Buscar

Revolução Francesa

Prévia do material em texto

Revolução Francesa
Revolução Francesa
Movimento social e político ocorrido na França, final do seculo XVIII. Teve como principal objetivo fazer a França passar de uma Monarquia para uma República. A sociedade francesa anteriormente à revolução era uma sociedade moldada no Antigo Regime, ou seja, politicamente o Estado era Absolutista. 
Fatores econômicos e sociais - No fim do século XVIII, a França era ainda uma nação essencialmente agrária, com uma produção agrícola estruturada no modelo feudal, enquanto a Inglaterra, sua grande rival, desenvolvia o processo de Revolução Industrial e se transformava na maior nação capitalista.
Fatores que levaram a Revolução 
A população francesa compunha-se de aproximadamente 25 milhões de pessoas, das quais 20 milhões viviam no meio rural. Isso significa que a grande maioria da população francesa era constituída de camponeses, e uma parte desses camponeses ainda estava submetida a obrigações feudais. A sociedade francesa estava dividida em três estados:
O Primeiro Estado - Formado pelo alto e baixo clero. Os membros do alto clero, bispos e abades, pertenciam à nobreza, os do baixo clero, padres e monges, tinham origem no 3.° Estado.
 O Segundo Estado - Constituía a nobreza, que detinha, juntamente com o rei, o poder político do país. Estava dividida em alta e baixa nobreza. Parte dela vivia na corte (nobreza cortesã), gozando dos privilégios concedidos pelo rei e aproveitando-se do dinheiro público;,outra parte vivia explorando os camponeses no campo.
O Terceiro Estado - Tinha sua composição bem heterogênea, pois esse conceito abrangia os camponeses, massa pobre da cidade, pequena, média e alta burguesia.
-Fatores políticos - A Revolução Francesa foi conseqüência imediata do absolutismo de Luís XVI. No seu governo, a economia francesa passava por uma crise aguda. Essa crise, em parte, aumentou em função da participação da França na Guerra de Independência dos Estados Unidos. A situação econômica exigia reformas urgentes e gerava uma aguda crise política.
Fases da rev.
I-Crise
II-Revolta aristocrática
III-Assembleia constituinte
IV-Monarquia constitucional
V-Republica
VI-Diretório
VII-Consulado
VIII-Império
IX-Governo dos 100 dias
X-congresso de Viena

Outros materiais

Perguntas Recentes