Buscar

TIPOS DE CONHECIMENTO - ARTIGO CIENTÍFICO

Prévia do material em texto

TIPOS DE CONHECIMENTO
Maria Luana de Araujo Silva
RESUMO
Pode-se afirmar que a realidade é dinâmica e nela confere se determinadas formas de compreendê-las, variados tipos de conhecimento. Como por exemplo, senso comum, filosofia, mito, ciência e teologia. Lembrando que na maioria das vezes estes não se sobressaem um sobre os outros, mas em que contextos são válidos. A forma com que fazem o indivíduo interagir com a realidade para que possa compreendê-la ou assimilar.
Palavras chaves: tipos de conhecimento, filosofia, ciência, mito, teologia, interagir, realidade. 
SUMMARY
It can be Said that reality is dynamic, it checks whether certain ways of understanding–these, various types of knowledge. Such as common sense, philosophy, myth, science, and theology. Noting that most of the time they do not stand out one over the other, but in contexts that are valid. The way that make the individual interacting with reality so you can understand – it or assimilate.
Key words: types of knowledge, philosophy, science, myth, theology, interact, reality.
INTRODUÇÃO
 “Face à necessidade de se explicar a complexidade do real onde se dá em grandes formas de conhecimento como: senso comum, filosofia, mito, ciência e teologia.” (Metodologia científica: caderno de técnicas / Leda Miranda Huhne (organizadora), colaboradores, Ana Maria Garcia... 27p.)
No primeiro momento busca teorizar o que seja cada tipo de conhecimento. Logo em seguida as características que a cada um cabem, em um terceiro momento um breve dialogo de como eles influenciam e suas diferenças se ocorrer.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Tem como origem na natureza e seus funcionamentos não aceitando de forma pacifica o conhecimento que a acompanha. Tais conhecimentos se manifestam por meio da experiência, observáveis. Por isso está sujeito a modificação, pois a ciência busca alcançar o máximo possível de uma verdade absoluta. Em outras palavras pode ser reformulado, pois a natureza em si está em constante mudança e evolução abrindo caminho para mudanças em si. Característica do conhecimento científico apresenta o real mediante sistema, acumulação; metódico, sistemático, construindo mediante causas, crítico; dialoga com a realidade mediante instrução de experiência; desinteressado, geral, certo, comprovado; a intelecção real é reformulada mediante representação clara e distinta; crente na uniformidade de universo; objetivado, utiliza sistemas elaborados e propostos pela inteligência; particular, questiona setores da realidade; feito mediante métodos e pesquisas controladas; defini-se pelo esforço intelectual; puramente analítico.
CONHECIMENTO SENSO COMUM
Conhecimentos do tipo senso comum “conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em épocas determinadas que as opiniões contrárias como aberrações individuais.” (Leda Miranda Hühne, 1987, 30p.). Não utiliza métodos sistemáticos. É um tipo de conhecimento que provem da observação e das experiências imediatas do mundo. Pelo fato de ser um conhecimento de cunho empírico do indivíduo do não possui uma preocupação com uma sistematização das ideias. Não procura uma formulação geral que explique os fenômenos observados. Já a partir desse fato pode-se diferenciar o conhecimento científico do senso comum.
“Baseado em opiniões não comprovados ou vivenciados apenas pelas experiências cotidianas...” “Trata-se do conhecimento necessário para se viver o dia-a-dia” (Darcy Cordeiro, 1999, 16p.). Características do senso comum, vulgar, primário; submerso no próprio real; primeiro conhecimento obtido pelo homem; próprios das crianças e pessoas incultas; não expressa certezas por não buscar suas causas; direto, imediato, espontâneo, acrítico, assistemático, ametódico; preocupa-se com exterior, limitando-se ao presente sensível; desprovido da universidade que define a inteligência racional.
CONHECIMENTO MITO
 	É um tipo de conhecimento que relata um fato ou tenta explicar uma situação com uso de fabulas ou personagens heróicos.
Características do conhecimento que advém através do mito, uso de uma linguagem fantasiosa, diversificada; narrativas dos tempos fabulosos ou heróicos; reflexão do homem antes da reflexão crítica; narrativa geralmente ligada a cosmologia; intuição compreensiva da realidade; sem apresentar uma lógica; utopia. 
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
	O conhecimento filosófico tem uma visão mais universal, buscando não nos mostrar uma verdade absoluta. Procura ter uma atenção maior com as questões universais. Tem maior enfoque no questionamento em si e no que este pode proporcionar na vida do indivíduo dando-o um posicionamento. Uma visão mais ampla e crítica tendo uma posição crítica perante a realidade.
	Difere do conhecimento científico, pois tem como objetivo uma visão universal, estudo da própria maneira de viver e de posicionar no mundo. Já o conhecimento científico é mais restrito, centralizado, em um só tema, que é proposto pela natureza, ou seja, temas propostos por esta e que tem como função trazer uma explicação a ela. 
	Características do conhecimento filosófico possuem grande dimensão de profundidade e radicalidade; adquirindo à luz da razão natural; sem modelo interposto; desvela o obscuro que se revela à claridade; exigente quanto aos valores que o motiva; abisma-se no real.
“Estudo caracterizado pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser, quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o Pensamento, tornando-se o homem tema inevitável da consideração.” (Leda Miranda Hühne, 1987, 31p.)
CONHECIMENTO RELIGIOSO
	“Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens e a verdade religiosa.” (Leda Miranda Hühne, 1987, 31p.). O conhecimento religioso tem como origem da evolução da fase mitológica e tem como, a revelação de seres sobrenaturais ao seres humanos, uma das características principais.
	Uso de livros sagrados para explicar as revelações pelo sobre natural. O importante é a fé. “De modo geral, apresenta resposta que o ser humano não pode dar com os demais tipos conhecimento (popular, mitológico, filosófico e científico.” (Leda Miranda Hühne, 1987, 31p.)
Características do conhecimento religioso anterior ao cultural; aceitado pela fé, sem discussão; vai até o sobrenatural; aceita ou nega o sobrenatural pela fé; revela fé humana (revelada pelo homem) e revela a fé divina (revelada pelo divino); questões e mistérios são aceitos sem reflexão.
CONCLUSÃO
De modo geral a cada de momento da vida depara-se com os diversos modos de conhecimento. Em primeiro lugar deve-se ter uma concepção que nenhum se sobressai sobre o outro e que todos tem uma finalidade importante. Alguns são interessantes para ter uma boa visão do que seja a realidade, e de como se deve colocar perante essa. Como por exemplo, o conhecimento filosófico, é importante para se ter um maior entendimento do que seja a vida e seus resultados são imprescindíveis, pois não se dar uma verdade absoluta, mas proporciona uma indagação crítica. Conclui-se o conhecimento seja vital, pois são determinantes para a sobrevivência e que o homem (ser humano) utiliza-o como ferramenta de sobrevivência.
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Maria Cecília M. de Construindo o Saber. Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 6ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
CORDEIRO, Darcy. Ciência, Pesquisa e Trabalho Científico: Uma abordagem metodológica. 2ed. Goiânia, GO: UCG, 1999. 16 p.
HÜHNE, Leda Miranda. Metodologia Científica: Caderno de textos e técnicas. 7ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997. 31p.
RUIZ, João Alvaro. Metodologia Científica: Guia para eficiência nos estudos. 2ed. São Paulo: Atlas, 1989.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

12 pág.
Unit I

UNINASSAU MANAUS

User badge image

AMP Divulga

Perguntas Recentes