Buscar

Apol 3 Movimentos sociais SErviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 Questão 1/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Com relação aos movimentos sociais, a profª Maria da Glória Gohn atenta à necessária diferenciação entre o movimento social e a organização não governamental. A autora estabelece características importantes relativas aos movimentos sociais. Ela afirma:
	A) Os movimentos sociais têm identidade, articulam um projeto de vida e sociedade, embora não tenham opositores.
	B) Os movimentos sociais contribuem para organizar e conscientizar a sociedade; apresentam conjuntos de demandas via práticas de pressão/mobilização; têm certa continuidade e permanência. (correta)
	C) Os movimentos sociais, apesar de suas lutas, apresentam certa impermanência.
	D) As demandas apresentadas pelos movimentos sociais não guardam relação com momentos de pressão ou mobilização.
2. Nos estudos desta disciplina, foi possível perceber a existência de algumas legislações que regulamentavam a vida dos trabalhadores em períodos remotos, desde a época feudal. Analise as assertivas abaixo:
I O Estatuto dos Trabalhadores, de 1349, era caracterizado com a atribuição do salário como elemento privativo da autoridade local, a depender de negociações locais.
II Já a Lei dos Pobres (1597), esta declarava como indigentes e os retirava o direito de cidadania econômica daqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência pública. Apesar da supressão do direito de cidadania econômica, os pobres poderiam optar pela modalidade de trabalho a ser realizada, inclusive escolhendo o salário.
III Nas intituladas Casas de Correção, elemento presente no período da Lei dos Pobres, algumas características eram importantes: a pobreza era considerada geneticamente um problema de caráter, bem como, a destituição da cidadania econômica, tendo em vista de que tais indivíduos eram obrigados a realizar qualquer tipo de trabalho, por qualquer valor a eles pago.( Somente a III esta correta)
3) A caminhada histórica dos trabalhadores produz importantes resultados, sendo eles:
	A) O trânsito de “condição de classe” para “natureza de classe” da classe trabalhadora, levando-a a discernir com mais clareza a natureza de seu papel revolucionário. (correta)
	B) A ausência da construção de alianças, para consecução dos objetivos buscados pelos trabalhadores.
	C) O domínio do capital sobre o trabalho começa a ser aceito e repudiado pelos trabalhadores.
	D) Os trabalhadores não tinham consciência de que por meio de suas manifestações, podiam pressionar a burguesia e também o poder público para atingir seus objetivos.
4) No que tange à compreensão da questão social, assinale a alternativa correta:
	A) Na segunda metade do século XIX, a força de trabalho reagiu à exploração extenuante, em especial à exploração do trabalho de públicos como mulheres e crianças. Porém, o trabalho dos idosos não foi alvo destas lutas, tendo em vista o pouco impacto que causariam.
	B) A questão social, apesar de ser proveniente da luta da classe operária quanto às explorações sofridas em processos de trabalho, não representou, em si, o que denominamos por luta de classes.
	C) A exploração do trabalhador trouxe várias consequências, como a pauperização deste e outros fenômenos como a fome, a falta de moradia, o aumento de doenças, a desigualdade social, dentre outras. (OBS: não tenho certeza da resposta)
	D) O Estado não fazia qualquer intervenção neste processo de desigualdade e exploração de classes e de trabalho; ou seja, não havia intervenção do Estado, nem de forma reduzida.
	5) A definição e conceituação do que significam os movimentos sociais é assunto da mais extrema importância e relevância. A compreensão acerca de sua definição e de seu papel, faz com que se compreenda a dimensão de sua operacionalidade e efetividade na sociedade de modo geral. Sendo assim, pode-se afirmar que:
Fonte: Artigo: Movimentos sociais na contemporaneidade, Maria da Glória Gohn. Disponível na Rota de Aprendizagem da Aula 01.
	A) Os movimentos sociais, em que pese seu caráter sociopolítico, não representam, efetivamente a organização e reivindicação de demandas populares.
	B)Existem várias estratégias de atuação/intervenção por parte dos movimentos sociais, todas elas, pacíficas.
	C) Existe uma hierarquia nas estratégias adotadas pelos movimentos sociais, sendo que as pressões indiretas devem ser as últimas a serem tentadas.
	D) Na contemporaneidade, independentemente do âmbito de atuação do movimento social (seja ele social, local, regional), muitos tem utilizado das redes sociais, meios de comunicação e acesso à internet como forma de fortalecer suas lutas e movimentações. (correta)

Outros materiais