Buscar

AD1 LITERATURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação a distância 1 
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado
2017.2
	
Nome: Flávia Fonseca Pinheiro
Matrícula: 16112080167
Polo: SPE
Caros estudantes, 
Esta avaliação possui 3 (três) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, por meio de um texto autoral e crítico. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Lembramos que a AD1 é um trabalho individual1Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. 
, que deve ser enviado pela plataforma, e, preferencialmente, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado. 
Bom trabalho e não se esqueça de postar na plataforma sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 16/08. Entregas posteriores a esse prazo não serão consideradas. 
Questão 1: (valor: 2,5) (15 a 20 linhas)
A importância dos ambientes geradores de práticas leitoras foi tema de nossa Aula 2. Relembre o contato que você teve em sua infância com espaços de acesso à leitura. Havia espaços disponíveis? A leitura fez parte da suas vivências, seu cotidiano familiar na infância? 
Em seguida, assista/ouça a palestra “Livros roubam meninos?”, de Thais Furtado no TEDx da universidade Unisinos (evento local, auto-organizado, que tem o objetivo de reunir pessoas para partilhar experiências) no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Z5aS8bukb2o
Construa um texto relacionando suas vivências de práticas leitoras, a partir do que discutimos em nossa disciplina, às histórias dos dois meninos, narradas na palestra de Thais Furtado. 
Meu primeiro contato com os livros foi na escola, pois na minha casa não tinha livros, e muito menos incentivos para a leitura. As vezes estava estudando para prova do dia seguinte e minha mãe achava uma bobagem ler, dizia: “ o tempo que você estar aí a toa, já tinha arrumado a casa, lavado as roupas e as louças.” Minha mãe, analfabeta funcional, viúva, com 8 filhos, não ligava para essas questões.
Mas lembro-me que tinha rotina para ir para a biblioteca da escola, eram duas vezes por semana, nessa época eu tinha uns 8 ou 9 anos. O ambiente era calmo, organizado, encantador, com várias prateleiras cheias de livros de todos os tipos. Interessante que quando eu pegava um livro pra ler, eu saía totalmente daquele lugar que estava, eu viajava nas estórias, sentia um prazer tão grande que não queria aquele momento acabasse. Assim como o Gabriel citado na palestra de Thais Furtado “Livros roubam meninos?” que teve sua primeira experiência como leitor ainda na infância; eu também tive, embora num contexto totalmente oposto, mas percebo que o despertar pelo prazer da leitura foi o mesmo. A professora Sonia Kramer(2000), nos diz: (…) Quando penso na leitura como experiência(...)refiro-me a momentos em que fazemos comentários sobre livros ou revistas que lemos, trocando, negando, elogiando ou criticando, contando mesmo.(…) O que faz da leitura uma experiência é entrar nessa corrente onde a leitura é partilhada(…) (KRAMER, 2000, pp.28-29). Assim, com tudo que foi constatado, reflito sobre as condições necessárias para que se tenha acesso à leitura, que as pessoas, para se formarem leitoras, precisam ter no mínimo, acesso irrestrito aos livros, seja em bibliotecas, escolas ou livrarias.
Questão 2: (valor: 4,0) 
Refletindo sobre o que vimos a respeito de práticas escolares realizadas com textos literários, pesquise e anexe um plano de aula2Vale consultar o Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html para pesquisa. O site da revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/ - também apresenta inúmeros planos de aula dos diferentes anos de escolaridade. 
 voltado para o trabalho com textos literários na Educação Infantil, nos primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial. 
Ressalte os pontos fortes ou as adaptações que seriam pertinentes no plano de aula escolhido, a partir do que você foi trabalhado nas primeiras aulas de nossa disciplina. 
Leitura de bons textos literários
Objetivo(s)
- Adquirir o prazer da leitura.
- Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos.
- Desenvolver a capacidade de comentar o que leu.
- Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários.
Ano(s)
1º,2º,3º,4º e 5º
Tempo estimado
Ao longo do ano.
Material necessário
Acervo de livros de boa qualidade disponível na biblioteca da escola e/ou da classe.
Desenvolvimento
1ª etapa
Esse trabalho, que se estende por todo o ano, deve começar com uma explicação para os alunos. Diga que você vai ler semanalmente, em um dia determinado, alguns textos literários selecionados por você e outros indicados por eles. Para despertar realmente o interesse da classe, é essencial que você tenha lido anteriormente essas obras e saiba expor claramente a razão da proposta. A escolha dos títulos é de extrema importância para o sucesso da empreitada. Estabeleça critérios para a seleção, como qualidade do texto do ponto de vista da clareza das ideias, do uso de expressões interessantes e da linguagem adequada à faixa etária da turma. Procure variar os estilos textuais de acordo com o que provocam. Alguns são para divertir e outros entristecem, por exemplo. Opte por escritores conhecidos, já consagrados pela qualidade das publicações, e observe também a qualidade das ilustrações nos livros. Organize seu tempo para diversificar os títulos e, assim, ampliar o repertório do grupo.
2ª etapa
Leve a turma à biblioteca, previamente preparada para esse fim, com a apresentação de alguns títulos para que um seja escolhido por eles para ser levado para casa. Caso a escola não tenha biblioteca, organize as publicações da sala em uma bancada para que todos possam explorá-las por algum tempo e também selecionar um para ler em casa. Não se esqueça de preparar um espaço aconchegante para a leitura, por exemplo, com tapete e almofadas onde os alunos possam sentar. Quando o empréstimo for feito, marque uma data para a devolução. Nesse dia, organize uma roda para que os leitores comentem o que leram e façam suas indicações de obras para os colegas. Organize um registro e anote o nome dos que comentaram, o que elegeram para apresentar, se disseram sua opinião e se relacionaram essa leitura a outras. Esses dados ajudam a avaliar as aprendizagens.
3ª etapa
Antes da atividade de leitura em classe, você precisa se preparar, lendo e relendo o material, planejando as intervenções que pretende fazer e organizando a classe num ambiente agradável, de modo a favorecer a interação. Lembre-se de que você é um modelo de leitor para a sua turma. Portanto, não deixe de compartilhar todos os passos do que fez para chegar e realizar a leitura. Comece contando as razões que o levaram a escolher tal livro: porque é lindo, divertido, emocionante... Informe quem escreveu e ilustrou a história e sempre traga informações sobre o autor, a época em que ele viveu e particularidades que possam ser relacionadas ao texto para torná-lo ainda mais atraente e
mais próximo da garotada. Instigue todos a fazer antecipações com base nas informações fornecidas por você. Exemplo: esse título sugere que o conto falará sobre qual assunto? Conhecendo o autor, que tipo de trama vocês acham que ele escreveu? Lembre-se de que você está realizando uma leitura para alguém e, por isso, é preciso caprichar na entonação e na altura de voz, sem esconder as reações que o texto provoca em você. O ideal é explicitar espantos e alegrias porque tudo isso compõe o comportamento leitor que você quer que seja adquirido pelos alunos.
4ª etapa
Hora de trocar as provocações que a leitura trouxe a cada um. Esse momento é fundamental porque a meninada vai, com o seu apoio, aprender a estabelecer relações com o texto e trocar interpretações pessoais. Essa relação vai dar mais vida à leitura, ajudar a estabelecer sentido ao que foi lido e, sem dúvida, aproximá-los mais dos livros. Lembre: tentar entender o que o autor quis dizer é uma prática comprovadamente ineficaz para formar leitores. Pelo contrário, ela cria distanciamento, pois trata-se de uma tarefa impossível até mesmo para muitos escritores. Os textos - para além daquilo que pode ser compreendido por todos - sempre são objeto de identificação do leitor. Por essa razão, em geral, há uma interpretação particular sobre cada um deles, construída com base na experiência individual. Comece, então, protagonizando a situação e faça comentários sobre o que leu. Dê sua opinião e releia trechos sobre o que você está destacando. Conte os sentimentos provocados em você para animar a garotada a fazer o mesmo. Convide todos a relatar as interpretações que fizeram. Caso eles já conheçam outros textos do mesmo autor, retome-os para que possam fazer comparações. O mesmo pode ser feito com textos de outros escritores que falem sobre o mesmo tema. Estabelecer relações potencializa a construção de novos conhecimentos. Ao fim da conversa, é importante que cada um tenha exposto seus pontos de vista, interpretações, emoções e relações estabelecidas com outros textos, autores ou mesmo com momentos da vida. Ajude-os a incluir as informações dadas antes da leitura na discussão que travarem depois da leitura.
5ª etapa
Conhecer vários títulos e diferentes autores, saber apreciar o que leu e fazer a recomendação desse material para outros, com justificativa, é um comportamento leitor importante. Portanto, liste os títulos lidos, registre se alguém o indicaria e, se possível, escreva um breve comentário que explicite as razões. Esse pode ser o documento que revele o percurso do grupo na construção dos comportamentos leitores.
Avaliação
Deve ser feita ao longo do processo por meio da observação das crianças. Fique atento aos comportamentos leitores, à escuta atenta, à procura das obras, à disposição para apreciação, à leitura espontânea, à solicitação de empréstimo de publicações, aos comentários em diversas situações e à indicação de livros feita aos amigos.
Flexibilização
1ªetapa
Marque em um calendário os dias em que a leitura será realizada. A cada obra, faça uma cópia da capa e cole no dia. Envie o livro para ser lido antecipadamente junto ao AEE.
2ªetapa
Auxilie-o na escolha do livro, priorize as obras com ilustrações.
Nesse plano de aula eu levantaria a questão do aluno ter ou não um livro de histórias infantis em casa, e se ele já tinha lido, e se ele acharia interessante trazer o livro para escola para poder compartilhar com os colegas.
Outra questão é poder dramatizar; fazer um pequeno teatro em sala de aula, dividindo a turma em grupos para que possam experienciar os textos lidos de forma lúdica.
Os pontos fortes desse plano de aula é que: vários textos literários serão lidos no decorrer do ano letivo e toda semana, cada aluno leva um livro para casa e compartilha a leitura com os pais, podendo também compartilhar com os colegas em sala.
Outro ponto também é preparar um espaço aconchegante, leve, prazeroso para a leitura, onde os alunos possam desfrutar de um ambiente geradores de práticas leitoras.
“2ª etapa Auxilie-o na escolha do livro, priorize as obras com ilustrações.” Achei nessa segunda etapa um ponto fraco, pois o aluno/leitor deve ter o direito de escolher o liro que deseja ler, que atenda melhor a seus anseios e interesses.
Questão 3: (valor: 3,5)
Na Aula 5, o Resumo da aula apontou para três pontos básicos, a saber: os conceitos de hábito e gosto pela leitura e sua relevância para a formação do leitor; o conceito de prazer na leitura e a escola como local onde o prazer de ler também pode ser construído. 
Aprofunde este resumo, ampliando-o a partir do que foi trabalhado na aula. Redija um texto sintetizando as principais ideias discutidas na aula em questão. 
Em seguida, formule 1 (uma) questão que, caso pudesse ser respondida, auxiliaria você a compreender melhor os conceitos trabalhados. 
Quem tem o hábito frequente de ler não faz diferença quanto ao objeto de leitura. Tanto faz se é livro, bula de remédio, panfleto. Assim, Geraldi (2003) pensa: No sistema capitalista, de uma atividade importa seu produto. A fruição, o prazer, estão excluídos(…). Em outras palavras, a escola, o espaço, geralmente, se reduz ao “preenchimento” de fichas de leitura, com o objetivo de realizar “leituras para a prova”.Nesta situação, ler torna-se uma tarefa a mais ser cumprida pelo aluno na escola. Situam-se, assim, como tarefas monótonas, rotineiras, ou seja, habituais. Agora, o gosto pela leitura, agrada, dá prazer, e este prazer vem da cultura que cada um carrega dentro de si, das vivências e experiências. Pessoas que gostam de ler tendem a se expressar melhor, articulam melhor os pensamentos e argumentos, possuem um vocabulário mais rico, constroem ideias com maior facilidade e coerência, tornam-se mais criativos, entre inúmeras outras vantagens.
Além disso, a leitura não é só uma ferramenta para o estudo, mas está entre os melhores prazeres da vida. Quem gosta de ler sabe o quão proveitoso e prazeroso é. O momento da leitura é um momento especial, acalma, relaxa; seja em sala de aula, em biblioteca, sentada na calçada, no pátio, em qualquer lugar. É um momento da afetividade, de aproximação, de magia! Uma oportunidade que o professor pode criar não só para ensinar seus alunos a ouvir como também para escutá-los. Não há nada melhor do que começar uma aula com uma boa história bem contada ou lida com atenção pelo professor, com entonação e dicção perfeitas, como se ele fosse parte da própria história..Um professor leitor apaixonado pela leitura transmite essa paixão. Quando conta ou lê uma história para seus alunos transmite esse sentimento, proporcionando prazer àqueles que o escutam, porque lê com mais emoção. Esse professor educa com mais afetividade, pois a leitura promove esse momento afetivo, de proximidade, faz aflorar a emoção.
Questão: Por que dizemos querer um aluno/leitor competente, bem formado e temos como resultado leitores funcionais?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais