Buscar

definição de escopo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definição de escopo
A definição do escopo se segue ao entendimento dos objetivos do projeto, dos resultados esperados e à descrição sumária do trabalho a ser realizado.
É feita na etapa de iniciação do projeto e detalhada na etapa de planejamento. Descreve as características do produto e o trabalho necessário para realizá-lo.
O consenso inicial sobre o escopo do projeto é estabelecido entre pessoas, organizações ou departamentos de organizações, sendo uma pessoa, empresa, o cliente, o demandante do serviço, o prestador de serviços designado ou outra pessoa, para fazê-lo.
Embora pareça tratar de informações redundantes, é um processo necessário para explicitar a percepção do que o cliente espera do produto e o que o prestador de serviços precisa projetar, produzir, entregar.
Neste momento, todos os fatores, especialmente prazos e custos, ficam expostos, para não deixar margem a interpretações ambíguas, embora normalmente seja necessário mais adiante revê-los para ajustes das expectativas sobre o produto.
Estes fatores são negociados antes do início do projeto e explicitados no Termo de Abertura do Projeto (Project charter), documento que reconhece formalmente a criação do projeto e pode ter a forma de um acordo formal ou contrato comercial.
No Termo de Abertura do Projeto ficam explicitados aspectos relacionados ao contratante e ao contratado, como:
Nome do projeto, objetivos gerais, necessidades que atende;
Descrição sumária [...];
Produtos do projeto (arquivos, palestras, treinamento, manuais, suporte, acompanhamento pós-lançamento);
Produtos intermediários (entregues no final de cada etapa, como relatórios, cronogramas atualizados, resultados de testes e pesquisas, orçamentos de terceiros, apresentações);
Patrocinador, gerente responsável e principais colaboradores [...] (contratados, terceirizados, alocados de um departamento para outro, colaboradores com dedicação exclusiva ou eventual);
Etapas definidas pela entrega dos produtos produzidos;
Prazos (cronograma preliminar ou linha do tempo, com descrição de macro-processos);
Recursos necessários (orçamento preliminar, com valores escalonados por etapas);
Restrições de uso de informações [...];
Procedimentos necessários em caso de mudança de escopo;
Procedimentos necessários para a aprovação dos produtos de cada etapa;
Serviços adicionais [...];
A definição de escopo ajuda a evitar que as equipes de projeto percam tempo e recursos resolvendo problemas que fogem da sua alçada.
[...]
A inserção, no contrato ou em plano de trabalho elaborado depois do contrato, de cláusulas sobre "o que o projeto não cobre", deixa claro todos os produtos realizados pelo projeto e evidencia as mudanças de escopo.
O contrato ou termo de referência deve ser assinado pelas partes envolvidas na realização.
No caso de um projeto interno de uma organização, o responsável não deve ser o gerente do projeto (designado nesta fase), mas um gestor externo ao dia-a-dia de projeto, de preferência um patrocinador (sponsor) que se comprometa com a sua realização.
No caso de um primeiro projeto entre as partes, a empresa prestadora de serviços pode incluir na proposta um resumo da sua percepção do projeto em relação à realização dos objetivos e à sua contribuição.
Desta maneira o cliente pode entender bem a percepção do projeto pela proponente.
Também uma descrição curta dos processos de trabalho, se a empresa/departamento proponente verificar que é necessária, ajuda o cliente a entender como o trabalho será realizado.
Neste documento, quanto menos jargões técnicos ou profissionais forem usados, mais fáceis será a compreensão do escopo, especialmente se o cliente comparar a proposta de trabalho com outras propostas.
Ao longo do projeto, é necessário o detalhamento do escopo definido nesta etapa, em que componentes genéricos como "orçamento" e "cronograma" são subdivididos e descritos com mais detalhes.
A segmentação posterior facilita o acompanhamento e o estabelecimento de prioridades em cada macro etapa, e a verificação do uso dos recursos estimados inicialmente.
Escopo do Produto
O escopo do produto refere-se ao número de itens diferentes a sua empresa oferece para a venda. Seus objetivos de negócio geralmente determinam o escopo de produtos que você carrega. Você pode executar um negócio bem sucedido com base em uma estratégia de produto único ou oferecer uma linha muito mais profundo de produtos para atender a uma gama maior de clientes. Seu escopo do produto determina suas estratégias de marketing futuras, metas de lucro e de saturação território.
Variações
Com um escopo único produto, você constrói seu negócio em torno de um produto primário. Você se torna um especialista e muitas vezes pode construir um nicho de mercado para o seu produto, especialmente se você pode desenvolver territórios sobre os quais você tem o controle completo. Gerenciamento é simples e inventário é facilmente monitorados. Um escopo produto múltipla pode incluir a venda de dois ou três ou centenas de produtos. Sua estrutura é definida pela quantidade de suas ofertas. Uma estratégia que lhe permite desenvolver produtos como forma pelos consumidores fornece a você uma vantagem competitiva e fidelidade do cliente com base em sua capacidade de satisfazer as necessidades de consumo.
Considerações
Ao determinar o escopo do produto, é preciso considerar que o mercado vai suportar, o que seus concorrentes estão oferecendo, exigências dos consumidores e rentabilidade. Você vai desenvolver seu marketing estratégias de mudança, e as projeções de crescimento e de práticas de contratação com base no seu escopo do produto. O tipo de escopo do produto que você desenvolve determina como você alocar recursos, quando e se você levar em novos produtos e que seus principais fornecedores será. Desenvolver a estrutura organizacional de sua empresa também é determinado pelo escopo de sua linha de produtos.
Estratégias
A extensão de seu escopo do produto determina as melhores linhas de comercialização para sua organização. Você precisa avaliar os parâmetros de sua cobertura geográfica e de como a sua concorrência é pesada, demandas de consumidores que levam à inovação e branding. Um escopo único produto geralmente deixa pouco espaço para a diferenciação da marca, e um sistema de estratégia de produtos requer marca pessoal para os seus processos, em vez de seus produtos reais. Estratégias para promover uma definição do produto múltiplos requerem uma abordagem mais equilibrada e geralmente mudam com as estações do ano ou mais de perto seguem as tendências atuais.
Ciclos
A extensão da sua definição do produto deve manter-se flexível para tirar vantagem das mudanças do mercado e avançar para novas ofertas, quando a demanda do consumidor varia. Por exemplo, se o seu produto principal é o tratamento patenteado para pisos de madeira, você pode ter que mudar ou atualizar sua linha de produtos, se os proprietários e construtores mudar para carpetes em sua área, criando uma nova tendência. Se a sua estratégia âmbito múltipla produto inclui trazendo quatro novos produtos por ano ea eliminação gradual quatro outros produtos, você pode ter que ajustar esses números, se seus concorrentes estão virando mercadoria nova a uma taxa muito maior.
Não importa que tipo de escopo do produto você construir seu modelo de negócio, você deve criar uma estratégia, que inclui ciclos inerentes a sua indústria e estratégias flexíveis para efetivamente tirar vantagem das mudanças de mercado.
Escopo (gerenciamento de projeto)
Escopo, em gerenciamento de projetos, é a soma total de todos os produtos do projeto e seus requisitos ou características, e possui dois usos distintos: Escopo do Projeto e Escopo do Produto.
Escopo do projeto é "o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas."
Escopo do produto são "as características e funções que caracterizamo produto, serviço ou resultado."
É importante observar que o Escopo do Projeto está mais orientado ao esforço (os como) enquanto o Escopo do Produto é mais orientado para os requisitos funcionais (os o quês).
Se os requisitos não forem completamente definidos e descritos e se não houver o controle de mudanças efetivo em um projeto, pode-se resultar no aumento do escopo ou da exigência.
Descrição
Algumas vezes o termo escopo é empregado no sentido da totalidade do trabalho necessário para completar o projeto.
No gerenciamento de projeto tradicional, as ferramentas que descrevem o escopo do projeto são a estrutura de detalhamento do produto e a descrição do produto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP ou WBS - Work Breakdown Structure).
O Gerenciamento de projeto extremo advoga o uso de casos de uso, lista de características e cartões de características para descrever um escopo de projeto (produtos-entregáveis).
Se requerimentos não estão completamente definidos e descritos e se não há um controle de mudança no projeto, um transbordamento de escopo pode ocorrer.
O Transbordamento de Escopo é um termo o qual se refere a extrapolação do escopo de um projeto de TI, o qual poderá incluir e introduzir mais requerimentos daquele que deveriam fazer parte do planejamento inicial do projeto, enquanto se permanece em um mesmo cronograma no que se refere ao tempo para entrega e conclusão. Há duas formas distintas para se classificar o gerenciamento do transbordamento de escopo, a primeira é o transbordamento do escopo de negócio, e a segunda e chamada de transbordamento de itens de escopo. O tipo de transbordamento de escopo é sempre dependente das pessoas que criaram as mudanças.
O gerenciamento do aumento do escopo é importante para a gestão eficaz do projeto. Nos projetos são previstos o cumprimento de prazos rigorosos com restrições de recursos, e uma mudança não analisada ou não aprovada no escopo pode afetar o sucesso do projeto. O aumento do escopo, por vezes, causa a extrapolação do custo.
O aumento do escopo é um termo que se refere à expansão incremental do escopo de um projeto, que podem incluir e introduzir mais requisitos que podem ter feito parte do planejamento inicial, enquanto que, no entanto, folhou-se ao ajustar o cronograma e orçamento. Há duas maneiras distintas para separar a gestão do aumento do escopo. A primeira é o superdimensionamento do escopo de negócio, e a segunda é chamada de superdimensionamento das características (também tecnologia) do escopo. O tipo de gestão de aumento do espaço é sempre dependente das às pessoas que criam as mudanças.
O gerenciamento do aumento do escopo do negócio ocorre quando as decisões que são feitas com referência a um projeto são projetadas para resolver ou atender às exigências e necessidades do negócio. Mudanças no aumento do escopo do negócio podem ser resultado de uma má definição de requisitos no início do desenvolvimento, ou a não inclusão dos usuários do projeto até a fase posterior do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas.
O plano de gerenciamento do escopo é um dos principais documentos de comunicação do escopo. O Plano de Projeto de Gerenciamento de Escopo documenta como o escopo do projeto será definido, gerenciado, controlado, verificado e comunicado à equipe do projeto e os interessados​​/clientes. Ele também inclui todo o trabalho necessário para concluir o projeto. Os documentos são usados ​​para controlar o que está dentro e fora do escopo do projeto através da utilização de um sistema de Gerenciamento de Mudanças. Itens considerados fora do escopo vão diretamente através do processo de controle de mudanças e não são automaticamente adicionados aos itens de trabalho do projeto. O Plano de Gerenciamento do Escopo é incluído como uma das seções do Plano Geral de Gerenciamento do Projeto. Ele pode ser muito detalhado e formal ou construído de forma livre e informal dependendo das necessidades de comunicação do projeto.
O aumento das características (tecnologia) do escopo ocorre quando o aumento do escopo é introduzido por tecnólogos que adicionam características não originalmente contempladas. O aumento de escopo agradável ao cliente ocorre quando o desejo de agradar o cliente por meio de recursos adicionais do produto acrescenta mais trabalho ao projeto atual ao invés de uma nova proposta de projeto. O aumento do escopo por Gold-plating ocorre quando tecnólogos aumentam os requisitos originais por causa de um viés de "perfeccionismo técnico" ou porque as exigências iniciais não eram suficientemente claras ou detalhadas.
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Outros materiais