Buscar

AVA aula 2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Prévia do material em texto

(UFJF - 2003) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
Escolher uma resposta.
a. O proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização. 
b. A grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos. 
c. Após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão de obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria. 
d. A industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental. 
e. Apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista. Correto 
Resposta correta: Apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! Até a Revolução Bolchevique de 1917, a Rússia apresentava profundasdesigualdades econômicas e sociais, sobretudo para os padrões europeus da época. A grande massa da população era camponesa, reflexo de uma economia extremamente dependente da agricultura e da grande concentração fundiária nas mãos de poucos representantes de uma elite agrária, enquanto a grande massa da população era composta de uma massa de trabalhadores rurais, recém-liberados da servidão, vivendo sob o peso da miséria e do analfabetismo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
O Muro de Berlim foi construído em 1961, pela Alemanha Oriental, sob injunção da União Soviética, com o objetivo de estancar o fluxo de refugiados do leste Europeu para o Ocidente capitalista. Sua derrubada, em novembro de 1989, evidenciou:
Escolher uma resposta.
a. A tendência pacifista que dominou o mundo no fim do século XX e seria brutalmente interrompida após os atentados de 11 de setembro de 2001. 
b. A força coesiva do espírito europeu, nascido após a 2ª Guerra Mundial e direcionado para a construção de uma Europa unificada política e economicamente. 
c. A superioridade dos EUA sobre a URSS, pois concretizou o pedido anteriormente formulado pelo presidente Reagan a seu colega russo: “Sr. Gorbachev, derrube esse muro”. 
d. O ressurgimento do poderio militar da Alemanha, pois foi o governo alemão ocidental que exigiu, de sua contraparte oriental, a demolição daquela barreira. 
e. A crise do “Socialismo real” e o enfraquecimento da URSS, que não mais conseguia controlar seus satélites europeus. Correto 
Resposta correta: A crise do “Socialismoreal” e o enfraquecimento da URSS, que não mais conseguia controlar seus satélites europeus.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! Em 1989, a queda do Muro de Berlim na Alemanha, símbolo da divisão do mundo entre países capitalistas e comunistas, marcaria o início do fim do mundo soviético e de sua esfera de influência. Dois anos depois, a União Soviética chegava oficialmente ao fim, dando lugar a 15 novos países. Entre eles, a Ucrânia, a Bielorrússia, a Geórgia e a própria Federação Russa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
A passagem da economia centralmente planificada para a economia de mercado, na Rússia, em 1991, criou uma situação de fragilidade que se manifestou:
I. Na fragmentação do espaço russo resultante da vitória dos movimentos separatistas.
II. Na incapacidade de controle, por parte do governo, das ações dos diferentes agentes econômicos.
III. No retrocesso da capacidade de produção demonstrada pela redução do PIB russo.
Estão corretas:
Escolher uma resposta.
a. Apenas a afirmativa II. 
b. Apenas a afirmativa I. 
c. As afirmativas I e II. 
d. Apenas a afirmativa III. 
e. As afirmativas II e III. Correto 
Resposta correta: as afirmativas II e III.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! Apesar da promessa de crescimento com o livre mercado e acesso aos padrões de consumo dos países da Europa Ocidental, a situação de fragilidade na transição para uma economia planificada foi observada pela incapacidade de controle, por parte do governo, das ações dos diferentes agentes econômicos e peloretrocesso da capacidade de produção demonstrada pela redução do PIB russo. Além disso, temos a existência de diversos movimentos separatistas que ainda hoje revelam a tensão na região, não podemos afirmar que são vitoriosos no conflito.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
(UFPE - 2009) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. Gorbatchev, através do seu projeto de reformas para a União Soviética, a glasnost, conseguiu estabilizar a economia russa e democratizar as instituições. 
b. A crise social e econômica que atingiu a URSS, no final da década de 1980, é atribuída à competição militar com a China, sua arquirrival, e à corrida espacial com a Europa. 
c. O principal fator que desencadeou o desmoronamento do Império Soviético foi o relaxamento do controle do Estado sobre a imprensa. 
d. É inegável que a falta de relacionamento político com o ocidente e a perestroika proposta por Gorbatchev foram fundamentais para que a Rússia mergulhasse na crise atual. 
e. As reformas introduzidas na antiga União Soviética, por Boris Yeltsin, depois de eleito presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleram a transição do socialismo para o capitalismo. Correto 
Resposta correta: As reformas introduzidas na antiga União Soviética, por Boris Yeltsin, depois de eleito presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleram a transição dosocialismo para o capitalismo.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! Dentre as várias propostas de reformas na economia e na política na antiga União Soviética, as mudanças introduzidas por Boris Yeltsin, depois de eleito presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleram a transição do socialismo para o capitalismo. A criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), formada pelas repúblicas da antiga União Soviética, passaram cada vez mais a dar ênfase à independência dos Estados-membros e desprezar o aspecto de comunidade, tanto nas questões econômicas, políticas e militares.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
(FUVEST - 2008) “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.” (Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007).
Do texto, depreende-se que a Rússia:
Escolher uma resposta.
a. Passou de força política a força militar, e desta, a força econômica. Correto 
b. Conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar. 
c. Conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas. 
d. Recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa. 
e. Manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado. 
Resposta correta: passou de força política a força militar, e desta, a forçaeconômica.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! A força política russa se fez sentir durantes os anos que vão da revolução bolchevique à eclosão da 2ª Guerra Mundial, com a exportação do ideal revolucionário. A força militar se fez sentir, sobretudo, nos anos da Guerra Fria. Já a força econômica associa-se à recuperação da economiarussa baseada no gás e no petróleo no período pós-soviético.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
(Revista Eletrônica do Vestibular - Ano 2, n. 5, ano 2009 – adaptado)
No gráfico, é possível observar uma alteração na dinâmica demográfica russa, a partir do final dos anos 1980.
Essa alteração pode ser associada ao seguinte contexto:
Escolher uma resposta.
a. Fim da economia planificada do regime soviético e reformas liberais. Correto 
b. Eliminação do sistema previdenciário e política do filho único. 
c. Fim da economia de mercado e início do regime soviético. 
d. Planejamento do controle migratório e restrição à entrada de imigrantes. 
e. Implantação de regime ditatorial e onda de assassinatos em massa. 
Resposta correta: Fim da economia planificada do regime soviético e reformas liberais
Comentário sobre a resposta correta: Correto! O gráfico demonstra os impactos para a população após o tumultuado período de transição da economia planificada para a economia de mercado nesse país, que resultou em um decréscimo populacional, ou seja, queda abrupta nos índices de natalidade e elevação acentuada dos níveis de mortalidade geral.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

Continue navegando