Buscar

Atividade reflexiva 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Fernanda Cristina da Silva Sousa
RGM: 20126689
Tutora: Luana Kelly Quiterio
Disciplina: Pratica de Ensino em Educação Infantil
Atividades Reflexivas – Unidade IV
As atividades lúdicas se trabalhadas corretamente proporciona condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. São lúdicas as atividades que propiciam as experiências completa do momento, associando o ato, pensamento e sentimento. A criança se expressa assimila conhecimentos e constrói sua realidade quando esta praticando alguma atividade lúdica.
JOGOS: Jogo da memória com animais 
Imprima os desenhos dos animais em pares e coloquem as crianças para colorir, em seguida recorte e cole em um papel mais grosso ou em um emborrachado. Coloque os alunos em circulo sentado no chão e coloque as imagens de cabeça para baixo, peçam os alunos para ir desvirando ate acharem os pares, tornando a virar as peças quando não for o par. O aluno que achar o par tem uma nova chance, e ao encontrar a professora ira perguntar o nome do animal, e fazer perguntas semelhantes à vida desses animais. Ganha quem conseguir acertar mais números de pares.
BRINCADEIRAS: Galinha Gorda
É como se uma noiva fosse jogar um buquê, mas no lugar do buquê e uma bola. As crianças se agrupam e o mestre devera jogar a bola para traz. O mestre diz: “galinha gorda”. E as crianças respondem: “Gorda é”. Mestre: “por cima ou por baixo? Conforme a escolha das crianças o mestre joga a bola por cima ou por baixo da perna. Se a bola cair no chão eles deve pega-la quem pegar será o próximo mestre.
A Instituição de ensino deve propiciar espaços adequados para o educador poder trabalhar de maneira satisfatória os jogos e brincadeiras, onde todas as crianças consigam participar, e se sintam acolhidos.
O brincar e o jogar na educação infantil devem ser visto como estratégia utilizada pelo educador para estimular, socializar, desenvolver as habilidades e conhecimento das crianças, privilegiarem os ensinos dos conteúdos da realidade e lúdicos.
Referências:
Material teórico IV
http://www.lambaridoeste.mt.gov.br/secretarias/educacao-e-cultura/artigos-dos-professores/59/view/672
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/a-importancia-do-jogo-e-da-brincadeira-na-educacao-infantil/53362

Outros materiais