Buscar

A Sociologia do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Sociologia do Direito
O direito como objeto da Sociologia Jurídica: considerações preliminares
O direito é um fenômeno social, embora seja específico. O fenômeno jurídico pode ser concebido como norma ou conduta, ambas se implicam, já que a conduta jurídica é sempre normada e a norma sempre se refere à conduta social. O fenômeno jurídico é o mais social dos fenômenos de controle social, visto que as regras de conduta social não jurídicas tem aceitação social menos intensa que as regras jurídicas. As regras jurídicas são reconhecidas como indispensáveis para a convivência social.
Definição, necessidade e tarefas da Sociologia Jurídica
A Sociologia Jurídica indaga a realidade social total em função do direito. A Sociologia é a ciência que investiga o fenômeno social, o explicando mediante proposições mais gerais.
A Sociologia Geral é a ciência mais geral do social, esta Sociologia e as Sociologias especiais se complementam reciprocamente. 
As tarefas da Sociologia Jurídica podem classificar-se em gerais e aplicadas. 
Os estudos aplicados da Sociologia do Direito se referem, em geral, entre a realidade social total e as formas coercíveis: leis, decretos, tratados, etc. Daí os estudos aplicados incluírem investigações sobre a mudança social. Outro tipo é o estudo das tendências de transformação. A Sociologia Jurídica Aplicada comporta inúmeras modalidades de estudos, pode também corresponder, quanto às sociedades civilizadas, à classificação tradicional dos juristas, de uso comum, que distingue matéria normativa constitucional, civil, penal,processual, comercial, administrativa, trabalhista e internacional.
Sociologia do Direito, Dogmática Jurídica e Filosofia do Direito. Seu caráter reciprocamente complementar
A Sociologia do Direito sempre leva em consideração, nos seus estudos, a realidade social total. 
Já a Dogmática Jurídica tende a isolar em seu trabalho aspectos puramente lógico-normativos do conjunto da vida social. 
A Filosofia do Direito compete aprofundar a explicação do fenômeno jurídico a partir do conhecimento científico-empírico e lógico-normativo dele, sem que ela tenha exclusividade no definir os conceitos gerais do direito e da justiça. É como que uma continuação no processo de explicação do fato jurídico.
Bem entendidos (Sociologia do Direito, Dogmática Jurídica e Filosofia do Direito), os três saberes constituíram uma unidade fundamentalmente harmônica, a teoria jurídica.
Importância Atual da Sociologia do Direito
A importância da Sociologia Jurídica é não só teórica, mas implica ainda conseqüências práticas. Um exemplo seria a mudança de mentalidade dos profissionais do direito, proporcionada pela Sociologia Jurídica, no sentido de que esses profissionais viessem a dispor de um mínimo de mentalidade científica que lhes possibilite uma abertura para os dados científico-empíricos em geral. Sem essa abertura, se os profissionais do jurídico continuassem a ter uma formação tão só dogmática e, no máximo, também filosófica, o que eles entendessem por “direito” encontraria desprestígio em um mundo que é hoje profundamente científico e tecnológico.
A ciência social do direito é, atualmente, sobretudo a Sociologia do Direito, seu ramo relativamente mais desenvolvido, embora aí caíbam também , evidentemente, uma Antropologia Jurídica e quaisquer outros saberes sociais cietífico-empíricos sobre o direito.

Outros materiais

Outros materiais