Buscar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Tutora: Eunice Campos
 Acadêmicos: Marcos Fernandes Carvalho	
 Walisson Rafael Coelho de Paiva Weber
Distrito de Bom Futuro – Ariquemes – RO
2019
Objetivo
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constate de aperfeiçoamento dos saberes necessárias as atividades dos educadores, ela ainda é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
É o exercício de uma prática pedagógica de qualidade diretamente relacionada à formação de profissionais alicerçados em uma fundamentação teórica consistente, associada a continua articulação entre a teoria e a prática.
Por meio da Formação Continuada, os professores, e os gestores da instituição, tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar.
Atualmente a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida de certa forma quase instantânea, de modo que se manter atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional. Ainda assim, é válido ressaltar que a informação só se torna conhecimento de fato quando é associada a algum sentido. Isso significa que cabe à escola possibilitar a construção do conhecimento dos alunos, já que os livros e a internet, por exemplo, disponibilizam, sobretudo, apenas informações.
A formação continuada tem muito a oferecer nesse processo, porque ajuda o professor a melhorar cada vez mais suas praticas pedagógicas e com isso apoiar os alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no acumulo de informações.
Com a formação continuada, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do professor é constante e permeia o dia a dia da sala de aula. Dessa forma, o educador tem a oportunidade de refletir e aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e também de promover o protagonismo de seus alunos, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem.
Quando o docente busca se aprimorar, ele abre espaço para novas práticas educacionais e com isso dá um novo significado ao espaço escolar. O educador que busca a evolução constante das suas competências desenvolve, por exemplo:
Didáticas de aulas mais dinâmicas na transmissão do conteúdo das disciplinas; Maior engajamento dos alunos em atividades de aprendizagem; Detecção mais fácil das dificuldades de aprendizagem e construção de novas estratégias para contorná-las. Assim, as práticas de aulas desatualizadas, caracterizadas por uma linguagem diferente daquela dos alunos, serão repensadas. Com isso, a dinâmica de aula melhora, bem como o engajamento dos alunos e a motivação destes com o processo de aprendizagem.
Introdução: 
Nas últimas décadas, a questão da valorização do professor vem sendo cada vez maior. Desta forma a formação docente vem ganhando centralidade nas discussões educacionais nas duas últimas décadas, inclusive no segundo Plano Nacional de Educação (2014-2024) que inseriu entre suas várias metas, a da valorização dos profissionais da educação, considerada primordial para que as demais metas sejam alcançadas.
Essa discussão faz parte da pesquisa desenvolvida junto aos alunos do curso de pedagogia do centro de formação DOM ALBERTO, a qual teve como objetivo investigar como e de que forma ocorre a formação continuada de professores no Município de Ariquemes-RO, a partir de pesquisas e de uma visão da gestão municipal de ensino e dos professores.
Com o objetivo de alcançar as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, o Ministério da Educação lançou o Guia de Tecnologias Educacionais (2011/2012) a fim de auxiliar os gestores na melhoria da educação de suas redes. O documento é composto de tecnologias, incluindo diversos cursos de formação continuada, criadas em parte pelo próprio Ministério, mas em sua maioria pelo terceiro setor, como ONGs e Institutos, podendo ser “contratados” pelos municípios, o que caracteriza na atual conjuntura política, incluindo a educação, a parceria entre o público e privado.
Ancorando-se legalmente na proposição do MEC quanto à oferta da formação continuada, via institucionalização do Guia de Tecnologias Educacionais (2011/2012), a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, “contratou” em 2008 o Programa “Além das Letras”, para oferecer formação aos professores que trabalhavam no ciclo de alfabetização, o qual teve vigência até o ano de 2012.
 Por termos interesse em conhecer essa proposta de formação, vimos a possibilidade de realizarmos um estudo sobre a mesma, o qual teve como objetivo analisar em que medida o programa de formação continuada “Além das Letras” tem provocado mudanças na prática pedagógica dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Ariquemes-RO. Trata-se de uma pesquisa descritiva
"Como formadora local do Programa Formar em Rede, não posso deixar de apontar sua contribuição enriquecedora e geradora de mudanças, quer seja no meu fazer educadora, quer seja na minha formação pessoal, pois as discussões geradas, as reflexões e trocas de experiências com educadores de várias partes do Brasil, tem contribuído significativamente com minha identidade profissional, o que interfere diretamente na minha formação pessoal." 
 Rosely Sarmento (Ariquemes - RO)
 
 
Segundo Xavier (2009, p. 82) desde a década de 1990 “A Educação foi revista em todas suas dimensões: financiamento, currículos, avaliação e gestão. A reforma brasileira não se constituiu sozinha, isolada, acompanhou a onda de reformas na América Latina e Europa”. A partir desse momento os educadores passaram a ser peças chave para esse novo cenário educacional. O governo passou a investir na formação dos professores, tanto a inicial quanto a continuada, e esse investimento ficou evidente com a publicação da LDB 9394/96, com o Plano Nacional de Educação e a criação da Rede Nacional de Formação Continuada. Para uma melhor compreensão, retornamos as reformas do Estado brasileiro a partir da década de 1990, o que influenciou e continua a influenciar diretamente nas mudanças ocorridas na formação dos professores em todas as suas etapas.
Um tema muito discutido ultimamente é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passa a ser o documento norteador das escolas de todo país. A BNCC coloca a formação continuada dos professores como pauta obrigatória nas escolas, o que torna essa formação ainda mais importante para as instituições.
Por outro lado, a falta de tempo dos docentes é um fator que preocupa muitos diretores e coordenadores na hora de organizar um programa de formação para a sua equipe. Nesse cenário, novas possibilidades proporcionadas pela tecnologia têm oferecido alternativas que facilitam a implementação de uma cultura que valoriza a formação continuada em qualquer instituição.
No projeto de Lei 1.441 de 23 de Dezembro de 2008 da constituição municipal de Ariquemes no Art. 2° prevê projeto a oferecer prioritariamente cursos á professores de formação inicial e continuada da educação básica do município.
Art. 2° - Dentre as diretrizes para uma nova politica educacional no Município de Ariquemes, na modalidade em educação à distância, propõe-se:
 I - Oferecer prioritariamente cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica, visando à democratização, expansão e oferta do ensino superior público e gratuito no município.
Conclusão
A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para a evolução constante do trabalho do docente. Isso porque ela favorece a criação de novosambientes de aprendizagem, dando novo significado às práticas pedagógicas. 
Da mesma forma que o mundo evolui de forma rápida e a tecnologia assume uma relevância cada vez maior no processo de aprendizagem, a formação de professores também acompanha essa evolução, por meio dos cursos de formação continuada online, por exemplo.
A formação requer orientar-se por procedimentos que possibilitem a problematização da experiência; A problematização permite compreensão mais aprofundada dos problemas e facilita a sua superação.
Referencias
https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-santa-amalia/a-importancia-da-formacao-continuada-de-professores/
https://www.somospar.com.br/a-formacao-continuada-e-a-sua-importancia-para-manter-o-corpo-docente-atualizado/
http://www.camaradeariquemes.ro.gov.br/projeto_leis/2008/1739-lei-no-1441-08/file

Outros materiais