Buscar

gestão da TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Gestão da Tecnologia da Informação (GTI12)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:448158) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9690193
	Nota da Prova:
	6,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao longo dos últimos anos, a tecnologia evoluiu a passos extremamente largos. Nos primeiros anos do novo milênio, tivemos o surgimento dos smartphones e o conceito de aplicativos. A partir da última década, já estávamos tão acostumados com tanta tecnologia que era estranho imaginar um mundo sem ela. À medida que o tempo passava, as empresas passaram a ser digitais, pois cada vez mais utilizam-se as evoluções tecnológicas. A mudança de um mercado tradicional para o mercado digital ocorre pela intensa utilização da TI. Sobre as ferramentas E-Commerce e E-Procurement , classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) E-commerce envolve a compra e venda de produtos ou serviços por meio eletrônico, sendo classificadas, por exemplo pelos tipos de B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-Consumer) e C2C (Consumer-to-Consumer).
(    ) E-commerce faz parte de uma estratégia via internet que, além de incluir o E-commerce, envolve atividades de suporte a clientes e colaboração com outras empresas. 
(    ) No E-Procurement, as operações diárias são mais simples, ágeis e com alto nível de conexão, trazendo aumento da produtividade e de relacionamento entre as pessoas (internas e externas) envolvidas no negócio da organização. 
(    ) O E-Procurement é um aplicativo de resposta adequada ao acirramento da competitividade no mundo dos negócios e via websites que permitem a cotação on-line por vários fornecedores, sendo geralmente associado ao termo que remete ao processo de compras entre empresas (B2B).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Os sistemas ERP podem ser considerados uma plataforma que engloba todos os departamentos organizacionais, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações de negócios. Representa uma série de atividades gerenciadas por um software ou por pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma empresa. Sobre os fatores para uma implantação de sucesso de um ERP, analise as sentenças a seguir:
I- Comprometimento transparente da alta direção, todos os colaboradores envolvidos nos processos devem ter acesso às políticas e aos métodos de trabalho. 
II- Responsabilizar a alta direção na criação de políticas e métodos de trabalhos para serem executados pelas equipes de nível operacional da organização e formalizar os processos de desenvolvimento de projetos.
III- Deve haver gerenciamento das expectativas, não haver definição de data limite para a finalização do projeto e não alteração do programa fonte. 
IV- Definir padrões e formatos diretos de processos de desenvolvimento de projetos, não haver definição de data limite para a finalização do projeto e se necessário fazer alteração do programa fonte.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	É importante ressaltar que o conceito de Tecnologia da Informação (TI) se firmou a partir da década de 1980, em substituição às expressões "informática" e "processamento de dados". Atualmente, o termo TI serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. É importante entender separadamente os conceitos de Sistemas de Informação (SI) e de Tecnologia da Informação (TI), uma vez que nos referimos a áreas de conhecimento que apresentam forte dependência. Sobre os Sistemas de Informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os sistemas de informação viabilizam a definição de metodologias de negócios das organizações através dos instrumentos técnicos.
	 b)
	Os sistemas de informação atuam nas diversas frentes de negócio das organizações através do tratamento, disponibilização e armazenamento das informações.
	 c)
	Um sistema de informação fornece informações desintegradas para todos os usuários.
	 d)
	Os sistemas de informação não auxiliam os administradores na tomada de decisão.
	4.
	Ao longo dos últimos anos, a tecnologia evoluiu a passos extremamente largos. Nos primeiros anos do novo milênio, tivemos o surgimento dos smartphones e o conceito de aplicativos. A partir da última década, já estávamos tão acostumados com tanta tecnologia que era estranho imaginar um mundo sem ela. À medida que o tempo passava, as empresas passaram a ser digitais, pois cada vez mais utilizam-se as evoluções tecnológicas. A mudança de um mercado tradicional para o mercado digital ocorre pela intensa utilização da TI. Sobre as Empresas Digitais e ao E-Marketplace, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O E-Marketplace faz parte de uma estratégia via internet que além de incluir o E-commerce, envolve atividades de suporte a clientes e colaboração com outras empresas. 
(    ) Nas Empresas Digitais, as operações diárias são mais simples, ágeis e com alto nível de conexão, trazendo aumento da produtividade e de relacionamento entre as pessoas (internas e externas) envolvidas no negócio da organização. 
(    ) O E-Marketplace é um novo modelo de negócio onde organizações utilizam suas lojas virtuais para que clientes e fornecedores se comuniquem de forma direta, sem intermediários, para articular a compra e venda de seus bens e serviços. 
(    ) A Empresa Digital envolve a compra e venda de produtos ou serviços por meio eletrônico, sendo classificadas, por exemplo pelos tipos de B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-Consumer) e C2C (Consumer-to-Consumer).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A tecnologia da informação (TI) é considerada relevante para as organizações, pois proporciona a inovação de muitos produtos e serviços e viabilizado o surgimento de importantes capacidades dentro das organizações. Trata-se de uma das maiores e mais poderosas influências no planejamento das organizações; responsável pelo armazenamento de dados provenientes do ambiente externo. Diante desta TI, a função dos sistemas de informação é captar, armazenar, manipular e fornecer resultados que apoiam as organizações em operações e decisões. Sobre as principais fases para o desenvolvimento e a implantação de um Sistema de Informação em uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	1ª Planejamento do Projeto de Software; 2ª Modelagem do Sistema de informação; 3ª Análise dos Requisitos; 4ª Testes do Sistema; 5ª Construção do sistema; 6ª Treinamento do sistema e 7ª Manutenção do Sistema.
	 b)
	1ª Planejamento estratégico da empresa; 2ª Planejamento estratégico do Negócio; 3ª Análise das Funcionalidades do Sistema; 4ª Modelagem do Sistema; 5ª Construção do sistema; 6ª Instalação do sistema e 7ª Treinamento do Sistema.
	 c)
	1ª Planejamento estratégico da empresa; 2ª Planejamento estratégico de informação; 3ª Análise da área de negócio; 4ª Projeto do Sistema; 5ª Construção do sistema; 6ª Implantação do sistema e 7ª Manutenção do Sistema.
	 d)
	1ª Definir os Requisitos de negócio; 2ª Planejamento Projeto técnico; 3ª Modelagem da área de negócio; 4ª Programação do Sistema; 5ª Testes do sistema; 6ª Instalação do sistema e 7ª Manutenção do Sistema.
	6.
	Uma empresa competitiva precisa ser rápida, ágil, flexível, inovadora, produtiva, econômica e principalmente alinhar sua estratégia de Tecnologia da Informação com as estratégias e os objetivos de negócio de uma organização. Portanto, é possível fazer uso de várias metodologiasque facilitam o planejamento da TI e de seus respectivos sistemas. Tais metodologias são utilizadas para auxiliar as organizações e para alinhar as estratégias de TI/SI do negócio com as estratégias organizacionais, além de identificar oportunidades para utilizar a TI como vantagem competitiva e de análise dos processos internos. Sobre as metodologias: Planejamento de Sistemas Empresariais (Business Systems Planning - BSP), Planejamento Estratégico de Sistemas (Strategic Systems Planning - SSP) e Engenharia da Informação (Information Engineering - IE), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Engenharia da Informação explora a criação de modelo funcional de negócios com foco para identificar as necessidades de informação e montar a arquitetura dos dados.
	 b)
	O Planejamento Estratégico de Sistemas explora o uso de técnicas específicas para estabelecer modelos organizacionais e de processos através de bases de conhecimento capazes de manter os SI alinhados na estratégia da organização.
	 c)
	O Planejamento de Sistemas Empresariais explora o planejamento dos SI com foco no relacionamento com os negócios, a fim de definir a melhor arquitetura de informações.
	 d)
	As três metodologias focam no planejamento estratégico da organização sem a perspectiva e utilização da tecnológica nos processos organizacionais.
	7.
	As mudanças sofridas no ambiente de negócios podem ser analisadas sob algumas perspectivas: novos cenários econômicos estão alterando a forma de se buscar inovação e, posteriormente, usar as informações; mudanças exigem que as organizações reestruturem suas práticas na solução de problemas. Por causa disso, as informações têm um papel importante, auxiliando no entendimento eficiente aos consumidores sobre as mudanças (FERNANDES; ABREU, 2014). Diante deste cenário de mudanças constantes nas organizações existem diversas estratégias que buscam facilitar a tomada de decisões e favorecer um reposicionamento mais rápido. Sobre a estratégia "Efficient Consumer Response (ECR) - Resposta Eficiente ao Consumidor", analise as sentenças a seguir:
I- A ECR é uma estratégia voltada para a otimização dos processos organizacionais, integrando diversos departamentos ao invés de haver vários sistemas isolados, para que os colaboradores tenham todas as informações disponíveis e integradas em um único ambiente. 
II- A ECR é uma estratégia que retrata as melhores práticas e cuidados com as etapas de mudanças organizacionais, interligando os vários segmentos da empresa para o benefício mútuo para proporcionar maior valor ao consumidor final.
III- A ECR é uma estratégia que consiste no fato de que distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto de forma interacionada e colaborativa por meio de processos compartilhados em busca do benefício mútuo para proporcionar maior valor ao consumidor final.
IV- A ECR é uma estratégia onde as informações geradas pelos hábitos de compras dos consumidores comandam a cadeia a fim de um resultado mais satisfatório para todos os envolvidos distribuidores, fornecedores e consumidores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV está corretas.
	 d)
	As sentença I e II estão corretas.
	8.
	O ambiente organizacional é complexo, e por este motivo torna-se cada vez mais complicado de controlar, mudar ou gerenciar seus processos, tornando-se então a tecnologia da informação (TI) um pilar fundamental para garantir, assegurar tornar eficiente a prática da Inteligência de Negócios (Business Inteligence - BI) na tomada de decisões em seu cenário diário. Sobre a Inteligência de Negócios (Business Inteligence - BI), analise as sentenças a seguir:
I- Determina a aplicação de metodologia ágeis para a execução dos processos de negócios na organização, transformando seus processos operacionais em processos automatizados.
II- Envolve um amplo processo de tomada de decisões importantes e estratégicos para a organização através de processos de coleta, coordenação, armazenamento, diagnóstico, interpretação e compartilhamento estratégico para a organização.
III- Considera uma combinação de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para as tomadas de decisões estratégicas.
IV- Amplia exponencialmente o acesso à informação oferecendo maior interatividade entre os colaboradores da organização, a fim de promover a inteligência de dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentença II, III e IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	Entende-se que, para se manter competitiva, as organizações precisam gerenciar adequadamente todos os seus recursos, informações e procedimentos, e para dar suporte a todos os controles, essas organizações adotam diversos processos, métodos e técnicas, como Data Mining, Data Mart, Data Warehouse e On-line Analytical Processing (OLAP). Sobre o Data Mining e o Data Warehouse, analise as sentenças a seguir:
I- Pode ser considerada uma funcionalidade que agrupa e organiza uma grande quantidade de dados na busca de padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis para, então, validá-los aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados.
II- É um banco de dados de negócio cuja função é armazenar detalhadamente as informações organizacionais, através de históricos que posteriormente são usados para a tomada de decisões. 
III- É uma ferramenta de extração de dados do data warehouse, facilitando a alteração e análise de grandes quantidades de dados em várias perspectivas diferentes.
IV- É um subconjunto de dados de um Data Warehouse, extraem pedaços de informações do Data Warehouse e ajustam as informações para setores organizacionais específicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Entende-se que, para se manter competitiva, as organizações precisam gerenciar adequadamente todos os seus recursos, informações e procedimentos, e para dar suporte a todos os controles, essas organizações adotam diversos processos, métodos e técnicas, como Data Mining, Data Mart, Data Warehouse e On-line Analytical Processing (OLAP). Sobre o Data Mining e o Data Mart, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser considerada uma funcionalidade que agrupa e organiza uma grande quantidade de dados na busca de padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos entre variáveis para, então, validá-los aplicando os padrões detectados a novos subconjuntos de dados.
(    ) É uma ferramenta de extração de dados do data warehouse, facilitando a alteração e análise de grandes quantidades de dados em várias perspectivas diferentes.
(    ) É um subconjunto de dados de um Data Warehouse, extraem pedaços de informações do Data Warehouse e ajustam as informações para setores organizacionais específicos.
(    ) É um banco de dados de negócio cuja função é armazenar detalhadamente as informações organizacionais, através de históricos que posteriormente são usados para a tomada de decisões. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.

Outros materiais