Buscar

contextualizada Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA- EAD
GESTÃO EDUCACIONAL
A Escola Pública João da Silva, localizada em Manaus, está em festa. São 29 anos de trabalho dedicados a comunidade que reside na área portuária. A sua Gestora, Joana da Silva, 30 anos de magistério, dedicou a sua vida aos alunos e ao desenvolvimento da escola. A escola tem um grupo de 10 professores, que em sua maioria não são concursados e dependem da conjuntura política. No início do ano de 2016 a escola foi visitada por integrantes do sindicato da cidade com a finalidade de analisar o processo de gestão da escola e lutar pela realização de concurso para efetivação dos professores.
A visita do sindicato mobilizou estudantes e professores que movidos pela necessidade de garantias em sua função resolvem decretar greve por tempo indeterminado. Professores, alunos e pais, descobriram problemas antes não visualizados pela comunidade. Dentre eles, foi descoberto desvio de recursos públicos, obras não realizadas, merendas fora da validade e ausência de conselho gestor para fiscalizar e deliberar sobre as finanças da escola e implementação do projeto político pedagógico. Até o momento desta crise nunca foi conhecido pelos atores da escola.
Então meu caro (a), após a leitura desse relato você precisa formular uma proposta de intervenção nesta escola, utilizando os princípios democráticos propostos pelo projeto político pedagógico para a construção de relações saudáveis no espaço escolar.
Elabore uma descrição escrita de sua intervenção com a utilização de referencial teórico proposto em seu livro texto ou em outras fontes. O seu documento deverá ser elaborado com aproximadamente 30 (trinta) linhas e de acordo com as recomendações da ABNT.
 O diretor de escola ocupa um cargo de confiança, devido à falta de critérios sérios e claros, o que se verifica no Brasil é a prática das indicações políticas para os cargos de confiança e a escola, é claro, não foge à regra. Interesses políticos se sobrepõem às necessidades e aos desejos da comunidade escolar que, sem participação efetiva, muitas vezes tem de receber uma pessoa cuja trajetória se desconhece, tampouco os critérios que a conduziram à função, ou não tem competências para tal cargo. Essa alienação de professores, pais e alunos pode, se não tornar a gestão impraticável, torná-la desastrosa para toda a comunidade, como é o caso relatado da escola de Manaus.
Portanto, deve-se primeiro buscar apoio da secretaria de educação para efetivação destes professores, exigir eleição para o cargo de Diretor, que seja escolhido pessoas da equipe escolar, para a votação, pois são pessoas conhecidas por todos da escola e pela comunidade, que conheçam a real situação da escola; E logo escolhido, seja realizada uma gestão colegiada, com um projeto político pedagógico, elaborado por todos, do conhecimento da comunidade e com todos os responsáveis registrado para a gestão, estejam conscientes de seu papel para a realização e êxito do PPP, e de um escola de qualidade e eficiente a sua comunidade.
Hoje a administração escolar traz, junto com a autonomia, a ideia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola. O novo modelo não só abre espaço para iniciativa e participação, como cobra isso da equipe escolar, alunos e pais. Ele delega poderes (autonomia administrativa e orçamentária) para a diretoria da escola, resolver o desafio da qualidade da educação no âmbito de sua instituição. No caso da escola, a qualidade da educação é interesse tanto da equipe escolar, quanto dos alunos e de suas famílias, além das autoridades educacionais e da nação como um todo. Sua melhoria depende da busca de sintonia da escola com ela mesma e com seus usuários. Uma escola de qualidade tem uma equipe especial, que integra os perfis de suas equipes internas, alunos, pais e comunidade externa. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
- Guimarães, Joelma. Gestão Educacional / Joelma Guimarães. 
-Porto Alegre: SAGAH, 2017.

Continue navegando