Buscar

atividade41088 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção - Semestre: 1º - Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
 Atividade referente às aulas 1 e 2 Enviar no Portfólio 1
1- Sobre a Tecnologia e Educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, após assinale a alternativa correta (0.5). 
(v) A escola sempre foi palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”;
(v) As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento; 
(v) Assim, com o advento das novas tecnologias de comunicação e de informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também de fazer educação.
(v) Dentro desse cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias;
( ) V - F - V - V 
( ) V - V - F - V .
( x ) V - V - V - V .
( ) F - V - V - F 
( ) V - V - F - F 
2 – Complete as lacunas com a respectiva corrente de pensamento. (0.5)
Empirismo: Ao nascer o ser é considerado uma tábua rasa, as ideias vão sendo gravadas a partir das percepções que contribui para as capacidades mais elementares, os comportamentos mais complexos, sendo a inteligência capaz de acumular conhecimento.
Inatismo ou nativismo: O conhecimento está predeterminado já que desde o nascimento e hereditariedade é capaz de marcar as diferenças individuais tanto no campo psicológico como no físico.
Associacionismo: Seu pressuposto consiste na combinação de uma série de condutas simples chegando ao comportamento complexo. Estão presentes nesta corrente as teorias do comportamento reflexo de Skinner.
3 – Após a leitura da aula 2, cite e descreva as três perspectivas dominantes que são utilizadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação medida pela tecnologia, de acordo com o que foi citada pela autora Andréa Filatro (2009). (1.0)
Perspectiva associacionista: a aprendizagem é considerada uma mudança de comportamento, as pessoas aprendem por meio de raciocínio ou por meio de associar qualquer tipo de coisa para ter uma resposta complexa.
Perspectiva cognitiva: no ensino aprendizagem começa a ter implicações, o aluno tem a habilidade e a capacidade de construir algo com sua própria habilidade com competência, conceitos existentes recebem novos significados, isto é aprendizagem significativa.
Perspectiva situada: ​​esta aprendizagem é conhecida como prática social, o aluno que irá praticar deve entender oque passaram a ele sobre aprendizagem social e assim aplicar a atividade adquirida. As pessoas aprendem se envolvendo em ações para comunidade social, em participar de trabalhos em comunidade e assim ela começa a se destacar no meio de outras pessoas,
4 – No campo da teoria da aprendizagem construtivista Vygotsky empreendeu sua análise sobre a aprendizagem desenvolvendo duas categorias fundamentais: Diferencie os conceitos do autor para: (0.5)
Zona de Desenvolvimento Real (ZDR)
ZDR diferente da ZDP, é quando uma criança não precisa mais de ajuda ou auxilio para fazer algo, ela já aprendeu e exerce isso com eficaz, o ZDP vem antes do ZDR, Ex: quando uma criança está aprendendo a andar e precisa de auxilio ou de um andador isso é ZDP, mas quando ela já aprendeu oque passaram a ela não precisa mais de um andador ou de ajuda, isso é desenvolvimento real, oque precisamos saber é que sempre o ZDP virá antes do ZDR. 
 
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) 
ZDP tem exercido sore a prática social, vem mostrando que nem sempre podemos fazer tudo sozinho quando não compreendemos algo precisaremos de auxilio. As pessoas quando não são capazes de fazer algo sozinha aprendem em conjunto, é possível sim levar uma criança a fazer qualquer tipo de coisa quando se tem um certo limite para isso, quando tem alguém ajudando ela, mostrando como se faz. Esse limite em que a criança pode fazer algo sozinha com as instruções que eles são incapazes de entender, é oque define a Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja a criança tem potencial. Oque uma criança faz hoje em grupo, amanhã ela irá fazer sozinha, quando isso ocorre passa a ser um desenvolvimento real.
Bom trabalho!

Outros materiais