Buscar

maristela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O nosso propósito será percorrer o itinerário da educação a partir da Paidéia e chegar até a modernidade, onde acreditamos ter ocorrido a grande transformação no campo educacional. Por mais que os índices de formação escolar atuais estejam constantemente apresentando melhoras, e com isto consigamos importantes avanços tecnológicos e científicos, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo. 
As virtudes presentes originariamente na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática ou então foram substituídas por outras com este fim, e assim, respeito, tolerância e solidariedade entre outras virtudes, cederam lugar, por exemplo, à excelência em atendimento, o despertar necessidades e à empatia com o cliente, visto que o outro é agora um cliente ou consumidor; um instrumento para se adquirir recursos, dado que o relacionamento é intermediado pelo dado financeiro. 
O sucesso acadêmico parece ser medido pelo sucesso financeiro, mais do que pela melhoria de caráter do cidadão. Porém, mais do que avaliar se tais mudanças são positivas ou negativas cabe o despertar a consciência desta ocorrência de modo que isto possa nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro. Só conhecendo o passado, vivendo o presente e buscando antever o futuro é que poderemos tê-lo mais próximo de nossas mãos e não sermos por ele surpreendidos.
Por mais que os índices de formação escolar atuais estejam constantemente apresentando melhorias, e com isso consigamos importantes avanços tecnológicos e científicos, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo.
 Um dos motivos disso estar acontecendo pode ser porque as virtudes originariamente presentes na transmissão do saber foram adquirindo finalidade prática ou então foram substituídas por outras com este fim
Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. Porém, acima do julgamento acerca do aspecto positivo ou negativo de tais mudanças, cabe o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro
Queremos com isso mostrar que a educação é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão. A educação participa no crescimento da sociedade, pois a história da educação está condicionada pela transformação dos valores para cada sociedade.
Educação e cultura
Falar de uma multiplicidade de culturas pré-helênicas é uma falsificação histórica, pois o mundo que se inicia com os gregos é, pela primeira vez de modo consciente, um ideal de cultura como princípio formativo. É preciso voltar os olhos para as fontes de onde brota o impulso criador do nosso povo. Colocar conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar verdadeiros homens .
A força educadora da nobreza reside no fato de despertar o sentimento do dever. A luta e a vitória significam a comprovação da aretê conquistada na rigorosa exercitação das qualidades naturais. 
Educação e filosofia
Só o mais alto amor deste eu é capaz de “fazer sua a beleza”, mas que é para Aristóteles esta beleza? No Banquete, Platão mostra o sacrifício do dinheiro e dos bens para se alcançar o prêmio de uma glória duradoura, o que explicaria o impulso do homem mortal em busca da própria imortalidade. Percebe-se que é a ideia de aretê que liga os dois grandes filósofos ao poeta Homero
Educar para o mercado de trabalho
Na idade moderna a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultou na cisão dos conteúdos da educação A educação que separa mente e mundo implica uma concepção errônea da relação entre conhecimento e interesses sociais A Idade Média preocupando-se com a salvação da alma individual trata o conhecimento como algo dentro do indivíduo7; no século XVI, com o individualismo econômico e político, era dever do indivíduo buscar o conhecimento por si mesmo mediante experiências privadas e pessoais; e assim a mente foi tomada como algo totalmente individual. Montaigne, Bacon e Locke denunciavam a aprendizagem adquirida por meio de outrem e afirmavam que mesmo as crenças verdadeiras não eram conhecimento sem a experimentação. 
As teorias filosóficas consideravam a mente individual uma entidade apartada de outras mentes9, permitindo que deste individualismo intelectual fosse formulado um individualismo moral e social .
história da educação 
A historia da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e do mundo. Para compreender a história da educação, é essencial situá-la na história geral. Atualmente, fala-se em educação democrática, pois se pressupõe que, na grande maioria dos países ao menos a educação primária já seja universal, gratuita e obrigatória. Pois mesmo assim com essa obrigatoriedade toda, sabemos que a educação em nosso País não é lá essas coisas todas. O que mais vemos nos jornais hoje é relatos de coisas absurdas que acontece nas escolas por todo Brasil a fora, com a lei da constituição a LDB em 1988 muito foi mudado na educação ,porem existe o jogo politico que os governantes só se preocupam com quantidade e não com qualidade resultado, encontramos pessoas com uma formação acadêmica, de baixo nível de escolaridade para desempenhar o papel de professor eticamente reprováveis, visto que o importante é desempenhar bem uma função independente das conseqüências de sua ação no âmbito social. O que importa é ser um profissional competente ganhando admiração, status e reconhecimento social e financeiro entre outros. Como tudo está em constante mudança, fica difícil antever se um dia conseguiremos resgatar o conceito originário de Paidéia; ou se isto é positivo do ponto de vista pedagógico; ou, ainda, se devemos buscar um novo e mais profundo conceito visto que este conceito está ligado à visão de mundo e a visão de outrora não demonstra retornar. 
 
Antes de existirem os filósofos os conhecimentos eram passado de pai para filho. Estes conhecimentos eram passado oralmente. Na Grécia Antiga, surgiram os filósofos e com eles o termo Filosofia. Eles foram os primeiros a estudarem as coisas em sua volta e a tentarem entenderem o mundo. Eles se preocupavam em entender o modo de agir da natureza e também das pessoas. Com o auge das polis, surgi as escolas, que se preocupavam em educar as pessoas, tonando elas cidadãos bem educados e instruídos. A preocupação era em forma cidadãos completos para a sociedade e não para o trabalho. Com essa evolução da educação, foi um marco histórico para o desenvolvimento das cidades. Pois a preocupação de querer aprender tornou-se um hábito dos habitantes daquela época. Isso favoreceu muito para a felicidade familiar de algumas famílias, as que tinham acesso a educação.
Conclusão
Para todos os povos o conteúdo da educação parece ser o mesmo: moral e prático, ao mesmo tempo; reveste-se da forma de mandamentos e se apresenta como comunicação de conhecimentos e aptidões profissionais à qual os gregos deram o nome de techne. Os preceitos foram mais tarde incorporados à lei dos Estados gregos, mas as regras das artes e ofícios resistiam à exposição escrita dos seus segredos; e o contraste entre estes dois aspectos da educação pode ser acompanhado através da História. Ao distinguirmos as expressões educação e formação, percebemos que a formação se manifesta na forma integral do Homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua atitude interior, produtos de uma disciplina consciente, o qual a princípio limitava-se à nobreza;porém, a sociedade burguesa adotou a idéia e converteu-a num bem universal para todas as gentes.

Outros materiais