Desafio pronto pra postar
16 pág.

Desafio pronto pra postar


Disciplina<strong>pedagogiaestágio</strong>3 materiais14 seguidores
Pré-visualização3 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA \u2013 UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO:
DESAFIO PROFISSIONAL:
VARIAÇÕES LINGUISTICA NA DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA EMPRESARIAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
REJANE BARBOSA DOS SANTOS-RA:2839267627
JANAINA JOSEFINA DA SILVA - RA 0047550842.
LUCIARA SILVA DE ALMEIDA - RA 2846258385
GILVANI SOARES DOS SANTOS RIBEIRO-RA1600354273
TUTOR A DISTÂNCIA: TALITA GARCIA
SÃO PAULO
NOVEMBRO/2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA \u2013 UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO E JOVENS E ADULTOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA EMPRESARIAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.
REJANE BARBOSA DOS SANTOS-RA:2839267627
JANAINA JOSEFINA DA SILVA - RA 0047550842
LUCIARA SILVA DE ALMEIDA - RA 2846258385
GILVANI SOARES DOS SANTOS RIBEIRO-RA1600354273
Desafio profissional apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento do Curso de Pedagogia.
Tutor a distância:
 SÃO PAULO
 NOVEMBRO/2017
 Depoimento dos alunos e alunas..........................................................................16
INTRODUÇÃO
O Tema aborda diversos assuntos no projeto de intervenção direcionados a, alunos matriculados na modalidade EJA, onde iremos abordar as possibilidades de motivação e ingresso destes jovens no mercado de trabalho, onde muitos já estão desmotivados com o senário atual de suas vidas.
Vamos mostrar, como motivar cada um deles com possibilidades que os jovens possam voltar a sonhar, e motivados possam ter uma chance de alcançar o sonhado sucesso.
No entanto visarmos, parcerias com empresas para que este quadro possa ser mudado, transformando a visão e formas metodológicas do ensino dos jovens e adultos.
Este desafio ira possibilitar, a melhoria de todo âmbito escolar profissional e psicológico do aluno jovens possibilitando, ter novos sonhos e metas renovadas.
Vamos mostrar a elaboração de uma capa de um projeto de intervenção, no qual os alunos iram conhecer o que iram enfrentar ou aprender. 
Com todos os seguimentos, os alunos iram conhecer a empresa parceira que vai participar deste projeto, entendendo a metodologia e com que esta empresa trabalha. Com todos as intenções apresentadas chegou o momento final deste projeto, que serão as palestras estruturadas, que veremos os objetivos da empresa para com seu funcionário, e a motivação e capacitação de todos que tem vínculo com a J.A ORGANIZAÇÕES.
Com todos os encaminhamentos, os alunos iram vivenciar oportunidades de terem um novo emprego e novas oportunidades.
 
Capa do projeto
Este projeto vai mostrar as variações linguísticas e os passos de cada intervenção pedagógica, onde iremos explorar o máximo de cada um de como se manter e entrar no mundo dos sonhos, que é ter uma carreira. No início de carreira, alguns jovens só percebem o impacto de serem vistos de forma negativa pelos colegas quando possuem dificuldades de serem indicados para uma vaga de estágio. Alguns dizem que tais comportamentos aparecem apenas no papel de estudante. Quando \u201cvestem\u201d o papel profissional, alegam serem diferentes. Mas, pessoas são pessoas e não há como dissociar essas duas partes de um todo.
No entanto vamos montar um panorama de visitação nas empresas para que todos os alunos do EJA, onde cada ideia vai ser explorada e colocada em pratica por cada um.
Com o projeto estruturado e apresentado para os alunos, todos entenderam bem como iria funcionar as demandas.
TEMA DO PROJETO
Educação de jovens e adultos 
Para muitas pessoas o ingresso ou o retorno para o mercado de trabalho é bem difícil, se encontra muitas barreiras para que volte a todo vapor, no entanto temos que ter bastante cautela na hora de fazer um curriculum ou ser capacitado para a vaga que espera ser sua. Mais uma vez a palavra-chave é competência. O fato de ter feito um pouco de tudo traz um grande repertório de competências que podem, inclusive, fazer a diferença na performance entre dois profissionais. Mas é preciso cuidado na elaboração do CV para demonstrar essas competências de forma consistente e não causar confusão no recrutador.
Nome da escola
Escola municipal Escola dimensão nanzuque 
Público alvo: Alunos matriculados no Ensino para jovens e adultos (EJA)
Nome da empresa: Escola Nanzuque
Nome do pedagogo responsável: Gilvani soares dos santos ribeiro
Objetivos: organizar e orientar da importância de se manter, voltar e ingressar no mercado de trabalho, visando como criar um bom currículo, atualizar seus conhecimentos fazendo capacitações, cursos e outros para não ficar fora do mercado, ficando sempre atualizado não importando a idade ou condições sociais.
EJA: o preparo para o mercado de trabalho
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Oferecer a modalidade EJA nos dias de hoje requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de inclusão desses educandos nas redes de educação pública do nosso país. O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste seguimento de ensino deva ser de cunho eminentemente. No entanto, alfabetizar é somente a primeira parte do processo. O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social deste educando. A abordagem metodológica neste sentido não deve ser desenvolvida com os mesmos parâmetros utilizados para se trabalhar com crianças. Um aluno com idade de 30 anos, por exemplo, retomando os anos escolares correspondente ao 4º ano do ensino fundamental não se interessará por uma atividade caracterizadamente infantil. Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja. A educação é o maior e melhor instrumento gestor de mudança, através dela o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive, dessa forma, a própria educação deve ser a primeira a aceitar e a acompanhar o desenvolvimento e suas especificidades, ou seja, renovar e promover a interação com o novo.
Em suma, o importante e que pensemos nosso conceito de educação para jovens e adultos; fome de ler e vontade de aprender eles têm, só que de uma maneira mais ampla, característica de quem já tem experiência de vida, que necessita bem mais que a própria escrita e leitura convencional, necessita acima de tudo ler as entrelinhas impostas pela problemática de ser e estar plenamente exercendo a cidadania.
As atividades realizadas na empresa parceira, é mostrar a importância de se preparar, pois para mexer nos maquinários e montar os veículos necessita de preparo pesquisa e estudo, na visitação as instalações da empresa os alunos, puderam ver com a supervisão do supervisor do setor Marcio, onde mostrou cada sistema na teoria, como funciona e cada processo da arquitetura a montagem dos carros, visando e mostrando que todos tem que estudar e capacitar para exercer uma profissão, e que nunca paramos de estudar.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O mercado de trabalho muitas vezes no oferece surpresas onde nos mostra que devemos a cada dia estarmos preparados, para as mudanças que acontecem a todo tempo; olhando por este lado pensamos em formas para a introdução de jovens neste meio, que não possuem oportunidades para que tenham uma chance, de um recomeço, por falta de credibilidade e uma aposta de alguém nestes jovens, para capacita-los e abrir novas oportunidades. 
A educação de