Buscar

Gabarito AD2 Análise Macroeconomica 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA– AD2
Período - 2015/1º
Disciplina: Análise Macroeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
Questão 1.
Política cambial representa a intervenção da equipe econômica do governo no mercado de oferta e demanda por divisas. A intenção é a de atingir algum propósito de natureza macroeconômica. Como a política cambial pode ser utilizada para conter a inflação?
R: Utilizando-a na modalidade de uma valorização da moeda estrangeira. A valorização do cambio induz a redução dos preços em reais dos bens e serviços importados. Os bens e serviços importantes fazem parte tanto da cesta de consumo das famílias, como do conjunto de matérias-primas utilizados à produção nacional. Como há uma diminuição dos preços dos produtos importados, e estes fazem parte do conjunto de preços tanto do custo de vida da população como do custo de vida, então, há a tendência de reduzir a inflação.
Questão 2.
Considere o Fluxo Circular da Renda e do Produto de uma economia. Descreva como se dá o fluxo nominal de rendas. Comece por mencionar as unidades produtivas dirigindo-se ao mercado de fatores (de produção) até retornar às unidades produtivas. 
R: As empresas demandam fatores de produção. Por conseguinte, pagam por eles, quais sejam: trabalho, capital físico, capital financeiro, terra. A remuneração desses fatores são respectivamente o salário, lucro, juro, aluguel. Essa é a renda nacional da economia. Com a renda as famílias vão ao mercado e efetuam suas despesas, o que resulta no faturamento ou receita das unidades produtivas. Este servirá de fonte monetária para a compra dos fatores de produção completando, assim, o fluxo nominal de renda que circula na economia. 
Questão 3.
O modelo Keynesiano de determinação do nível de produto é basicamente de curto prazo. Nele supõe-se que um aumento da demanda leva ao aumento da oferta das empresas sem que haja variação de preços. Qual argumentação ou hipótese pode ser apresentada para que haja um aumento da demanda sem que as empresas venham a remarcar seus preços?
OBS. Se preferir, pesquise nos livros (ou internet) que tratam das hipóteses do modelo keynesiano simplificado (básico) de determinação do produto, emprego e juros.
R: o alto índice de capacidade ociosa da economia. Quando os recursos de produção estão ociosos, fica razoável admitir que a produção possa ser elevada sem que haja pressão nos preços. Essa é a hipótese para sustentar os preços fixos na economia keynesiana, modelo de curto prazo.
Questão 4.
Considere o modelo Keynesiano em uma economia com relações econômicas com o exterior. A propensão marginal a importar é 0,2 e a propensão marginal a consumir é 0,4. Qual será a respectiva propensão marginal a poupar?
R: a soma das propensões marginais a consumir, importar e poupar resulta em 1 (hum). Pelos dados do enunciado, a propensão marginal a poupar só pode ser 0,4.
Questão 5
Qual é a diferença entre recessão econômica e depressão? Para responder, utilize valores ( fictícios) para o PIB entre dois períodos.
Suponha o ano t cujo PIB tenha alcançado o valor de 100 u.m.
Se no ano seguinte, t+1, o PIB passar para 99 u.m., pode-se afirmar ter ocorrido a Recessão. 
Por sua vez, se tivesse passado, para o PIB para 90 u.m, certamente, estar-se-ia sobre um quadro de depressão. 
Conclusão: a depressão é uma situação de alta ou profunda recessão, possivelmente com efeitos drásticos à atividade econômica nacional.

Outros materiais