Buscar

direit adm

Prévia do material em texto

CCJ0012_A1_201502113074_V1
	
	 
		
		
	DIREITO AMBIENTAL
CCJ0012_A1_201502113074_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: EVELINE ALVES SILVA
	Matrícula: 201502113074
	Disc.: DIREITO AMBIENTAL 
	2019.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
	
	
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
	
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	
	
	 
		
	
		2.
		O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
	
	
	
	bem público de uso comum do povo.
	
	
	bem público transindividual.
	
	
	bem público dominical.
	
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	bem público de uso especial.
	
	
	 
		
	
		3.
		Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
	
	
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
	
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	
	
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	
	 
		
	
		4.
		Passados quase cinco anos do documento intitulado Nosso Futuro Comum, em junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra. Esses eventos têm importância para a formação das políticas ambientais em âmbito local e global. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável não aparece em nenhum evento ou comissão internacional de meio ambiente, tendo sido criado como tentativa de fazer frente aos movimentos ambientalistas que se formavam.
	
	
	A ideia de economia verde esteve presente nas primeiras conferências globais, mas foi perdendo fôlego conforme se desenvolvia a noção de solução dos problemas ambientais pela via do mercado-livre e não regulamentado.
	
	
	Um dos problemas encontrados nessas conferências da ONU e demais eventos globais sobre a questão ambiental é o rompimento de diretrizes entre um evento e outro, o que impediu o desenvolvimento de uma linha comum de avanços entre eles.
	
	
	Embora não tenha inaugurado a elaboração de políticas ambientais nos países, as conferências ajudaram a propor diretrizes comuns e compartilhamento de experiências no sentido de avançar o processo em cada país.
	
	
	Os princípios elaborados a partir da Rio-92 são avançados para a época, mas não tiveram sucesso, uma vez que se buscava obrigar os países signatários a elaborar políticas ambientais locais, numa clara agressão à soberania nacional.
	
	
	 
		
	
		5.
		A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
	
	
	
	Está errada apenas a assertiva II.
	
	
	Estão erradas as assertivas I e III.
	
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	Todas estão erradas.
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
	
	
	
	Conferência de Bogotá
	
	
	Conferência de Paris
	
	
	Conferência de Palermo
	
	
	Conferência de Estocolmo
	
	
	Conferência de Londres
	
	
	 
		
	
		7.
		Em 1972 a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo - em que pela primeira vez, o meio ambiente se constitui em tema principal de governos de 113 países. Sendo Assim, assinale abaixo o país que sediou tal Conferência:
	
	
	
	Itália
	
	
	Argentina
	
	
	Brasil
	
	
	França
	
	
	Suécia
	
	
	 
		
	
		8.
		O Direito Ambiental tem três esferas básicas de atuações. Quais são elas?
	
	
	
	A preventiva, a repressiva e a condenatória.
	
	
	A preventiva, a reparatória e a repressiva.
	
	
	A repressiva, a condenatória e a indenizatória.
	
	
	A preventiva, a reparatória e a condenatóri

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes