Buscar

Liquidação Extrajudicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Liquidação extrajudicial
	O que é?
	A liquidação extrajudicial é uma medida administrativa com caráter saneador. É um procedimento que visa à recuperação da empresa, a fim de evitar a falência. Provoca os mesmos resultados do procedimento judicial da falência, todavia, não impede a decretação desta. Rege-se pela Lei nº 6024/74
	Quem está sujeito?
	Empresas fiscalizadas por órgãos governamentais, quais sejam: Bancos e
demais entidades financeiras; seguradoras e entidades de previdência privada; e planos de saúde.
	Qual o órgão responsável? 
	São três: Banco Central do Brasil, Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Agência Nacional de Saúde Suplementar.
	Quando será decretada?
	1- Quando houver comprometimento da situação financeira, especialmente em caso de impontualidade injustificada ou quando se caracterizar algum motivo que autoriza a declaração de falência.
	2- Quando houver violação das normas legais e estatutárias bem como as determinações do Conselho Monetário Nacional ou do Bacen.
	3- Quando a instituição sofrer prejuízo que sujeite a risco anormal seus credores quirografários.
	4- Quando, cassada a autorização para funcionar, a instituição não iniciar em 90 dias sua liquidação ordinária, ou, quando iniciada, verificar-se que a morosidade de sua administração pode acarretar prejuízo para os credores.
	5- A requerimento dos administradores, se lhes conferida esta competência, ou por proposta do interventor.
	
	Quem executa a liquidação?
	Quando decretada a liquidação, o órgão supervisor nomeará um liquidante. Suas atribuições básicas serão: levantar todos os créditos, arrecadar ativos, realizá-los para quitar os créditos, levantar responsabilidades dos ex-administradores fazendo denúncia ao Ministério Público e, quando for o caso, requerer a autofalência.
	Alteração na denominação
	Quando decretada, em todos os atos, documentos e publicações de interesse da liquidação, será usada obrigatoriamente a expressão “Em liquidação extrajudicial”, sem seguida à denominação da entidade. 
	Efeitos
	Suspensão das ações e execuções iniciadas sobre direitos e interesses relativos ao acervo da entidade liquidanda, não podendo ser intentadas quaisquer outras, enquanto durar a liquidação;
	vencimento antecipado das obrigações da liquidanda
	 não atendimento das cláusulas penais dos contratos unilaterais vencidos em virtude da decretação da liquidação extrajudicial;
	não fluência de juros, mesmo que estipulados, contra a massa, enquanto não integralmente pago o passivo;
	interrupção da prescrição relativa a obrigações de responsabilidade da instituição;
	não reclamação de correção monetária de quaisquer divisas passivas, nem de penas pecuniárias por infração de leis penais ou administrativas.
	Quando cessa a liquidação extrajudicial? 
	se os interessados, apresentando as necessárias condições de garantia, julgadas a critério do Banco Central do Brasil, tomarem a si o prosseguimento das atividades econômicas da empresa;
	por transformação em liquidação ordinária;
	 com a aprovação das contas finais do liquidante e baixa no registro público competente;
	se decretada a falência da entidade.
	Do processo da liquidação extrajudicial
	Após a decretação da liquidação extrajudicial e nomeação do liquidante, este elaborará um relatório dentro de 60 dias, do quadro geral da empresa que será examinado pelo órgão supervisor e poderá fazer propostas para adoção de providências que lhe parecerem necessárias e urgentes.
	A vista do relatório ou da proposta, o órgão governamental decidirá entre prosseguir na liquidação ou requerer a falência. A falência será requerida quando o seu ativo não for suficiente para cobrir pelo menos a metade do valor dos créditos quirografários ou quando houver indícios de crime falimentar. 
	Se prosseguir na liquidação, o liquidante fará publicar aviso aos credores para que declarem os respectivos créditos.
	Esgotando o prazo para a declaração de créditos e julgados estes, o liquidante organizará o quadro geral de credores e publicará.
	O liquidante prestará contas ao Banco Central do Brasil, independentemente de qualquer exigência, no momento em que deixar suas funções, ou a qualquer tempo, quando solicitado, e responderá, civil e criminalmente, por seus atos.
	Aplicam-se a liquidação extrajudicial no que couberem e não colidirem com os preceitos desta Lei, as disposições da Lei de Falências, equiparando-se ao síndico, o liquidante, ao juiz da falência, o Banco Central do Brasil.

Outros materiais