A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
intervenção empresarial

Pré-visualização | Página 1 de 3

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE POSTO DE COMBUSTÍVEL COPACOL
Daniele de Fátima Brunharotto Dias
Patrick Gomes Fernandes
Prof Marli Saturno Motter
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (FLX0052) – Seminário Interdisciplinar V – INTERVENÇÃO
01/09/2018
 SUMARIO EXECUTIVO/ RESUMO
Este intervenção tem por objetivo demonstrar a viabilidade de implantação de um posto de combustível com a marca COPACOL, para atender sua frota de veículos pesados e leves internos e externos publico em geral, pois a cooperativa busca novos negócios com objetivo de obter melhores resultados e assim Contribuir para geração de renda aos seus mais de 4.800 associados e mais de 7.200 colaboradores, e por ter uma marca consolidada no mercado. Sendo assim é importante observar oportunidade da implantação de um posto de combustível, pois a COPACOL conta hoje com tanques para deposito de óleo para abastecimento das frotas de veículos pesados com objetivo de redução de gastos com combustível a diesel, mas por motivo de ser somente um tipo de derivado de petróleo os veículos leves acabam por ter que abastecer em postos de terceiros e pagando preço de mercado, e com a implantação do posto de combustível poderá reduzir ainda mais seus gastos e por conseqüência a oportunidade de gerar mais resultados, emprego, renda a seus associados, receitas ao município, o dado aqui demonstrado por meio de pesquisas bibliográficas obtém seguintes resultados como: crescimento no total de veículos do município em relação ao total da população, Com o novo negocio pode ser obtido uma nova forma de o associado abastecer seus maquinários agrícolas, pois como na venda insumos pode-se ajustar venda de combustível com a entrega da produção na Cooperativa, facilitando para o produtor no momento da compra e no pagamento tendo assim mais comodidade.
 DADOS DO EMPREENDIMENTO
Nome fantasia, COPACOL
Razão social, Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata
Endereço Desembargador Munhoz de Mello, 176, sala bairro centro cidade Cafelândia
CEP 85.415-000
 EQUADRAMENTO TRIBUTARIO 
Por se tratar de uma Cooperativa seu enquadramento tributário deve ser em regime normal, 
Trata-se de uma associação voltada exclusivamente para suprir as necessidades e os interesses dos associados. O objetivo da sociedade cooperativa ou cooperativista é amparar, por meio da cooperação, os negócios dos associados, como é o caso de cooperativas de agricultores, cooperativas de consumo etc. O capital é formado por quotas-partes e varia conforme aumenta ou diminui o número de associados, não podendo ser transferido a terceiros. O número de associados é ilimitado, sendo impedida a subscrição de quotas-partes por estranhos ao meio social amparado pela associação. Os associados participam das deliberações tomadas em assembléias 
Gerais, por meio de voto, para eleger a diretoria da sociedade, decidir sobre os estatutos, políticas e diretrizes, preços etc. (CHIAVENATO, 2010, pag.108)
 VISÕES GERAIS DO NEGOCIO
 Copacol com a qualidade em seus produtos conquistou a preferência dos consumidores de carne de frango em muitas regiões do Brasil se tornando referência para clientes que buscam nos produtos mais do que qualidade e praticidade, também buscam o melhor sabor, a Copacol investindo em tecnologia, os produtos à base de tilápia vem ganharam o significativo espaço nas gôndolas dos supermercados, garantindo assim que seus consumidores venham a ter prazer de uma vida saudável sendo assim uma indústria de alimentos que tem a missão de gerar renda aos seus associados e colaboradores, produzindo com qualidade para milhares de famílias brasileiras. Preocupando sempre com a qualidade de vida das pessoas e com o desenvolvimento sustentável. A Cooperativa vem em constante evolução baseando se para seus negócios, econômico, ambiental e social. Com um Propósito Estratégico Copacol 4x4, a Cooperativa planeja um faturamento de R$ 4 bilhões em 2018 e a implantação de 4 projetos de desenvolvimento:
Um novo negócio que visa aumentar a renda do associado;
Projeto de habitação para atender mil colaboradores;
Reutilização de 2 milhões de litros de água por dia;
Incentivo à cultura, esporte e educação, com a participação de 20 mil crianças e adolescentes dos municípios da região;
 DADOS DOS EMPREENDEDORES
Nos anos 80, Padre Luis Luise e mais 32 bravos agricultores, fundaram a cooperativa, desde em tão só vem crescendo e inovando. Em 1998 o senhor Valter Pitol agrônomo assume a presidência da cooperativa em 2018 contas com os senhores, James Fernando de Morais Diretor Vice-Presidente e Silvério Constantino Diretor Secretário juntos com o objetivo de reduzir custos e aumentar o resultado da cooperativa e de seus 5.737 associados, e esta sendo um sucesso seus resultados.
 
 RECURSOS 
O recurso deve ser retirado pela Cooperativa, para compra de terreno, equipamento necessário para implantação do posto de combustível, material de escritório, construção, analise do terreno e outro, por meio de recursos de seu capital próprio, com estudos de seu plano anual de atividades, pelo motivo de ser vários sócios o referido investimento deve ser levado a assembléia para decisão dos associados pela aprovação, e assim obter aval de utilização de capital. 
Palavras-chave; investimento, economia, sustentabilidade, inovação
INTRODUÇÃO
Em 23 de outubro de 1963 fundado pelo Padre Luís Luiz juntamente com 32 agricultores imigrantes de Santa Catarina a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) a primeira idéia surgiu para realizar a distribuição de energia elétrica para os seus associados. Já em 1969, a Cooperativa foi desmembrada e assim iniciou a agricultura, onde o destaque foi à produção de feijão, arroz, milho e café. No ano de 1982, sentindo a necessidade de oferecer aos seus sócios uma nova alternativa de renda, com uma nova idéia a Copacol foi a primeira cooperativa a adotar o sistema integrado de avicultura. Atualmente é abatido 340 mil aves ao dia no Abatedouro de Aves em Cafelândia e 180 mil aves ao dia no Abatedouro de Aves da Cooperativa Central Unitá, que em parceria com a Cooperativa Coagru, foi fundada em Ubiratã - PR. Com muita criatividade em 1980, tornou-se sócia da Cooperativa Central Frimesa, oportunizando aos produtores mais uma opção dentre tantas de diversificar a produção em suas propriedades, podendo optar pela produção de suínos e de bovinos. E ainda em 2008 a Copacol investiu em instalações no Município de Nova Aurora um dos maiores complexo integrado de peixe
Com constante crescimento do negócio tem tido bons resultados para toda tanto produtores quando a cooperativa, Hoje é abatido 75 mil cabeças de tilápia por dia. Na atualidade também trabalha com recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização de produtos em destaque os produtos soja, milho, trigo, café, aves, suínos, leite, peixes, sementes, rações, óleos e farelo de soja, comercializado de insumos agropecuários, supermercados e prestação de serviços, sempre visando a melhoria das condições de seus cooperados, tendo como destaque 
Missão;
Desenvolver ações de cooperação no agronegócio, buscando continuamente a excelência dos produtos e serviços, proporcionando satisfação aos clientes, gerando renda e bem-estar aos associados, colaboradores e parceiros.
Visão;
Ser referência como uma das melhores cooperativas agroindustriais brasileiras.
Valores;
 Ética, Honestidade, Lealdade, Respeito às Diferenças, Responsabilidade,
 Cooperação.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O pressente trabalho tem por objetivo apresentar a importância de uma empresa ser auto-sustentável propondo então a implantação de um posto de combustível na cidade de Cafelândia com a marca COPACOL, O posto de combustível seria um setor terciário na qual desenvolverá também a prestação de serviços, para associados e terceiros, e atendendo sua frota, Apesar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.