Buscar

relatório prática 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME: ISABELA TOWNSEND DE ABREU
CUSO: QUÍMICA
MATRÍCULA: 14214070128
POLO: ANGRA DOS REIS
Química 1
Aula Prática 4
Soluções e suas Propriedades
Introdução
Solução é um sistema homogêneo formado por no mínimo dois componentes: o solvente e o soluto. O solvente é o que se encontra em maior proporção e que apresenta o mesmo estado de agregação da solução. Chama-se soluto à substância que pode ser dissolvida. 
A concentração é a relação entre a quantidade de soluto e o volume da solução.
 A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura, ou seja, é uma substância que tende a se dissolver espontaneamente em outra substância. A solubilidade varia de soluto para soluto e também com o tipo de solvente.
A interação entre um soluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver. Os solutos cujas moléculas são mais fortemente atraídas pelas moléculas de água tendem a se dissolver mais facilmente neste solvente. A quantidade de uma substância que pode se dissolver em outra depende de vários fatores como as condições externas, exemplo: pressão e temperatura como também pode depender da polaridade. As soluções podem ser classificadas em: insaturadas, saturadas e supersaturadas. As soluções insaturadas são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura. As soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade. As supersaturadas são soluções em caso especial, em que por meio de algum artifício o soluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita, estas soluções são muito instáveis e qualquer alteração pode fazer o soluto se precipitar. O Que acontece nesse processo de solubilidade entre soluto e solvente é um processo conhecido como solvatação e que quando um soluto se dissolve no solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dos solutos.
Parte Experimental
3.1 Soluções Supersaturadas
Utilizando o gráfico de curva de solubilidade foi apresentado o conceito de solução supersaturada.
Foi medido através de uma bureta, 5 ml de água destilada. Transferiu-se a mesma para um béquer. Utilizando outro béquer, taramos e medimos 15g de acetato de sódio, CH3COONa.
Colocou-se o acetato de sódio anidro, CH3COONa, no mesmo béquer que continha as 5ml de água destilada.Com um bastão de vidro agitou-se a solução. A mesma foi aquecida, até a total solubilização. Logo após, o béquer foi separado para resfriamento, sem agitação. 
 
3.2 Calor de Dissolução
	
Conversa informal sobre o conceito de dissolução.
SOLVATAÇÃO: processo para manter as partículas do soluto separadas, que envolve liberação de energia, logo um processo exotérmico.
Utilizando um tubo de ensaio, colocou-se 1 ml de água destilada, com uma pinça de madeira afastou-se o tubo, adicionou-se com uma pipeta, 3 gotas de H2SO4 18M, agitou-se a solução. 
DISSOCIAÇÃO: processo para separar as partículas do soluto, que envolve absorção de energia, logo um processo endotérmico.
Utilizando um tubo de ensaio, colocou-se 1 ml de água destilada, adicione alguns cristais de cloreto de amônio, NH4Cl, agitou-se a solução.
3.3. Influência da temperatura na solubilidade
Em um béquer, foi colocado cerca de 1 ml de água destilada, adicionou-se 1,5 g de nitrato de potássio, KNO3. O soluto precipitou em seguida a solução foi aquecida até solubilizar e esfriou em temperatura ambiente. A mesma cristalizou. 
Aqueceu-se em um béquer de ensaio, cerca de 1mL de solução saturada de acetato de cálcio, Ca(CH3COO)2.Agitou-se o mesmo com um bastão de vidro, ocorreu o precipitado do acetato de cálcio.
3.5. Líquidos miscíveis e imiscíveis 
Foi misturado no tubo de ensaio 0,5 ml de água com 0,5 ml de etanol. Não ocorre separação de fases, ou seja, são substâncias miscíveis polares devido à ligação de hidrogênio. 
Foi agitado cerca de 1 ml de água com 0,5 ml de ciclohexano em um tubo de ensaio. São substâncias imiscíveis devido à água ser polar e o ciclohexano ser apolar. Como a água é mais densa ela é a fase inferior e o ciclohexano menos denso, fase superior. 
Foi adicionado num tubo de ensaio 1 ml de solução aquosa de iodo que foi agitado com 1 ml de éter de petróleo, ou ciclohexano, foi observado que os líquidos são imiscíveis, pois ocorreram duas fases, uma da cor violeta e outra da levemente amarela. O líquido de cor violeta é o éter de petróleo ou ciclohexano, pois ele extrai o iodo da fase aquosa, esse processo se chama extração de iodo.•
 Adição de etanol puro à água (demonstração feita pelo tutor)
 O tutor preencheu uma bureta de 50 mL com 25 mL de água, em seguida cuidadosamente, sem que os líquidos se misturem, preencheu com de etanol até completar o volume da bureta 50 ml. Houve uma divisão das fases ao colocar cuidadosamente o etanol na bureta, observou-se que obteve uma contração de 1,5 ml devido a mistura da água com o etanol e houve também um processo exotérmico. Essas mudanças nas interações intermoleculares podem ser observadas experimentalmente, pois, ao se misturar água e etanol há um aumento de temperatura do sistema, informando ao experimentador que energia foi liberada (processo exotérmico), em outras palavras, as interações que se formaram, são mais intensas do que as que existiam antes.• Teste do teor de álcool em uma gasolina (demonstração feita pelo tutor) Foi adicionado em uma proveta de 150 mL, 100 mL de gasolina comercial contendo álcool. Em seguida foi adicionado 50 ml de água e foi misturado a gasolina. Houve divisão de fases. A água como é mais densa ficou embaixo e com 70 ml devido a extração do álcool que estava contido na gasolina, e a gasolina ficou com 80 ml após a mistura. Esta gasolina é boa para uso, pois é permitido de 20 % à 24% de teor de etanol, e contém 20 ml de etanol, ou seja, conforme o teste a gasolina está ótima para uso. 
 Conclusão: Em um sistema de natureza química, o preparo de soluções e o conhecimento das diferentes afinidades entre solutos e solventes é essencial para a compreensão das etapas associadas ao preparo, extração, purificação e caracterização de substâncias. O emprego de soluções viabiliza o controle e permite, por exemplo, adições mais homogêneas de medicamentos, respeitando rigorosamente os aspectos associados à compatibilidade de condições de trabalho. 
 Bibliografia
:http://www.fdi.com.br/download/fichas/Acetato%20de%20s%C3%B3dio2003.pdf http://www.ebah.com.br/solubilidade-e-produto-de-solubilidade-doc-a43254.html
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/solucoes-soluto-solvente-concentracao-e-curva-de-solubilidade.htm

Outros materiais