Buscar

AV_PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0194_AV_ » PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 22147409
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/03/2015 09:16:50 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 235220)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Nas atividades de levantamento de requisitos, precisamos identificar os serviços esperados do sistema e restrições sobre as quais ele deve operar. Desta forma, precisamos utilizar técnicas de elicitação. Comente três técnicas utilizadas. Diga, também, qual é a finalidade de cada uma dessas técnicas.
		
	
Resposta: A finalidade das técnicas de elicitação é fazer um levantamento das limitações que o sistema tem, ou seja, suas restrições e saber como proceder diante de tal limitação através de uma projeção. Identificação, projeção e restrição cujas finalidade são respectivamente: concretizar os objetivos do sistema, obter uma previsão do que se pretende e saber os limites do sistemae como proceder diante disso.
	
Gabarito: 1. Entrevista - Utilização na análise de problema e na engenharia de requisitos com o objetivo de entender as perspectivas do cliente/usuário. Entender quem são os agentes e quais as necessidades, o problema e a solução. 2. Questionários - Forma de utilização que faz perguntas referentes ao sistema. Utilização de hipóteses para as relevâncias. Podem ser utilizados após a entrevista. 3. Casos de uso - Identificação dos agentes que agem no sistema, das interfaces que o sistema/produto possuirá. Validação de pré-requisitos. Representação visual ao invés de textual. 4. Brainstorm - Ou tempestade de ideias, faz o levantamento de ideias, em que cada uma sugerida pode combinar na propositura de uma nova. Atividade de livre imaginação que deve ser tratada sem críticas ou debates.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 232180)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Analisando a abordagem de desenvolvimento de software, encontramos os modelos iterativo, incremental e iterativo incremental. Descreva cada um deles e mostre a diferença entre eles.
		
	
Resposta: O modelo iterativo lida com o processo de desenvolvimento de software de maneira geral, completando ou iterando as informações necessárias para o desenvolvimento do software. Já o modelo incremental é caracterizado pela adição de funcionalidades ou informações durante o processo. E o modelo iterativo incremental é o mais completo e efetivo, poistrabalha com as duas características citadas anteriormente. A diferença é que o primeiro, a base de iterações é mais lento(menos eficiente) que o segundo que por sua vez é menos completo que o terceiro.
	
Gabarito: Processo Iterativo: Seleciona uma parte do projeto, identificando, especificando, implementando, testando e implantando a iteração. Se atender as especificações, passa-se a próxima iteração. Processo Incremental: Modelo que se baseia na ideia de aumento do âmbito do sistema. É desenvolvido em partes, ou seja, na criação de novas versões para o modelo proposto. As partes podem ser desenvolvidas em paralelo e integradas quando completas. Processo Iterativo Incremental: Cada porção do ciclo segue o projeto de arquitetura inicial como guia, mas com uma abordagem bem menor. Uma vez satisfeitos os requisitos e os objetivos da iteração forem completos, o desenvolvimento segue para a próxima iteração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 32755)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indique a alternativa correta para definir CONHECIMENTO:
		
	
	Fatos brutos que retratam ocorrências atuais ou do passado.
	
	Dados analisados dentro de um contexto.
	
	Símbolos, números, letras.
	 
	Experiência pessoal, informações analisadas, gerando ações ou decisões.
	
	Conjunto de dados aos quais os seres humanos deram forma para torná-los significativos e úteis.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 55458)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que se deve fazer para aumentar as chances de sucesso no desenvolvimento de software?
		
	
	Focar no prazo independente do atendimento das funcionalidades desejadas.
	 
	Adotar um processo de desenvolvimento.
	
	Obter mão de obra especializada independente de processo.
	
	Obter muitos recursos financeiros.
	
	Atender os requisitos no momento em que forem solicitados independente de planejamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 19899)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No processo de desenvolvimento de software, todo software passa pelas fases de análise e projeto, associadas, respectivamente, com o que deve ser feito e como deve ser feito. A partir dessa informação, avalie a opções correta: (QUESTÃO 74 - ENADE 2008)
		
	
	O objetivo do projeto arquitetural é desenvolver uma estrutura de programa e representar os diversos fluxos de dados entre os módulos.
	
	O projeto arquitetural independe do paradigma de desenvolvimento.
	 
	Na fase de análise, três modelos que devem ser considerados são: do domínio da informação, o funcional e o comportamental.
	
	Para lidar com a complexidade do software, pode-se aplicar o princípio do particionamento, quebrando o problema em problemas menores. Esse princípio não é aplicado nas outras fases de desenvolvimento e ele não causa impacto nos custos de desenvolvimento.
	 
	Na fase de projeto, dois níveis de projeto devem ser considerados: o projeto detalhado, que se preocupa com uma transformação dos requisitos em um projeto de dados e arquitetural; e o projeto preliminar, que se preocupa em aprimorar o projeto detalhado para que a implementação possa ser realizada em seguida.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 63246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o seguinte mini mundo marque a alternativa que representa o elemento NÃO relacionado a análise comportamental:
"A estratégia da Livraria ESTÁCIO não prevê a manutenção de livros em estoque. Todos os livros solicitados por seus clientes são, semanalmente, encomendados às editoras. As editoras e os livros comercializados são selecionados pela Direção da Livraria. Os clientes solicitam os livros pela internet a partir do código, após a análise do resumo. Os pedidos são analisados e encomendados às editoras no final de toda semana. Quando os livros são fornecidos, a livraria confere a nota de entrega da editora com a requisição, devolve as que contiverem erros e atende aos pedidos dos clientes, emitindo a faturas de cobrança. Se o fornecimento dos livros estiver correto, as faturas encaminhadas pelas editoras são registradas e pagas."
		
	
	Conferir requisição.
	
	Cadastrar cliente.
	
	Faturar pedido.
	
	Encomendar livros.
	 
	Resumo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 611562)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Você está trabalhando como analista de teste em um projeto de desenvolvimento de software para a Secretaria de Saúde do seu estado. 
Sua primeira atividade é testar e documentar os resultados obtidos na execução do módulo que acessa o site do GOOGLE MAPS para determinar o tempo, em minutos de deslocamento, que uma ambulância levará de um determinado posto municipal de primeiro atendimento de saúde até o destino da chamada.
Para tal teste, é necessário fornecer como entrada não só o endereço do local de origem do posto municipal de saúde em que a ambulância se encontra, como também, o endereço do local de destino da ambulância. Como resultado deve-se obter o tempo aproximado em minutos do trajeto.
Com base nesta primeira atribuição que você recebeu e de acordo com a classificação do PDS, identifique nas opções abaixo, qual tipo de teste você deverá executar.
		
	 
	Teste caixa preta
	 
	Teste de integração
	
	Teste de sistemas
	
	Teste caixa branca
	
	Teste da compilação prévia
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 576139)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de codificação também pode ser visto como um passo doprocesso de engenharia de software. As características de engenharia de uma linguagem exercem um importante impacto sobre o sucesso de um projeto de desenvolvimento de software. Qual o tipo de linguagem que não leva em consideração a arquitetura do computador, nem as características do processador e seus registradores.
		
	 
	Linguagem de baixo nível
	
	Linguagem binária
	
	Linguagem assembly
	
	Linguagem de máquina
	 
	Linguagem de alto nível
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 63119)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podem ser considerados artefatos de trabalho de um projeto de desenvolvimento:
I. Todos os programas que compõem o sistema, com exceção dos módulos de menu, que normalmente não sofrem alterações.
II. Todos os documentos que são gerados dentro de um projeto de desenvolvimento, incluindo cronogramas, atas de reunião e evidências de teste.
III. Alterações de requisitos enviados pelo cliente.
IV. Planejamento do projeto e cronogramas.
Escolha a alternativa correta:
		
	
	Alternativas I e IV estão corretas.
	 
	Alternativas II, III e IV estão corretas.
	 
	Alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Alternativas I e IV estão corretas.
	
	Alternativas I, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 33330)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha que um projeto de software siga o modelo cascata e utilize técnicas de refatoração apoiadas por uma ferramenta durante a etapa de implementação. Qual o impacto resultante na etapa de análise e projeto?
		
	
	Pode aumentar o trabalho do analista se o profissional que realizar a etapa de análise for diferente do profissional que implementará o software
	 
	Pode diminuir o trabalho do analista, já que o profissional de análise e projeto saberá que mudanças futuras no modelo gerado durante essa etapa poderão ser realizadas com um custo menor na etapa de implementação
	
	Não terá impacto se o profissional já conhecer as técnicas de refatoração
	
	Pode aumentar o trabalho do analista, pois o código deve estar preparado para utilizar as técnicas de refatoração
	
	Pode diminuir o trabalho do analista, mas apenas se o profissional que realizar a etapa de análise for o mesmo que implementar o software

Outros materiais