A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova Objetiva I GH  Acreditação Hospitalar

Pré-visualização | Página 1 de 2

cadêmico:
	Florinda de Cassia Barbosa Damasceno (945482)
	
	Disciplina:
	Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar (HOS17)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444736) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9372339
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao acordarmos que a vigilância epidemiológica não pode apresentar um perfil tradicional, ela necessita, além do foco no controle das doenças, de uma visão. As tarefas desta vigilância são os programas de prevenção, tratamentos e estudos de como cada doença se comporta, implementados através do perfil da população, e seu objetivo são medidas de controle e prevenção, reduzindo os problemas de saúde da população. Portanto, reconhecemos que a epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas. Assinale a alternativa CORRETA que constitui uma perspectiva de análise desta ciência:
	 a)
	Elementos não responsáveis por danos à saúde.
	 b)
	Diagnóstico e tratamento coletivo para o doente.
	 c)
	Pequenas ações isoladas à saúde coletiva.
	 d)
	Distribuição e fatores determinantes das enfermidades.
	2.
	Para fazer frente ao serviço de atendimento à saúde pública, objetivando melhor atendimento aos usuários, existem os serviços de assistência direta ao paciente, que estão divididos em setores. Considerando o contexto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A assistência ambulatorial é entendida como o atendimento realizado ao usuário sem a necessidade de internação hospitalar.
(    ) O pronto-socorro é o local dos atendimentos que são classificados como urgência e emergência.
(    ) A unidade de internação atende pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos e necessariamente deve estar equipada com salas cirúrgicas, e ter sala de apoio, tais como de recuperação e de equipamentos.
(    ) O centro cirúrgico está representado por unidades hospitalares, que são utilizadas em situações de atendimentos de pacientes em estado grave ou de risco, em que o quadro apresenta necessidade de monitoramento de assistência médica ininterrupta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para atender às demandas relacionadas à saúde pública, como um direito de todos e dever da União, estados e municípios em oferecer o atendimento público da saúde, promovendo saúde e na prevenção de doença. O SUS possui alguns princípios norteadores, dentre eles o princípio da integralidade. Como é definido o princípio da integralidade?
	 a)
	Atribuição das responsabilidades para todas as esferas governamentais.
	 b)
	Ações destinadas ao tratamento, reabilitação e recuperação, promovendo saúde e prevenindo doenças.
	 c)
	Assegurar ações e serviços, visando à prática da justiça social.
	 d)
	O direito estendido para toda população ao acesso à saúde.
	4.
	Todos os dias, tomamos conhecimento sobre as aglomerações e as superlotações nos prontos-socorros, causando um problema no sistema de saúde. Alguns fatores caóticos contribuem para a superlotação dos serviços de emergência, ocasionando problemas no sistema de saúde, devido à falta de recursos tecnológicos e também humanos em grandes centros ou municípios distantes com difícil acesso. Sobre esses fatores, analise as opções a seguir:
I- Aumento considerável da violência nos centros urbanos e desigualdades econômicas.
II- Atendimento médico na rede básica com queda de quantidade e qualidade.
III- Falta de recursos para os atendimentos emergenciais e profissionais habilitados.
IV- Crescimento das doenças crônicas e degenerativas com o envelhecimento da população.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	5.
	O Sistema Único de Saúde tem por objetivo conceder o acesso universal aos cuidados de saúde, desde os cuidados básicos até os mais complexos. No entanto, em outras décadas, o cenário era outro em relação à assistência em saúde, que tinha como objetivo apenas tratar doenças e buscar a cura delas. De acordo com Correa (2013), o processo de desenvolvimento em saúde objetiva oferecer à sociedade um melhor estado de saúde. Com relação aos aspectos evolutivos dos sistemas de assistência à saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo de assistência à saúde pública, conhecido como Sistema Único de Saúde, foi adotado em nosso país, sendo predominante dos países Europeus.
(    ) O SUS, também conhecido como Sistema Único de Saúde, reúne uma forma de operacionalização e organização que formam princípios doutrinários.
(    ) Após a criação do SUS, o sistema passa por modificações constantes através de Normas Operacionais Básicas e Normas Operacionais de Assistência à Saúde, que são elaboradas pelo Ministério da Saúde.
(    ) O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído por princípios doutrinários que correspondem à hierarquização; descentralização e participação social, assim como os princípios organizacionais que correspondem à integralidade, universalidade e equidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CORREA, C. E. G. Gestão da qualidade em serviço hospitalar. Indaial: Uniasselvi, 2013.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	O SUS é o programa público do governo para o atendimento da área de saúde da população. Este atendimento se estende desde consultas, exames específicos, até cirurgias e transplantes. Pelo Sistema Único de Saúde, agrupam-se a organização e a operacionalização que são regidas pelos princípios doutrinários e organizativos. Dentre esses, está o princípio da participação social, que significa:
	 a)
	Ter a finalidade de adequar os serviços de saúde com otimização de recursos e monitoramento sobre os gastos.
	 b)
	Promover os serviços com organização, considerando os níveis crescentes de complexidade.
	 c)
	Adequação de responsabilidades para todos os níveis de governo, tanto federal como estadual e municipal.
	 d)
	A efetiva participação da sociedade representada pelos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.
	7.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por diferentes partes que têm a finalidade de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. É um sistema público, organizado e orientado, disponível para qualquer tipo de pessoa, controlado e coordenado pela União, estados e municípios. A constituição certifica que a saúde é um direto de todos e um dever do Estado. O propósito da atenção à saúde é assegurar aos indivíduos uma atenção integral à saúde nos diferentes níveis de complexidade; associando atenção curativa e preventiva; individual e coletiva e, sobretudo, compreender a totalidade dos indivíduos e coletividades a partir das suas singularidades, que devem ser garantidas com um cuidado humanizado e com o respeito à autonomia do usuário na definição do seu plano de cuidados. Com relação aos níveis de complexidade da atenção à saúde, há elementos essenciais na organização dos sistemas de saúde. Sobre esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Apoio terapêutico e disponibilização da tecnologia e material para realização de exames e diagnósticos.
(    ) Através da capacitação dos colaboradores, o quadro de profissionais deve ser atuante.
(    ) O sistema está disponível para as doenças mais frequentes com probabilidade mórbida.
(    ) Foco em especialidades médicas básicas, proporcionando a