Buscar

As 7 questões NP1 FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-O que mudaria na frase se razões fosse substituída por razão? RESP: Mudaria todo o sentido, pois essas palavras tão parecidas na escrita tem um significado diferente bem, “Razões” são os motivos do coração, são os sentimentos (paixões e as emoções) o que leva a fazer alguma coisa. Enquanto “razão” é o ato de pesquisar, avaliar, argumentar antes de aceitar como verdadeiro o que achamos saber (consciência intelectual e moral, o racionalismo). Sendo assim se na frase mudasse as palavras razões por razão seria o mesmo que dizer que o coração calcularia, apreenderia, compreenderia, pensaria racionalmente, o que até o momento é comprovado ser uma capacidade humana. Razão é voltada completamente a parte lógica, inteligência, julgamento, conclusão, legítimo, etc. Pelas razões não pensa, faz pelo sentimento, impulso, ação passional. 
2-Relacione as charges de acordo com os conteúdos estudados e incompreensão humana. Charge da torre e a menina: 
A torre e Babel quando foi construída havia o propósito de alcançar o céu, seus construtores estavam orgulhosos pela habilidade de fabricar materiais de construção, especialmente tijolos, a capacidade de construir edifícios algo inusitado para época. Mas não sabiam que o maior poder criativo de todos é a linguagem e não o conhecimento técnico, através da linguagem nós formamos nossas ideias, construímos possibilidades e nos comunicamos para reunir pessoas para ajudar. Só que Deus permitiu que e falassem varias línguas, confundindo. E a menina dizendo “ninguém me compreende” é o retrato atual do mundo que vivemos, pois todos falam, mas poucos são os que realmente se comunica porque a vários dialetos utilizados.
3-Como podemos entender a importância da linguagem para a espécie humana? Na Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político” (social e cívico), porque é dotado de linguagem. Os outros animais possuem voz (phone) e com ela exprimem dor e prazer; o homem possui a palavra (logos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto.
4-De acordo com os conteúdos estudados sobre a linguagem, responda: A linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? A linguagem, capacidade de expressão, é natural: os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais: surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas: são fatos culturais. O que diferencia a comunicação humana da comunicação animal? A comunicação humana, é através de um processo de aprendizagem, resultado de vários anos e supõe a integração num grupo sociocultural, o primeiro dos quais a muita vezes a família. A linguagem animal é inata, limitada a sons articulados, não ultrapassa o nível do concreto e do imediato, apenas exprime as necessidades básicas da alimentação e da reprodução. 
05- O caso da americana Helen Keller é emblemático na condição de tornar-se humano. Com poucos meses de vida ficou cega, surda e, consequentemente, muda, mesmo vivendo entre seus familiares a menina permaneceu afastada do mundo humano até o sete anos de idade, quando a professora Anne Sullivan lhe tornou possível a compreensão dos símbolos, introduzindo-a no mundo propriamente humano. Sendo assim, o que significa tornar-se homem? O homem não nasce homem, pois precisa da educação para se humanizar. Com os quais aprende os símbolos e torna-se capaz de agir e compreender a própria experiência. A linguagem simbólica e o trabalho constituem, assim, os parâmetros mais importantes para distinguir o homem dos animais.
6-De acordo com os conteúdos estudados na sala de aula sobre globalização, escreva sobre os principais aspectos positivos e negativos da globalização da cultura: O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. PONTOS POSITIVOS: Tecnologia /Comunicação/Conforto/Relacionamento/Fácil acesso à tudo/ Praticidade /Agilidade / Conexão/ Visão ampla do mundo/ Valorização/ Economia/ Crescimento. PONTOS NEGATIVOS: Expansão (impacto no meio ambiente)/ Poluição/ Conflitos( econômicos, políticos e concorrência)/ Competição/ Desunião/ Preconceito/discriminação/ Irresponsabilidade (valorização do material). Esse processo nos trouxe varias consequências tanto boas como ruins. Os bons são que a maior interação entre as pessoas do mundo, assim você pode conhecer novas culturas, viajar para mais países falar outras línguas, ruins o número de desempregos aumentou em algumas áreas, línguas foram extintas e a um grande abismo digital, por tanto como qualquer coisa na nossa vida a globalização nos trás coisas boas e ruins.
7-Escreva sobre os meios de comunicação de massa, e aponte os aspectos positivos e negativos do uso da televisão: Pontos positivos = Informação, entretenimento, lazer. Como por exemplo: A televisão pode ser muito valiosa quando traz novidades na vida cultural, artística, acontecimentos mundiais, fenômenos atmosféricos, descobertas científicas, etc. Seu alcance como fonte de informação é infinita e pode trazer o mundo inteiro para dentro de nossas casas. Pontos negativos = Sedentarismo, alienação, consumismo. Corremos o risco de sermos manipulados e nos tornamos meros repetidores de seus programas e conceitos. Adultos e crianças deixam de fazer atividades ao ar livre, algo saudável para assistir horas e horas uma programação, viciados nas programações muitas vezes s tornam alienados, violência e pornografia cada vez mais presentes que manipulam e reduzem o ser humano à condição de objeto, anúncios que estimulam o consumo muitas vezes exagerado e desnecessário: (cigarros, bebidas, drogas em geral) em algumas programações são mostradas como artigos de luxo, sendo totalmente falsa essas informações. Por isso se faz necessário escolher adequadamente a programação que se pretende assistir, para se usufruir o que nos acrescentaram positivamente na vida.
OBS: Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas: 1. Por imitação. Sua origem: a onomatopeia ou imitação dos sons animais e naturais. 2. Por imitação dos gestos: espécie de pantomima ou encenação. 3.Da necessidade: fome, sede, necessidade de abrigo, de reunir-se em grupo para defender-se das intempéries, dos animais e de outros homens mais fortes. 4.Das emoções, particularmente do grito (medo), do choro (dor) e do riso (prazer).

Outros materiais