Buscar

Professor Auxilliar (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A interação Professor-Aluno
*
*
*
*
Que tipos de relacionamentos existem na escola? 
Professor x Aluno
Professor x Professor
Aluno x Aluno
Qual o mais difícil destes? Por quê? 
*
*
*
*
A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos ...
A relação professor-aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento... 
*
*
“O bom professor, é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas do seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas” 
Paulo Freire
*
*
“A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente.”
Vygotsky
*
*
“Essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem. Isso se dá porque à medida que o aluno “erra” o professor consegue ver o que já se está sabendo e o que ainda deve ser ensinado.” 
Piaget
*
*
O professor hoje é aquele que ensina o aluno a aprender e a ensinar a outrem o que aprendeu;
O professor agora é o formador e como tal precisa ser autodidata, integrador, comunicador, questionador, criativo, colaborador, eficiente, flexível, gerador de conhecimento, difusor de informação e comprometido com as mudanças desta nova era. 
*
*
Nesta relação surgem dois tipos de professores: 
 	
 AUTORITÁRIO 
			 X
	COM AUTORIDADE
PLT – pág. 62
*
*
Professor autoritário x Professor com autoridade
Exige silêncio para ser ouvido;
Pede tarefas descontextualizadas;
Ameaça e pune;
Quer que a classe/aluno aprenda do jeito que ele quer ensinar;
Quer apenas passar conteúdo;
Vê o aluno como mais um...
Pág. 62 PLT
Conquista a participação com atividades pertinentes;
Mostra os objetivos dos exercícios sugeridos;
Escuta e dialoga;
Procura adequar os métodos as necessidades da turma/aluno;
Vê o aluno como ser humano!
*
*
O ALUNO
O aluno é um indivíduo repleto de culturas e de saberes desenvolvidos fora da escola, que vem a ela em processo de formação, aberto, inacabado, curioso, inteligente, é um ser que merece todo o respeito e toda a dignidade no ato de aprender.  
*
*
*
*
“Uma rede de relacionamento refere-se a um conjunto de pessoas que estão interligadas por relacionamentos, seja por amizade, relações de trabalho ou até mesmo compartilhamento de informações, é através do relacionamento que uma pessoa vai construindo e reconstruindo a estrutura social.” Georges Gusdorf - Livro – Professores para quê?? PLT – pág. 60 e seguintes...
*
*
“O diálogo, o respeito, o companheirismo e a comunicação verdadeira são essenciais para o desenvolvimento.”
“Somente na comunicação tem sentido a vida humana. O pensar do educador somente ganha autenticidade na autenticidade do pensar dos educandos, mediatizados ambos pela realidade, portanto na intercomunicação”
Freire
*
*
Lipman(1995) acredita que um diálogo verdadeiro acontece somente quando um dos participantes pensa realmente no outro, ou nos outros, em sua existência presente e específica. 
Voli (1988)afirma que, “para compreender é necessário aprender a ouvir(...). Saber escutar ativamente, tanto aos outros como a si mesmo, é um elemento básico para conseguir manter relações efetivas e satisfatórias”. 
*
*
Vale lembrar que se um dos sujeitos acredita que sua relação com o outro pode surtir consequências positivas, tanto para si mesmo, quanto para a demanda educativa dos alunos, e que tal posicionamento é recíproco, talvez o caminhar diário se torne menos conflituoso. 
A relação que, ao longo do processo, se constitui entre professor auxiliar e professor regente é essencial ao considerarmos a especificidade de ambas as posições ao compartilharem o espaço da sala de aula. 
*
*
Ter em mãos, durante todas as aulas, o registro de dificuldades dos alunos, oriundo da avaliação diagnóstica inicial;
A partir destes registros, planejar intervenções e ações para auxiliar e apoiar estes alunos;
Planejar juntos durante as HTPCs os conteúdos, as atividades, as possíveis intervenções, e, se necessário, as atividades recuperativas.
*
*
Concluindo:
O professor auxiliar, mais que auxiliar da prática já incorporada ao cotidiano, tem a função de contribuir, agregar, complementar e, sobretudo, buscar um espaço de troca constante. Uma relação de confiança entre este e o professor regente parece fundamental, uma vez que ambos devem sugerir propostas a serem realizadas, na medida do possível, em consonância e sempre em busca do melhoramento do exercício educativo em sala de aula. 
*
*
Apropriar-se do Currículo;
Respeitar a pluralidade de características e de ritmos de aprendizagem;
Ministrar o atendimento, respeitando a diversidade de demandas (individual, em dupla ou em grupos);
Adotar metodologias diversificadas;
Organizar o tempo de atendimento aos alunos;
Registros frequentes.
*
*
Para Gusdorf, “a situação pedagógica é uma situação de encontro existencial e de coexistência entre duas personalidades.”
PLT – pág. 60
*
*
*
*
De acordo com Leif
A) Em relação ao ensino, disciplina é um conjunto ou corpo específico de conhecimentos... Ver PLT pág. 64
B) Em relação ao indivíduo, disciplina é...
Ver PLT – pág. 64
*
*
Etapa 01: 
Passo 1(individual) – Ler o capítulo 01do PLT e fazer anotações.
Passo 2 (em equipe) –Preencher tabela usar os sites indicados para a pesquisa.
Passo 3 (em equipe) – Ler e analisar a fala de HAIDIT, 2006, p. 31. Desenvolver o texto argumentativo. Seguir as três partes; introdução, desenvolvimento e conclusão.
Passo 4 ( em equipe) Proponha uma atividade de reflexão como se fosse uma aula para professores que falasse sobre “O Construtivismo”. 
*
*
ATPS etapa 02
Passo 1(individual). Narrar fatos de sua lembrança escolar que considera positivo.
Pode usar 1ª pessoa do discurso(eu) ou terceira pessoa do discurso.
Passo 2 (em equipe) – Ler e escrever um texto sobre a estruturação do trabalho pedagógico...ver PLT.
Passo 3 ( em equipe) - Ler e refletir ... Ver a frase na ATPS. Em seguida, descrever duas situações de aula que auxiliem o aluno na construção do conhecimento...
Passo 4 (em equipe) - seguir o que está descrito na ATPS página 06.
***Cuidado com cópias da Internet na íntegra é considerado Plágio e isso pode zerar o trabalho da equipe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais