Buscar

Produção de Materiais e Sistemas de Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Considere o seguinte excerto de texto:
“Para Gardner, o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Inteligencias_Multiplas_1263223756.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino sobre inteligências múltiplas, assinale as afirmativas a seguir:
I. Para Gardner (1983), a inteligência humana está relacionada com a capacidade do homem de resolver problemas e criar produtos em contextos ricos e naturais.
II. Gardner mostrou que nem todos podem desenvolver as inteligências múltiplas e que elas não atuam em conjunto.
III. Para desenvolver as inteligências múltiplas, o professor deve utilizar uma grande variedade de recursos educacionais em sala de aula.
IV. Nas décadas de 1970 e 1980, a inteligência da pessoa era medida por um valor chamado de quociente de inteligência (QI).
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e IV
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, III e IV
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. I - Pode-se dizer, com base em Gardner (1983), que a inteligência humana tem a ver com a capacidade do homem de resolver problemas e criar produtos em contextos ricos e naturais (p. 81). III - O professor deve utilizar uma grande variedade de recursos educacionais em sala de aula, de modo que possa atingir todos os alunos (p. 85). IV - Nas décadas de 70 e 80 do século XX, mediam a inteligência humana através de um valor chamado Quociente de Inteligência (QI) (p. 81). A afirmativa II é falsa, pois Gardner faz questão de demonstrar que as inteligências atuam em conjunto e que todos podem desenvolvê-las (p. 81).
	
	E
	I e II
Questão 2/5 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A educação escolar não se limita aos conteúdos entendidos como os conhecimentos cognitivos específicos de determinada disciplina ou matéria. Os conteúdos podem ser inter-relacionados, transdisciplinares, interdisciplinares, e abranger capacidades cognitivas, motoras, afetivas, éticas e sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.virtual.ufc.br/PDF/planejamento_tipologia.pdf>. Acesso em: 21 set. 2016. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, sobre a organização dos conteúdos, analise as afirmações a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Multidisciplinaridade é uma forma de organização de conteúdos considerada como a mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras.
II. ( ) Interdisciplinaridade é o grau máximo de relações entre as disciplinas, supõe-se uma integração global, num sistema totalizador.
III. (  ) Transdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas.
IV. ( ) As relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem formam as unidades didáticas.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	V – F – F – V
Você acertou!
As relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem que formam as unidades didáticas são a organização de conteúdos. A cada aula são tratados conteúdos variados e também organizados de modo variado (p. 141). Multidisciplinaridade: é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras. Interdisciplinaridade: é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa. Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global de um sistema totalizador (p. 143).
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – F – F – F
Questão 3/5 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Leia a citação a seguir:
“Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, ações direcionadas para a realização de um objetivo. Referem-se a um aprender a fazer, envolvem regras, técnicas, métodos, estratégias e habilidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.virtual.ufc.br/PDF/artigo_plano_de_aula_tipologia.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.
De acordo com o livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, sobre conteúdos procedimentais, analise as afirmações a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Um conteúdo procedimental inclui regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias e procedimentos.
II. ( ) Os conteúdos procedimentais são divididos em três subgrupos: valores, normas e atitudes.
III. (  ) Os conteúdos procedimentais envolvem conhecimentos teóricos específicos, como: nomes de personalidades, datas de acontecimentos históricos, conhecimento sobre o sistema de classificação dos seres vivos ou ainda sobre o sistema respiratório humano.
IV. ( ) Os conteúdos procedimentais são o objetivo final do processo de aprendizagem e só serão aprendidos pelos alunos através da realização de ações que os conformam.
V. ( ) Ler e escrever são exemplos de ações que envolvem conteúdos procedimentais.
A seguir, assinale a alternativa com a sequência correta;
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V – V
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – F – V – V. I. Um conteúdo procedimental inclui regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias e procedimentos (p. 138). II. O grupo dos conteúdos atitudinais está dividido em três subgrupos: valores, normas e atitudes (p. 138). III. Os conteúdos conceituais envolvem conhecimentos teóricos específicos como: nomes de personalidades, datas de acontecimentos históricos, conhecer o sistema de classificação dos seres vivos ou ainda, o sistema respiratório humano (p. 137-138). IV. Os conteúdos procedimentais (saber fazer) são o objetivo final do processo de aprendizagem e só serão aprendidos pelos alunos através da realização de ações que os conformam (p. 139). V. Envolve ações simples, desde abrir uma porta, até ações mais complexas, como, ler, escrever, deduzir, desenhar, traduzir, fazer cálculos estruturais, construir coisas (p. 138).
	
	B
	F – F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F – V
	
	E
	V – F – V – F – V
Questão 4/5 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Considere o extrato de texto a seguir:
“Marco na política em relação aos materiais didáticos foi a criação, em 1985, do Programa Nacional do Livro Didático — PNLD. A partir desse momento, progressivamente foram sendo incluídas no programa as distintas disciplinas componentes do currículo escolar e o programa foi se delineando no sentido de incorporar os professores no processo de escolha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, p. 123, 2004. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino sobre o Programa Nacional do Livro Didático, analise as afirmativas a seguir:
I. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais recente dos programas voltados à distribuiçãode obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.
II. Atualmente, o PNLD orienta toda a educação básica, com exceção dos alunos do ensino médio.
III. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano, o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.
IV. A escolha do livro didático é única para todo o país, ou seja, todas as escolas devem utilizar o mesmo livro didático selecionado.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas a afirmativa III está correta.
Você acertou!
A única afirmativa correta é a III. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira. Iniciou-se em 1929, apesar de ter recebido outro nome à época. Ao longo desses 86 anos, o programa foi aperfeiçoado, teve diferentes nomes e formas de execução. Atualmente, o PNLD orienta toda a educação básica, com exceção dos alunos da educação infantil. Tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano, o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. [...] Cada escola escolhe, democraticamente, dentre os livros constantes no referido guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico (p. 120-121).
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Questão 5/5 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino
Leia o excerto de texto a seguir:
“A inteligência lógico-matemática consiste na capacidade de usar os números de forma efetiva e para raciocinar bem. Isso inclui sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos, afirmações e proposições, funções e outras abstrações relacionadas. Dessa forma, dentre os processos utilizados por esta inteligência estão: categorização, classificação, inferência, generalização, cálculo e testagem de hipóteses”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARMSTRONG, T. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2. ed., Trad. de: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 14.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino sobre a inteligência lógico-matemática, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A inteligência lógico-matemática tem como componentes centrais a capacidade de perceber com exatidão o mundo visuoespacial e de realizar transformações nas próprias percepções iniciais.
	
	B
	A inteligência lógico-matemática pode ser desenvolvida por meio da aprendizagem cooperativa, tutoramento de colegas, envolvimento na comunidade, reuniões sociais e simulações.
	
	C
	Para desenvolver a inteligência lógico-matemática, o professor poderá usar recursos como o questionamento socrático, classificação e categorizações, quantificações e cálculos, pensamento científico e heurística.
Você acertou!
Segundo o livro-base, Armstrong (2001) apresenta alguns recursos para o desenvolvimento das IM. Para desenvolver a inteligência lógico-matemática, o autor aponta recursos como o questionamento socrático, classificação e categorizações, quantificações e cálculos, pensamento científico e heurística (p. 83).
	
	D
	O professor pode fazer o uso de materiais como instrumentos de construção, argila, equipamentos esportivos, manipuláveis, recursos de aprendizagem tátil para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.
	
	E
	Para iniciar uma aula que busca o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, o professor pode levar uma planta ou animal interessante para estimular a discussão sobre o assunto.

Outros materiais