NOÇÕES DE DIREITO EMPRESARIAL
5 pág.

NOÇÕES DE DIREITO EMPRESARIAL


DisciplinaFundamentos de Comércio Exterior3.089 materiais43.397 seguidores
Pré-visualização5 páginas
NOÇÕES DE DIREITO EMPRESARIAL
AULA 1
	1a Questão

	

	
	

	O Direito Empresarial brasileiro evoluiu consideravelmente desde a sua criação, em 1850. Esta evolução pode ser considerada a partir da transição da:

		

	 
	teoria dos atos do comércio para a teoria da empresa.

	

	

	 

	

	 2a Questão
	

	

	
	

	De acordo com o Código Civil, analise as seguintes afirmativas: I. Não se considera empresário quem exerce profissão de natureza intelectual, literária, científica ou artística, ainda que realizadas com o concurso de colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. II. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. III. O empresário casado, qualquer que seja o regime de bens, pode alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis que integrem o patrimônio da empresa. IV. Na sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo. Assinale:

		

	 
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.

	

	

	 

	

	 3a Questão
	

	

	
	

	No Código Civil, no art. 966, há critérios objetivos para que possam ser determinadas as atividades empresariais. Joãozinho, todo final de semana, organiza seu carrinho de cachorro quente e se instala na praça principal da cidade comercializando seus produtos; embora ele esteja exercendo tal atividade há mais de cinco anos, nunca procurou formalizar sua empresa, atuando sempre de maneia informal. De acordo com a legislação vigente, Joãozinho:

		

	 
	Pode ser equiparado a empresário pois exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a circulação de bens.

	

	

	 

	

	 4a Questão
	

	

	
	

	Assinale a alternativa incorreta. Consideram-se obrigações do empresário para o exercício regular da empresa:

		

	 
	Exercício de atividade intelectual.

	

	

	 

	

	 5a Questão
	

	

	
	

	Sabe-se que de início o direito comercial tinha um caráter subjetivista. Essa assertiva se fundamenta no fato de que:  
 
I   o direito comercial é um ramo de direito público.
 
II  o direito comercial é um ramo do direito privado.
  
III   o direito comercial é um misto entre os ramos de direito público e privado.
 
IV  é um ramo de direito em definição;
  
V  se refere a um direito dos membros das corporações ou um direito ¿a serviço do comerciante¿.  
 
Determine a resposta que contém todas as alternativas VERDADEIRAS entre as sentenças acima

		

	 
	V.

	

	

	 

	

	 6a Questão
	

	

	
	

	Assinale a opção correta acerca do direito da empresa.

		

	 
	O termo empresa não se refere à pessoa jurídica, mas à atividade econômica que tem por função organizar a produção ou circulação de bens ou serviços.

	

	 

	

	 7a Questão
	

	

	
	

	Empresário comercial é caracterizado:

		

	 
	pelo exercício profissional de atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou de serviços.

	

	

	 

	

	 8a Questão
	

	

	
	

	A doutrina brasileira costuma apresentar quatro teorias relativas à conceituação do Direito Comercial/Empresarial. Qual foi adotado pelo Código Civil/2002:

		

	 
	Direito Comercial/Empresarial como Direito de Empresa.

		1.

		Com a adoção da Teoria da Empresa pelo Código Civil de 2002, temos a apliação do âmbito de incidência do Direito Empresarial, abarcando agentes econômicos até então não abrangidos pela Teoria dos Atos de Comércio. Que agentes são estes?

	

	
	
	aquele que produz (industrial) e o prestador de serviço;

	

		2.

		De acordo com o artigo 165 da Constituição Federal vigente, qual a Lei, dentre as indicadas, não compõe o rol das leis orçamentárias que deverão ser propostas para regular as finanças do Estado.

	

	
	
	As Leis Delegadas.

	

		3.

		A visão de contrato do Direito Romano já não atendia mais as exigências da sociedade. Isto porque, essa visão era contrária a:  
 
 classe dos trabalhadores;
 
 classe dos artesões;
 
 classe política;
 
 classe dos pretores;
 
 classe mercantil.  
 
Diante do exposto, qual (ais)  enunciados acima  define(m) com precisão a temática apresentada:

	
	
	V;

	

		4.

		Interpelada por um de seus alunos, a professora destaca o observação de Giuseppe Ferri de que "a produção de bens ou serviços para o mercado não é consequência de atividade acidental ou improvisada, mas sim de atividade especializada profissional". Com base nessa assertiva na Teoria da Empresa, assinale a alternativa correta:

	

	
	
	Entende-se por empresa qualquer tipo de organização que se propõe a produzir mediante a combinação de trabalho e a venda de mercadorias;

	

		5.

		O Direito Comercial veio a existir em decorrência da necessidade de alguns institutos jurídicos. Com base nisso, pode-se dizer que os primeiros institutos jurídicos que provocaram o surgimento do Direito Comercial:
I - contrato social e título de crédito.
 
II -  bancos e contratos social.
 
III - a sociedade e o contrato social.
 
IV - junta comercial e os títulos de créditos
.  
V - títulos de crédito, as sociedades, os contratos mercantis e os bancos
 
Determine a resposta que contém todas as alternativas VERDADEIRAS  entre as sentenças acima:

	

	
	
	V .  

	

		6.

		Em relação à lei de diretrizes orçamentárias, pode-se dizer que: I - compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal. II - orientará a elaboração da lei orçamentária anual. III - disporá sobre as alterações na legislação tributária. IV - estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. V - compreenderá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Quais estão corretas?

	

	
	
	A I, a II, a III, a IV e a V.

	

		7.

		Conforme nos ensina o Código Civil, intitula-se empresário "quem que exerce profissionalmente atividade economicamente organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços". Aponte qual das afirmativas abaixo responde adequadamente a questão:

	

	
	
	Qualquer pessoa que se organiza para realizar a circulação de mercadorias com o intuito de lucro

	

		8.

		A respeito da capacidade para o exercício da atividade empresarial, assinale a opção correta:

	

	
	
	podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos

		1.

		Segundo Giuseppe Ferri, a produção de bens e serviços para o mercado não é consequência de atividade acidental ou improvisada, mas sim de atividade especializada e profissional e que se aplica através de organismos econômicos permanentes nela predispostos. Estes organismos econômicos, que se concretizam da organização dos fatores da produção e que se propõem à satisfação das necessidades alheias e, mais precisamente, das exigências do mercado geral tomam a terminologia econômica de empresa. Com base nessa assertiva e sob a égide do NCC, a empresa se vincula:

	
	
	à organização dos fatores de produção

	

		2.

		As ciências econômicas classificam a atividade economicamente organizada como empresa. Então, qual o significado da expressão "atividade economicamente organizada"?

	

	
	
	É realizada sob o comando do seu dono, agregando valores de produção para a realização da atividade final.

	

		3.

		Considerando a previsão legislativa acerca do empresário e o respectivo exercício regular da atividade empresarial, marque a alternativa INCORRETA: