Buscar

TRABALHO(1)PRATICA DE ENSINO (PEOP)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO(1)PRATICA DE ENSINO (PEOP).doc
		UNIP INTERATIVA
 
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
	
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP) 
	
 
POSTAGEM 1 :ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
NOME: LUIZA CIRIACA GOMES VIEIRA 
POLO: DIAMNTINA MINAS GERAIS
ANO 2017
AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
	Para que haja educação, o ambiente não precisa ser exatamente escolar. Podendo assim se utilizar de espaços não formais para auxiliar na formação dos educandos. Os não escolares podem ser utilizado como(praças, parques jardins, gruta entre outros)
PONTO DE PARTIDA
	O ambiente analisado tem como referencia inicial o endereço abaixo.
 	 Escola Estadual Francisco Gonçalves Vieira localizada na praça principal sagrado coração de Jesus N: 11 no distrito de Pedra Menina, município de Rio Vermelho Minas Gerias.CEP39175000
Ambientes escolares
	Esta escola é uma instituição de ensino que atende alunos dos anos iniciais ate o médio. No turno matutino são 163 alunos e no turno vespertino 178 com 48 funcionários,10 salas de aulas,uma biblioteca 5 banheiros ,sala de reunião,sala de supervisão, secretaria, sala dos professores,pátio ,sala de vídeo,deposito,cozinha e jardim.
Escola infantil, PINGO DE OURO RUA Dona America N 43 que recebe crianças de 0 a 5 anos de idade com 23 funcionários, 6 salas ,4 banheiros.sala de reunião sala se supervisão cozinha e área externa,esta instituição é mantido pela prefeitura municipal de rio vermelho minas gerais.
AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Em torno da escola há um numero bastante considerável de residências, em frente a escola ha uma quadra poliesportiva onde a escola se apropria do espaço para desenvolver as atividades das aulas de educação físicas e também de alguns eventos organizados pela escola,como reuniões e etc ,por motivo do espaço escolar ser insuficiente para atender um número maior de pessoas. 
 Ainda nesse entorno existem duas padarias, sendo que as mesmas estão localizadas na mesma rua sagrado coração de Jesus, saindo dali temos também um açougue dois irmãos que é fornecedor da carne para a própria escola.
 A igreja católica sagrado coração de Jesus foi fundada no ano de 1936 por isso foi dada o nome da praça de praça sagrado coração de Jesus N20 em homenagem a primeira igreja no local. Fica aberta a população aos domingos, segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira.
Igreja evangélica deus é amor, Rua João Gonçalves da cunha N 16 é amor fica num raio de 300 metros, mas a diante encontra-se outra igreja evangélica assembleia de deus que é aberta ao publico todos os dias da semana.
Mercearia Paranha e mercearia pedra menina Rua Jose Antonio N59 onde os moradores desse distrito compram seus alimentos para sua sobrevivência, onde ali trabalham suas famílias oferecendo seus serviços com qualidade respeito.
Duas praças sendo que uma delas encontra-se em abandono quase que total pelas autoridades responsáveis, com uma academia ao ar livre, mas alguns dos aparelhos estão quebrados sem condição de uso. Temos o privilégio de ter ao lado dessas praças uma exuberante paisagem natural onde às arvores que nela existem foram plantadas pelos moradores dando mais vida a sua beleza natural, e uma visão extraordinária da serra que se deu origem ao nome do distrito pela linda e enorme serra em meio a uma vegetação maravilhosa.
Segundo os antigos, primeiros moradores o nome de pedra menina se deu devido uma onça ter comido uma menina e a família depois de tanta busca só encontrou um dos pés dela em cima da pedra próximo a serra.
Dando prosseguimento ao relatório, uma biblioteca municipal que recebeu o nome de Edith Eledina de Paulo em honra a uma professora já falecida.
Na Rua Caetano rosa ​N: 30 há posto de saúde com atendimento a população de segunda a sexta feira no turno da manhã e a tarde, com atendimento com medico três dias por semana contando também com dentista por três dias sendo que nos outros dias a população e atendida por enfermeiro.
Há aproximadamente 450 metros da escola tem uma linda gruta, que é chamada por esse nome por lá existir duas imagens, Uma de nossa senhora de Lurdes e a outra de santa Bernadete. É um lugar bastante frequentado por fiéis que acredita-se ter curado de doenças por milagres de uma água que nasce debaixo das pedras onde estão expostas as imagens das santas por isso o nome de gruta de Lurdes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais