Buscar

03 - Manufatura

Prévia do material em texto

Manufatura
Conceito, manufatura na Revolução Industrial, avanços tecnológicos na manufatura, história, trabalho em série
Manufatura: produção com uso de máquinas e trabalho em série
Conceito de manufatura 
Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Embora o termo manufatura tenha surgido relacionado ao trabalho manual, atualmente usamos a expressão "produto manufaturado" para nos referir ao bem produzido de forma industrial, ou seja, com o uso de máquinas.
O termo manufatura também é empregado para o local de produção de bens industrializado, ou seja, a fábrica.
A manufatura na Revolução Industrial
A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pelo utilização do trabalho em série (por etapas) e especializado (cada trabalhador executava uma ação).
Avanços tecnológicos: máquinas
- 1765: o engenheiro escocês James Watt aumenta a eficiência do motor a vapor ao introduzir o condensador na máquina de Newcomen.
- 1768: o inventor inglês Sir Richard Arkwright cria uma máquina de fiar avançada para o período, aumentando significativamente a produtividade
- 1793: o engenheiro norte-americano Eli Whitney cria o descaroçador de algodão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes