Buscar

Av1 Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: INGRID 
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 9003/BB
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 27/04/2015 12:56:48 
	
	 1a Questão (Ref.: 201101627734)
	1a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve 
		
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101634955)
	1a sem.: CÓDIGO DE ETICA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO: 
		
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem 
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101625471)
	4a sem.: As entidades de classe
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101626616)
	1a sem.: As entidades de classe
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a): 
		
	
	COFEN 
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	Sindicato de Enfermagem
	
	ABEN 
	
	COREN 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101698693)
	8a sem.: SEGREDO PROFISSIONAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem.Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida. Sobre o Segredo Profissional assinale a opção correta.
		
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos que não estão previstos na Lei
	
	O segredo profissional deve ser mantido apenas pelo enfermeiro responsável pela equipe.
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos previstos na Lei
	
	O segredo profissional deve ser mantido no local de trabalho, podendo ser compartilhado fora da atividade profissional 
	
	O segredo profissional está regulamentado no Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101700173)
	8a sem.: SEGREDO PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os fundamentos do sigilo profissional assentam no fato do enfermeiro de haver informação pertencente a um indivíduo de que os profissionais tomam conhecimento durante o exercício da sua profissão. Um indivíduo tem direito a que todas as informações que lhe pertencem sejam mantidas em segredo, em confidencialidade, assegurando assim os seus interesses. O privilégio do segredo é concedido pela lei, segundo a qual a violação do segredo profissional é considerada um ato punível. No entanto, o sigilo não é sempre um absoluto ético, nem mesmo prevalente em relação a outros bens e direitos fundamentais do Homem. Como profissionais é importante que enfrentemos os complexos dilemas que se colocam na atualidade tanto a nível pessoal, como institucional e social. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, referente ao segredo profissional.
		
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente no segredo profissional.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Dar, quando presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa família e numa comunidade, para a sua confidencialidade do segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente , revelando assim, o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, não responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, ão assume o dever de: Dar, quando não presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa comunidade ou família e numa instituição hospitalar onde se deve revelar o segredo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101626601)
	4a sem.: Lei 7498/86
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividadesprivativas do enfermeiro: 
		
	
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem; 
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem; 
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS); 
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família; 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101625973)
	2a sem.: Lei 7498/86
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101626521)
	3a sem.: resolução de COFEN 200/97
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101626587)
	9a sem.: resolução COFEN 302/205
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Enfermeiro é chamado ao COREN para responder processo administrativo por ter se desligado do cargo de chefia do seu serviço e não ter comunicado ao COREN em tempo hábil. Qual é o prazo estabelecido para que o Enfermeiro comunique ao COREN seu afastamento da chefia do serviço.
		
	
	15 dias 
	
	45 dias
	
	60 dias
	
	30 dias
	
	75 dias

Outros materiais