esférica, constituídas de componentes altamente hidrofóbicos (apolares - insolúveis em água) no seu interior, como colesterol estereficado, triacilgliceróis e de moléculas periféricas menos hidrofóbicas como fosfolipídios, colesterol não estereficado e apolipoproteínas. As apolipoproteínas possuem um papel muito importante no metabolismo das lipoproteínas ligando-se a receptores localizados em diversos órgãos e tecidos. As lipoproteínas plasmáticas, por sua vez, exercem um papel central no metabolismo e no trânsito de lipídios entre órgãos. Dentre os órgãos e tecidos que participam do metabolismo lipídico destacam-se o fígado, o intestino delgado e os tecidos adiposo e muscular. As lipoproteínas são sintetizadas no fígado e no intestino delgado. Diversos órgãos e tecidos possuem receptores específicos para as lipoproteínas reconhecendo as apolipoproteínas. As lipoproteínas plasmáticas diferem quanto à origem (local de síntese), à proporção das frações lipídicas e proteicas e quanto à densidade. Assinale a opção que apresenta a primeira classe de lipoproteínas sintetizadas a nível intestinal para transportar as gorduras alimentares e o colesterol dietético, ou seja, os lipídios exógenos, para os músculos e outros tecidos:
		
	
	High Density Lipoprotein (HDL ) ¿ Lipoproteínas de alta densidade.
	 
	Low Density Lipoprotein (LDL) ¿ Lipoproteínas de baixa densidade.
	
	Very Low Density Lipoprotein (VLDL) - Lipoproteínas de muito baixa densidade.
	 
	Quilomícrons (QM).
	
	apolipoproteína B.
	
	 6a Questão (Ref.: 201407758566)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os lipídios podem ser classificados quanto à sua estrutura química de acordo com a presença de ácidos graxos ligados a outras substâncias químicas. Os lipídios que são constituídos por uma molécula de esfingosina por uma molécula de ácido graxo de cadeia longa e um grupo polar são chamados de:
		
	 
	esfingolipídios.
	
	fosfolipídios.
	
	glicerídeos.
	
	glicolipídios.
	 
	triacilgliceróis.
	
	 7a Questão (Ref.: 201407372053)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O objetivo primordial do metabolismo energético que é a ressíntese contínua de moléculas de Adenosina Trifosfato (ATP). Após a digestão dos macronutrientes presentes nos alimentos, a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos são metabolizados aerobicamente para gerar ATP, sendo considerados nutrientes energéticos. As reações metabólicas envolvem reações de síntese ou anabolismo são endergônicas e as reações de degradação ou catabolismo são exergônicas. Explique sucintamente esses dois tipos de reações.
		
	
Resposta: Reações de anabolismo são endergônicas pois consomem ATP, diferem das reações de catabolismo que são endergonicas pois produzem ATP
	
Gabarito: As reações endergônicas são caracterizadas pelo consumo de ATP, ou seja, requerem energia para que ocorram. Toda reação anabólica, ou seja, de síntese requer energia. Em uma reação endergônica é necessário ocorrer a hidrólise do ATP, ou seja, a quebra das ligações fosfato de alta energia. Já as reações exergônicas são caracterizadas pela produção de ATP. As reações catabólicas (degradação) são reações exergônicas. Em uma reação exergônica é necessário refosforilar o ADP com o fosfato inorgânico (Pi) para formar o ATP.
	
	 8a Questão (Ref.: 201407754661)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A bioimpedância é a capacidade do organismo humano em conferir resistência à passagem de uma corrente elétrica, e atualmente é um importante método que tem se destacado na avaliação da condição corporal. Entretanto, existem algumas limitações para o emprego desta técnica que são mencionadas abaixo, EXCETO:
		
	
	Mulheres em períodos pré-menstruais
	
	Pacientes com insuficiência renal
	
	Uso de marcapasso
	 
	Grande massa muscular
	
	Pacientes hiperhidratados
	
	 9a Questão (Ref.: 201407201377)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quando comparado ao estado de repouso podemos observar claramente que uma pessoa que está correndo possui uma respiração mais acelerada, um maior consumo de oxigênio e maior gasto energético. Discuta o motivo pelo qual quando nós nos exercitamos temos a necessidade de aumentarmos o consumo de oxigênio e como esse fenômeno está correlacionado com o maior gasto energético.
		
	
Resposta: Maior parte da nossa reserva de energia é conseguida principalmente através do metabolismo de gorduras e carboidratos, um processo que necessita deoxigênio, sendo assim para ter energia para os exercícios precisamos aumentar o consumo de oxigênio.
	
Gabarito: Resposta: Quando iniciamos a corrida a necessidade do aumento do consumo de oxigênio se dá, pois ele está acoplado à maior síntese de ATP via fosforilação oxidativa. Ou seja, aumentamos o consumo de oxigênio de forma acoplado à síntese de ATP para atendermos a maior demanda de energia que a corrida impõe. O gasto energético da corrida é maior e isso está acoplado a metabolização dos nutrientes energéticos como, por exemplo, o carboidrato, os lipídios e as proteínas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201407172806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos últimos anos, a biologia molecular tem fornecido ferramentas úteis para a produção de plantas e animais transgênicos. As informações armazenadas nas moléculas de DNA são traduzidas em proteínas por meio de moléculas intermediárias denominadas:
		
	
	rRNA.
	
	Plasmídios.
	
	Proteases.
	 
	mRNA.
	
	tRNA.

Outros materiais