Buscar

Tributário 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CENTRO DE HUMANIDADES COMPONENTE CURRICULAR: DIREITO TRIBUTÁRIO I DISCENTE: ANA PAULA RUFINO PEREIRA
“A obra pública que deprecia o valor de uma imóvel tem direito a indenização”?
	Sim, O Poder Público deve indenizar os cidadãos que sofreram danos causados pela construção de obra pública com base no art. 37 § 6º da Constituição: “As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”. 
	Sabemos que o principal objetivo das obras públicas é atender o bem coletivo, mas em muitos casos não é possível satisfazer a todos os envolvidos, podendo até em alguns casos a obra pública causar danos aos imóveis de moradores. Tomando como base o dispositivo constitucional acima mencionado o Estado deverá indenizar o cidadão que sofreu depreciação do seu imóvel devido à construção de uma obra pública, independente do dano ter sido causado por uma ação ou omissão do Estado.
	“Com fundamento na teoria do risco administrativo; o ato ilícito praticado está consubstanciado não na vontade do poder público de lesar, mas sim na ofensa ao bem jurídico tutelado, o imóvel do administrado; o dano decorre in re ipsa, dependendo da intensidade da condição exposta ao imóvel, que deverá ser anormal e insustentável, gerando efetivamente depreciação em seu valor comercial; o nexo de causalidade pode ser atestado pela observação da proximidade e da relação da obra pública com o imóvel objeto da suposta desvalorização; comprovada a ocorrência dos requisitos, nasce para o Estado o dever de indenizar”. (MOTTA, Bruno, p.18). É importante ressaltar que o dever do Estado indenizar deve ser examinado em cada caso concreto, não basta apenas uma alegação de que o imóvel sofreu uma depreciação, a qual não possa ser comprovada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes