Buscar

Exerc 1 Mercado Financeiro e capitais - filme Enron

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 1 – Enron – deve ser postado no moodle até o dia 12/8 às 19h (nesse dia não haverá aulas, pois estarei a serviço do MEC/Inep). Não deve ultrapassar o espaço destinado a cada questão. (Enron – Os mais espertos da sala ou Enron: The SmartestGuys in theRoom)
A Enron chegou a ser a 7ª. empresa mais negociada na NYSE, a bolsa de valores dos EUA. Qual o setor econômico, cidade, estado, país que a Enron atuava? Quantos empregados ela tinha antes de quebrar?
O setor econômico da Enron era o de energia. A empresa estava localizada nos Estados Unidos, mais exatamente na cidade Houston, Texas. E, antes de quebrar, conforme dito no documentário, ela tinha entre 20 e 30 mil funcionários.
Os analistas de investimentos das maiores corretoras e bancos dos EUA emitiam opiniões favoráveis e seus pareceres eram para que seus clientes comprassem as ações da Enron antes do declínio das ações em Bolsa de Valores. Por que?
Houve um grande investimento em relações públicas para convencer os analistas e investidores. Vendia-se uma imagem de estabilidade e crescimento. E os analistas se baseavam na informação disponibilizada, em uma relação de confiança, acreditando na palavra da empresa. Revistas conceituadas como a Fortune davam respaldo a isso, ao elege-la, por exemplo, como a empresa mais inovadora da América por seis anos consecutivos. Até que uma jornalista resolve analisar melhor os demonstrativos financeiros da Enron e acaba por se questionar como a empresa ganha dinheiro – algo que ninguém conseguia responder. Em seu artigo ela questionou se não haveria uma supervalorização da empresa – fato que realmente estava ocorrendo. Para encobrir as perdas da Enron e dar a ilusão de que ela continuava crescendo, também foram criadas outras centenas de companhias especiais, ocultando o que realmente acontecia, pois os investidores não tinham acesso a elas. Banqueiros, advogados, contadores não levaram em conta os balanços e sistemas, e também ganharam com a fraude, embora depois tenham negado que soubessem de alguma coisa, o que é realmente difícil de acreditar.
A Enron tentou expandir seus negócios, inclusive tentando o mercado da banda larga, mas não deu certo e após essa falha ficou difícil de esconder a ilusão que haviam criado. Seus presidentes venderam milhões em ações.
Os números dos demonstrativos contábeis-financeiros, que os analistas se baseavam para dar seus pareceres eram auditados por uma das maiores empresas de Auditoria Independente, a Arthur Andersen. Comente.
A Enron pagava muito bem seus consultores, a Arthur Andersen chegou a faturar 1 milhão de dólares por semana. E enquanto a Cia “continuasse bem”, eles também continuavam. A auditoria, assim como muitos outros que poderiam ter apontado as falhas da Enron, foi conivente, pois estava faturando junto. Com a descoberta de toda a mentira, a Arthur Andersen foi acusada de obstruir a justiça e teve sua reputação destruída, caindo junto com Enron.
Explique o que aconteceu com os empregados da Enron. E as aposentadorias?
Os empregados além de perderem seus empregos, perderam todo seu dinheiro, pois eles mesmos investiam e acreditarem na força da Enron. As contas das aposentadorias dos empregados foram congeladas. E o dinheiro de aposentadorias e fundos de pensões simplesmente desapareceram – eles perderam 1,2 bilhão de dólares em planos de aposentadoria e 2 bilhões de dólares em fundo de pensão. Foi paga uma indenização de cerca de 4500 dólares para cada um.
Qual o aprendizado que fica após assistir esse filme?
O aprendizado que fica é que, ainda que todo o crescimento da Enron não fosse baseado em mentiras, todo grande crescimento passa por um grande risco. A Enron passou por cima de valores éticos, que fizeram com que ela mesma desenhasse sua própria ruína. Não há possibilidade de uma empresa conseguir se manter no longo prazo sem uma boa contabilidade, com base em dados e valores fictícios, pois o crescimento é ilusório, não existe uma base concreta. Os gestores da Enron foram imediatistas e ganharam sim muito dinheiro. Mas isso custou caro para muita gente, inclusive para eles, que tiveram, ao fim de tudo, no mínimo, sua reputação arruinada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes