Buscar

Semana 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semana: 11
Tema: Técnicas de leitura
Sabemos que a leitura não é mera decodificação de signos, uma atividade mecânica e passiva diante de um texto. A decodificação da palavra escrita é uma necessidade, entretanto é apenas a primeira etapa do processo de leitura. 
A decodificação permite a intelecção, ou seja, a percepção do assunto, o significado do que se leu. Em seguida, faz-se a interpretação, que extrapola a letra do texto, pois se baseia na relação entre texto e contexto. 
Após as três etapas - decodificação, intelecção e interpretação -, o leitor está apto a aplicar o conteúdo da leitura na prática. Um bom leitor realiza essas três etapas com razoável facilidade. Como se tornar um bom leitor, capaz de entender textos em geral e de ter melhor proveito nas atividades acadêmicas e profissionais? Só há uma maneira: ler o máximo possível.
A leitura não pode se reduzir apenas às atividades da faculdade. Ela deve ser permanente na vida de qualquer cidadão. É necessário ler para se informar, para ampliar conhecimentos e ter uma compreensão melhor da realidade para nela intervir.
Ao ler um texto, você deve passar por várias fases:
Leitura sensorial: em que faz funcionar seus órgãos dos sentidos: visão, audição, olfato, tato, gosto. O livro tem forma, cor, textura, volume, cheiro.
Leitura emocional: descobrir o que o texto provoca em você, se você gosta ou não.
Leitura racional: pressupõe uma análise do que é lido.
Ao ler, temos diferentes objetivos. Ler um texto por lazer é diferente de ler um texto para responder questões em uma prova. Os gêneros textuais também influenciam em nossa forma de leitura. Ler um poema é diferente de ler um texto científico.
Para ler um texto científico, você pode utilizar algumas técnicas. A seguir, mostraremos a técnica de sublinhar, que é muito interessante para estudar, para fazer resumo, fichamento etc.
Técnica de sublinhar
A técnica de sublinhar o texto ajuda na intelecção e na interpretação, além de facilitar o trabalho de resumir, esquematizar e fichar. Sublinhar é selecionar, diferenciar o que é fundamental e o que é secundário, 
identificar as ideias centrais do texto.
Procure seguir os seguintes procedimentos:
•Ler integralmente o texto.
•Esclarecer dúvidas de vocabulário.
•Reler e identificar ideias principais.
•Sublinhar palavras-chave em cada parágrafo.
•Ler o sublinhado para ver se faz sentido.
Importante: descubra o objetivo do texto lido e identifique o posicionamento do autor. Escreva na margem suas discordâncias e outros comentários. Caso você precise resenhar o texto, já terá registrodo algumas ideias em suas anotações e sublinhados.
RESUMO
Resumir significa sintetizar um texto, anotando e organizando suas ideias principais.
Há vários tipos de resumo, cada um com uma finalidade específica:
Resumo indicativo ou descritivo: referências apenas às partes principais do texto (máximo 15-20 linhas). Pode versar apenas sobre a natureza da obra e seus objetivos.
Resumo informativo ou analítico: reduz-se o texto a 1/3 ou 1/4 de sua extensão original, mantendo apenas a estrutura e os pontos essenciais. A ordem das idéias e a sequência dos fatos não pode ser mudada. As opiniões e pontos de vista do autor devem ser respeitados, sem colocar julgamento pessoal. 
Resumo crítico: além da versão sintetizada do texto, permite julgamentos de valor e opiniões de quem o elabora. É diferente da resenha por não ser tão amplo.
OBS. Sinopse é o resumo de um artigo ou obra redigido pelo próprio autor ou por seu editor.
ESQUEMA
Nossa competência em desvendar a essência discursiva de um texto é algo que deve ser desenvolvido constantemente enquanto seres interlocutores. Tal atividade relaciona-se a uma série de fatores que envolvem conhecimentos linguísticos e extralinguísticos de uma forma geral. 
Como se trata de uma conquista pessoal, cada pessoa procura aperfeiçoar-se buscando “vias alternativas” consideradas viáveis, rumo a tal alcance. Desta forma, aposta em recursos mais acessíveis, como é o caso de resumos, releituras, fichamento, dentre outros procedimentos. 
Representando os mesmos, figura-se o esquema, funcionando como um forte aliado tanto na compreensão das ideias quanto na elaboração destas, no momento da produção textual. Pois ao redigirmos sobre um determinado assunto, faz-se necessário que saibamos organizar nossos argumentos de modo a dispô-los de uma forma coerente e objetiva, para que a comunicação realmente se dê de maneira satisfatória. 
FONTE:http://www.brasilescola.com/redacao/o-esquemaum-importante-aliado-na-apreensao-das-ideias-.htm ou [clique aqui]
Trata-se de um resumo não redigido; seria uma tentativa de reelaborar o plano do autor.
A maneira de esquematizar é muito pessoal. Podem-se usar símbolos, palavras, gráficos, desenhos, chaves, flechas, maiúsculas, e outros recursos que contribuam para a eficiência e compreensão do esquema. É um recurso interessante para analisar o mapa de raciocínio do autor.

Outros materiais