Buscar

Escopo do projeto x escopo do produto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escopo do projeto x escopo do produto
No post de hoje iremos diferenciar o que é escopo do projeto do que é escopo do produto. Dado que muitas pessoas costumam fazer confusões sobre como definir cada um deles. Tanto escopo do projeto quanto escopo do produto, são vitais para o sucesso de um projeto, um dos principais erros é a falta de definição do que contemplam e o que não contemplam dentro de seus escopos.
Para continuarmos este post vamos definir o que é escopo do produto e escopo do projeto:
Escopo do Projeto: de acordo com a definição do PMBOK® “é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas”, ou seja, é tudo o que temos que fazer com que o projeto alcance o sucesso, como entregas, prazos, custos, requisitos e leis.
Escopo do produto: São as características que o produto entregue pelo seu projeto irá conter, como definições, especificações, medidas e etc. É aconselhável criar em conjunto com o escopo do produto, o seu critério de aceitação, que é uma medida mensurável para a validação da entrega do produto ou parte dele.
Resumidamente, escopo do projeto é o meio para alcançar o objetivo que é definido no escopo do produto, outro ponto que vale a pena levantar são os requisitos do produto e do projeto por exemplo:
Requisito do projeto: geralmente são normas, leis, ou restrições que seu projeto não pode infringir, por exemplo: Uso de capacete em uma obra, leis ambientais, ISOs…
Requisito do produto: é o que o seu produto deve atender para a aceitação do mesmo, podemos citar, medidas, largura, funcionalidades…
Como citado logo no primeiro parágrafo tão importante quanto o escopo, é o não escopo. A definição do não escopo pode evitar o fracasso de um projeto, pois o cliente estará ciente de uma especificação que o seu projeto não atenderá.
O entendimento do projeto por seus stakeholders
Concluindo, uma boa definição do que é escopo tanto do produto quanto do projeto é um forte fator para o sucesso, evitando divergências no entendimento do objetivo do projeto.

Outros materiais