AOL 2   Consultoria Organizacional
3 pág.

AOL 2 Consultoria Organizacional


DisciplinaConsultoria Organizacional927 materiais1.460 seguidores
Pré-visualização2 páginas
AOL 2 \u2013 CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Tendências da Consultoria Empresarial) A consultoria empresarial ganhou reconhecimento a partir da década de 30 e a partir de então fortaleceu-se e desenvolveu-se de forma significativa pelo mundo. A partir disto, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
a. A mutação constante nos ambientes que envolvem as organizações representa o fator determinante da subsistência da consultoria empresarial.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Produtos e serviços da consultoria) Um profissional, por mais qualificado que seja, não pode ser especialista em todos os assuntos! Dessa forma, definir uma área de atuação é primordial para o bom trabalho do consultor. Partindo deste pressuposto, marque como verdadeiro ou falso as seguintes assertivas:
(  ) A responsabilidade do trabalho de um consultor é imensa, visto que o empresário coloca nas mãos desse profissional todas as suas expectativas em relação à resolução das demandas que o levaram a procurar a consultoria.
(  ) Determinar o produto ou serviço a ser oferecido aos clientes constitui o principal fundamento da atuação do consultor, pois o produto será a ligação entre seu trabalho de consultoria e seu cliente.
(  ) As empresas-clientes devem estar atentas em relação ao perfil do consultor que desejam contratar. Pois a especialidade dele pode não ser a mais indicada para a necessidade do cliente.
(  ) A especialidade oferecida pelo consultor não é definida como produto/serviço.
(  ) As competências do consultor contratado pode representar vantagem competitiva para o negócio do empresário.
Agora assinale a sequência correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
c. V,V,V,F,V
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Tendências da Consultoria Empresarial) Com a linha histórica evolutiva da consultoria empresarial surgiram algumas tendências. Baseando-se nisto marque como verdadeiro ou falso as assertivas:
(  ) Conhecimento e evolução passaram a ser evidenciados ao longo do tempo. E este conhecimento está relacionado com a evolução do ser humano. Já a inovação tem origem no conhecimento e está ligada à mudança.
(  ) A consolidação da vantagem competitiva está relacionada com as diferenças entre os valores  econômicos apresentados  pelas empresas concorrentes, percebidas pelos seus consumidores. Cada organização elege a respectiva estratégia que garantirá a vantagem competitiva e a consultoria possibilita esta realidade, pois oferece olhar crítico de mercado.
(  ) Outsourcing é um termo bastante recorrente na atualidade. A própria proposição de serviços oferece esta intangibilidade ao mundo dos negócios. Hoje o consultor empresarial oferece orientações à empresa-cliente sobre quais departamentos ou tarefas podem receber a terceirização, além de informar também em que momento essa decisão deverá ser colocada em prática pela empresa.
( ) A melhoria contínua sustentada está diretamente ligada às questões  administrativas  e operacionais da organização, em que o foco principal é promover a capacidade de impulsionar os resultados de forma gradual e  concentrada. Logo, não tem relação alguma com a consultoria organizacional.
(  ) A consultoria empresarial pode atender às transnacionais. O foco passa a ser nas culturas locais e organizacionais e mapeamento de processos condizentes com a realidade do segmento e da empresa-cliente.
Agora marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
e. V,V,V,F,V
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Principais indicadores de sucesso empresarial) Uma das ferramentas de controle da qualidade e melhoria contínua das organizações são os indicadores. Indicador é uma métrica que te possibilita enxergar cenários históricos, assim como comparativos dentro de um ambiente organizacional interno ou mesmo no segmento. A partir disto, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b. O processo de avaliação e elaboração de indicadores deve ser esporádico, permitindo a visualização intermitente dos resultados.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Plano de carreira do consultor empresarial) Ao planejar sua carreira, o consultor deve ter em mente três aspectos muito relevantes: a sustentação conceitual, a experiência em seu foco de atuação e as publicações com apresentações. Quando se trata de plano de carreira do consultor empresarial, pode-se dizer que é correto afirmar:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b.O investimento do profissional consultor em cursos de atualização, participação de eventos e formação profissional tem retorno quando o trabalho começar a ser divulgado como um trabalho diferenciado, com resultados palpáveis, fazendo com que ele se coloque como um profissional diferenciado no mercado.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Origens e conceitos da consultoria empresarial) De acordo com o dicionário Aurélio a consultoria tem por finalidade o \u201cato ou efeito de dar consulta ou conselho\u201d. Diante desta assertiva, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b.Os gestores de linha apresentam resistências aos conselhos dos consultores, pois o consultor tem como principal atividade modificar os processos e atuar diretamente com as equipes destes gestores.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Consultoria e Empreendedorismo) Há uma grande interface entre o empreendedorismo e a consultoria. O empreendedorismo nasce da capacidade do indivíduo de criar, inovar e formar novos conceitos. E a consultoria é uma aliada do empreendedorismo. Sobretudo, porque para exercer o ofício o consultor precisará de muitas habilidades em comum com o perfil do empreendedor. Através destes conceitos marque como verdadeiro ou falso as assertivas abaixo:
(  ) A abordagem comportamentalista vincula a atividade empreendedora ao desenvolvimento da economia.
(  ) A abordagem econômica destaca o perfil psicológico do empreendedor, como a capacidade  de assumir riscos, sua criatividade e intuição.
(  ) Criatividade e habilidade de implementação, independência, otimismo e tenacidade e aptidão para assumir riscos são os atributos da abordagem comportamentalista.
(  ) Autossuficiência, autonomia e liberdade para trabalhar com o que gosta são alguns aspectos negativos do empreendedorismo.
(  ) Excesso de responsabilidades, insegurança financeira e sacrifício pessoal são alguns aspectos positivos do empreendedorismo.
Agora marque a sequência correta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
a. F,F,V,F,F
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Perfil do consultor empresarial) A definição de um consultor empresarial está rigorosamente alinhada à vocação de um indivíduo à profissão. Com base na definição do perfil de consultor empresarial assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
	Resposta Selecionada:
b.O consultor alpinista é aquele que apresenta as características de observação e desafios, noções de qual rumo seguir, noções do uso de instrumentos e boa comunicação de onde está e onde quer chegar.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Definindo o seu foco em consultoria) Há diversas formas de ser consultor: consultoria em treinamento, coaching, gestão de negócios, criatividade e inovação, gestão da qualidade, desenvolvimento organizacional, dentre outros. Tomando como base o foco que se pode ter em consultoria, marque como verdadeiro ou falso as seguintes assertivas:
(  ) Uma das maneiras de prestar consultoria de produção é realizar um mapeamento do layout da organização.
(  ) O custo de armazenagem em alguns casos pode ser reduzido. É papel do consultor de marketing identificar as variáveis balizadoras deste custo e otimizar.
(  ) Por mais recorrente que seja a análise SWOT ainda há gestores que não são assertivos nesta