Buscar

PORTFÓLIO MAIO 2018

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ELANE REIS CARVALHO, RU: 1805878.
PORTFÓLIO
CICLO II - MÓDULO A - FASE II
QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
SUPERVISÃO TÉCNICA E ACADÊMICA EM SERVIÇO SOCIAL
PAULISTANA-PIAUÍ
2018
ELANE REIS CARVALHO, RU: 1805878.
PORTFÓLIO
CICLO II – MÓDULO A – FASE II
Relatório do Portfólio do Ciclo II - Módulo A - Fase II, apresentado para fins na disciplina de Questão social e Serviço Social, e Supervisão Técnica e Acadêmica em Serviço Social, do Curso Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional, Uninter.
Tutor local: MARIA ERLANE DE SÁ
Centro Associado (PAP): Picos
PAULISTANA-PIAUÍ
2018
INTRODUÇÃO
Este portfólio tem como objetivo apresentar em uma primeira fase os conceitos de questão social para entendimento das disciplinas de QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL e SUPERVISÃO TÉCNICA E ACADÊMICA EM SERVIÇO SOCIAL, abordando em uma segunda fase AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL demostrada através de uma visita realizada na instituição do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Paulistana-PI.
Ao decorrer do trabalho será apresentado o conceito de questão social, quais os acontecimentos que levaram para tal fortalecimento dessas questões, como foi seu surgimento e qual o papel do assistente social para o serviço social em relação das expressões da questão social, como também abordará qual a relação das politicas públicas com a questão social e quais as suas expressões no município de Paulistana-PI. 
A questão social é expressa em um município através da miséria, pobreza, desemprego, violência, entre outros, onde são levadas para instituições, como o CRAS, a fim de buscar através de politicas sociais, medidas para combater ou diminuir tais questões, onde o executor terminal é o assistente social, ou seja, é o responsável em ajudar o Estado nas questões sociais de cada município. 
QUESTÃO SOCIAL E SUAS EXPRESSÕES
A questão social é considerada o objeto de estudo do serviço social, pois se encontra relacionada a um conjunto de adversidades sociais decorrentes da expansão do modo de produção capitalista, ou seja, a fome, miséria, desemprego, violência, pobreza, desnutrição, ausência de condições para subsistência dos trabalhadores, problemas de saúde, abuso sexual, exploração infantil, discriminações, entre outros. 
Ela surgiu no século XIX a partir das manifestações de miséria e pobreza advindas da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento de industrialização, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente, uma vez que, o capitalismo já se apresentava de forma expansiva na sociedade. Em virtude do processo de urbanização e industrialização ocasionou a origem do empobrecimento da classe operária conscientizando-os das condições em que trabalhavam. 
A questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais. A questão atual refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista, começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho. 
Pode-se avaliar que a questão social está vinculada a desigualdade social, e que estas questões ocasionaram a uma criação de um Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar os pedidos por mudanças na política. No século XX, a questão social, se expressou tanto pelas manifestações contra a desigualdade social, como na resistência dos trabalhadores em aceitar essas diversidades, já que eram submetidos a uma maior jornada de trabalho e horas extras sem remuneração. 
A emergência da implementação do Capitalismo Industrial (que teve duas situações marcantes: o fato dos fazendeiros e industriais resistirem em contratar os ex-escravos como trabalhadores assalariados; e a quantidade de imigrantes europeus que entraram no país para trabalhar nas fazendas e nas novas indústrias, aumentando desta forma a população mandataria de postos de trabalho) e as alterações no âmbito da regulamentação dos regimes de trabalho, foram fatores que contribuíram para o desenvolvimento da questão social no contexto da realidade brasileira. 
As políticas sociais se configuram num importante instrumento para a realização e efetivação de ações que se destinam a dar respostas às expressões da questão social. A ausência da presença do Estado no enfrentamento da questão social pode se configurar no crescimento da desigualdade social, alto índice de desemprego, pobreza, analfabetismo, violência, entre outros.
A pobreza na Concepção Liberal Clássica, o termo “questão social” era utilizado para separar assuntos que perpassam pelo econômico social, como se a pobreza e a miséria fosse um problema natural e a culpabilização era dos indivíduos. No Capitalismo Monopolista a questão social e suas expressões passaram a ser vistas como parte do processo de desenvolvimento do capitalismo. Já na contemporaneidade os fundamentos da questão social continuam sendo a estrutura do sistema. 
Com a riqueza mais expansiva, a desigualdade social ficou cada vez mais acentuada. Ou seja, a questão social só tem uma origem: as contradições presentes na relação capital-trabalho. Sendo assim o serviço social surgiu como estratégia para atender as expressões sociais advindas desse processo entre capital e trabalho. Para Iamamoto a profissão do assistente social é atuar buscando dar respostas às necessidades da classe trabalhadora. 
A “questão social”, por si só, não funda diretamente o Serviço Social, ela somente fornece a base para o surgimento da profissão quando se transforma em objeto de intervenção do Estado, quando surge uma mediação política entre a “questão social” e o Estado, mediação esta instrumentalizada pelas políticas sociais cujo executor terminal é o Assistente Social.
PESQUISA REALIZADA NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS), NO MUNICÍPIO DE PAULISTANA-PI. 
A Assistente Social Lorena respondeu as seguintes perguntas sobre questão social no município:
Quais são as principais expressões da questão social atendidas pelo assistente social na instituição visitada?
A principal expressão da questão social no município é o desemprego, em seguida vem à pobreza e as crianças em vulnerabilidade. 
Quem é o público atendido na instituição?
São as famílias em situação de vulnerabilidade social, que não tiveram os vínculos familiares rompidos. 
A instituição, lócus do trabalho do assistente social, é pública, privada ou do terceiro setor?
A instituição é pública.
Sua abrangência é Municipal (local), Estadual ou Federal? 
Abrangência Municipal.
Qual ou quais políticas públicas são operacionalizadas pela instituição?
Em primeiro lugar é a Política de Assistência e depois vem a Política de Saúde. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo geral do presente trabalho se propôs em apresentar em um primeiro momento quais as expressões da questão social, seu conceito, como ela surgiu na sociedade, como aconteceu seu fortalecimento e qual o papel das políticas sociais e do assistente social em âmbito de trabalho, acrescentando em uma segunda fase, uma pesquisa realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Paulistana-PI. 
Pode-se observar ao decorrer do portfólio que a questão social é o objeto de estudo do serviço social e está vinculada a desigualdade social, e que suas expressões se apresentam tanto por essa desigualdade como também pela fome, miséria, desemprego, pobreza, violência, problemas de saúde, abuso sexual, exploração infantil e tantos outros. Onde no século XX essas questões tiveram uma forte expressão tanto pelas manifestações contra a desigualdade social, como na resistência dos trabalhadores em aceitar essas diversidades. 
A questão social naConcepção Liberal Clássica era vista como um problema natural e que os indivíduos eram os culpados para tal caso. No Capitalismo Monopolista a questão social e suas expressões passaram a ser vistas como parte do processo de desenvolvimento do capitalismo. Já na atualidade compreende-se que a questão social só tem uma origem: as contradições presentes na relação capital-trabalho. Sendo assim o serviço social surgiu como estratégia para atender as expressões sociais advindas desse processo entre capital e trabalho.
Em fase, as Políticas Sociais surgiram como objetivo de realizar e efetivar ações que se destinam a dar respostas às expressões da questão social. A sociedade burguesa recorreu à implementação dessas políticas, quando a questão social acabou atingindo contornos problemáticos para eles. Sendo estas a base para sustentação da profissão dos assistentes sociais.
E com a pesquisa realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é uma instituição pública e municipal, através da Assistente Social Lorena, observa-se que o maior problema da questão social enfrentado no município de Paulistana-PI, é o desemprego, sendo este o principal, seguido da pobreza e de crianças em situação de vulnerabilidade. Onde os públicos mais atendidos são as famílias em situação de vulnerabilidade que não tiveram os vínculos familiares rompidos. Sendo as Políticas de Assistência (a principal) e Política de Saúde, operacionalizadas por esta instituição. 
REFERÊNCIAS
PEREIRA, P. A. Política Social: temas e questões. Editora Cortez, São Paulo, 2915.
IMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2010.
CASTEL, Robert. As Metamorfoses da Questão Social, Petrópolis: Editoras Vozes, 1995.
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1996.

Outros materiais

Perguntas Recentes