Buscar

AV 1 Fund.Ciências Sociais Corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV 1 – CORRIGIDA – FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
1) “A Sociologia se define não por seu objeto, mas pela abordagem – pela forma como pesquisa, analisa e interpreta os fenômenos sociais”(Cristina Costa). A partir dessa citação e com base no que foi estudado, explique a utilidade da sociologia na análise do mundo contemporâneo, apresentado, ao menos um exemplo de sua utilização.
RESPOSTA: A sociologia busca explicitar o comportamento do homem á partir do do capitalismo industrial. Ela fomenta entendimento do homem para o homem á partir de correntes ambientalistas e positivistas entre outras, a fim de possamos agir e intermediar conflitos na sociedade que estamos inseridos alicerçadas a outras áreas de conhecimento.
2) “ Antes da revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria prima até a comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros.”
Explique porque a Revolução Industrial foi considerada um dos fatores importantes no surgimento das ciências sociais.
RESPOSTA: Foi á partir da Revolução Industrial que o homem passou a ser o “Lobo do Homem” a exploração do trabalhador, a idealização utópica de que a Revolução Industrial favorecia a massa em relação as condições de trabalho culminou uma crise na relação e direitos do homem e ocupação da sociologia. 
3) “Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido com a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justa posição da palavra de origem grega “ethnos” que significa “nação, tribo ou pessoa que vivem juntas” e centrismo que indica o centro. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema de graves proporções.
Explique por que o etnocentrismo pode representar um problema de graves proporções.
RESPOSTA: A crença na hegemonia, na superioridade de um povo, seus costumes são fatores preponderantes para que haja xenofobia, colonização legitimada em princípios preconceituosos em relação as raças, credo, extermínios do que consideram inferior ou ameaça a própria cultura ou etnia.
4) A polícia de São Paulo prendeu nessa segunda (13) oito pessoas de uma quadrilha que cometia o crime conhecido como saidinha de banco há um ano. Parte da quadrilha vigiava o cliente quando ele ia sacar dinheiro na agência e a outra parte dos bandidos o seguia até a casa ou trabalho. Ainda estava amanhecendo quando os policiais chegaram a uma casa na Zona leste de São Paulo e escalaram os muros. Enquanto a dona da casa abria a porta, o filho fugia pelo telhado. Os tiros de advertência não adiantaram e os policiais precisaram cercar a rua. O rapaz estava escondido em uma casa vizinha e foi preso. O bandido tentou avisar os comparsas, mas não deu tempo. Os investigadores já estavam prendendo o resto da quadrilha em outros sete endereços. Enquanto uns policiais prendiam os suspeitos, outros procuravam armas. A polícia encontrou um dos revólveres que a quadrilha usava para atacar as vítimas dentro da porta de um dos quatro carros da quadrilha. A policia disse que os ladrões atacavam os clientes depois que eles faziam saques nos caixas eletrônicos. Esse tipo de roubo, chamado de saidinha de banco, já foi registrado em vários lugares do país. (uol Online).
A notícia acima pode ser considerada um fato social segundo Durkheim? Explique.
RESPOSTA: Sim é um fato social, pois é de conhecimento geral. Além disso nos sucita a imposição de regras exteriores, condicionados já pelo crime vítimas e não vítimas desse tipo de crime sofrem coerção e passam a mudar os velhos hábitos e comportamento a fim de que não sofram também a coerção criminal de forma generalizada explicitando a patologia social, pois fere a consciência coletiva.
5) Analise as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I- O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II- O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III- O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV- O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Marque a alternativa que corresponda as afirmativas corretas.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
6) Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra...”Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a fisiologia[Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social”.(Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820).Baseando-se no texto acima quais os “três estados” nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
a) Estado antigo, medieval e moderno.
b) Estado teológico, metafísico e positivo.
c) Estado positivo, teológico e metafísico.
d) Estado metafísico, teológico e moderno.
e) Estado teológico, transcendental e metafísico.
7) O estudo das formas principais de solidariedade social pertence ao domínio da Sociologia e foi elaborado no pensamento de Émile Durkheim. Podemos afirmar que o tipo de solidariedade social que a corresponde o direito repressivo é aquele cuja ruptura constitui crime. Neste sentido, assinale a única resposta que revela a concepção de crime para Durkheim:
I- Trata-se de um fato social normal, pois crime é tudo aquilo que fere a consciência coletiva e, desse modo, produz uma crítica aos valores e costumes vigentes e/ou os reforça.
II- Trata-se de um fato social patológico, pois todo crime é abominável para consciência coletiva vigente.
III- Trata-se de um fato social normal, pois crime é tudo aquilo que é abominável para consciência coletiva e que ela repele através do direito repressivo.
IV- Trata-se de um fato social patológico, pois crime é tudo aquilo que fere a consciência coletiva e, deste modo produz uma crítica aos valores e costumes vigentes e/ ou os reforça.
Marque a alternativa que corresponda as afirmativas corretas.
a) Somente o item IV está correto.
b) Somente o item III está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Somente o item I está correto.
e) Os itens I e II estão corretos.
8) Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tem existência própria e independem daquilo que pensa cada indivíduo em particular. Emboratodos possuam “consciência individual”, seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base da que Durkheim chamou de:
a) Solidariedade
b) Consciência coletiva.
c) Positivismo
d) Etnocentrismo
e) Método.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes