Buscar

AULA 10 ABORDAGEM FINANCEIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM FINANCEIRA DA QUALIDADE
A abordagem da qualidade é dividida em duas partes principais: 
Mensuração dos investimentos, perdas com a qualidade (chamados de Custos da Qualidade) 
Determinação do retorno financeiro de um projeto de melhoria.
A relação entre qualidade e custo é importante na busca de maior competitividade entre as empresas.
Custos de não-conformidade podem chegar a 20% das vendas.
Atrair um novo cliente custa, em média, seis vezes mais que manter um existente.
Em mercados altamente competitivos, não é mais suficiente ter clientes satisfeitos. É preciso que estejam plenamente satisfeitos para que tenham fidelidade.
De modo geral, analisar os aspectos econômicos da qualidade é importante, pois a falta de qualidade implica em perdas, mas grandes investimentos não necessariamente significam alta qualidade, ou, mesmo que signifiquem, não garantem competitividade no mercado.
PRINCIPAIS CONCEITOS
Foram identificados e definidos primeiramente nos EUA. Uma das primeiras referências a esses custos foi feita em 1951, por Joseph Juran, no livro Quality Control Handbook.
A partir do trabalho de Juran, a ASCQ (American Society for Quality Control) formou um comitê para desenvolver os custos da qualidade de uma maneira mais formal. 
Hoje em dia, a norma ISO 9004:2000 define os custos da qualidade.
ORIGEM
Custos de conformidade são associados ao fornecimento de produtos ou serviços dentro das especificações de qualidade aceitáveis.
Custos de não-conformidade são aqueles relacionados à ineficiência de um processo, resultando em desperdícios de materiais, mão-de-obra e capacidade, seja no recebimento, na produção, expedição e correção de produtos ou serviços. 
Pouco utilizado, devido a algumas limitações, tais como a dificuldade em alocar os custos a cada produto, principalmente quando a empresa tem uma extensa linha de produtos.
Custos de conformidade e não-conformidade
 Os custos de controle são aqueles necessários para garantir que o produto saia perfeito. Já os custos da falha de controle são devidos a falhas que podem ser detectadas na linha de produção, antes que o produto saia da empresa ou mesmo depois que o produto já se encontra no mercado. 
 Custos com ênfase no processo
São todos os custos incorridos para evitar que falhas aconteçam. Tais custos tem como objetivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo. São considerados custos de prevenção:
Custo da prevenção
 Planejamento da qualidade;
 Revisão de novos produtos;
 Treinamento;
 Controle de processo;
 Análise e aquisição de dados;
 Relatórios de qualidade;
 Planejamento e administração dos sistemas de qualidade;
 Controle do projeto;
 Obtenção das medidas de qualidade e do equipamento;
 Suporte aos recursos humanos;
 Manutenção do sistema de qualidade ;
 Custos administrativos da qualidade;
 Gerenciamento da qualidade;
 Estudo de processos;
 Informação da qualidade;
 São os custos necessários para avaliar a qualidade do produto pela primeira vez e assim, detectar falhas e inconsistências antes que o produto seja posto no mercado. Tais custos incluem:
 Custos de Avaliação
 Inspeção de Matéria-prima;
 Inspeção e teste;
 Testes de equipamento;
 Material consumido nos testes;
 Avaliação de estoques;
 Custos de preparação para inspeção e teste;
 Custos de controle de compras;
 Operações de laboratório;
 Aprovações de órgãos externos como governo, seguro, laboratórios;
 Envio dos produtos testados para a produção;
 Demonstração de qualidade, relatórios de qualidade;
 Manutenção e setup;
 Os custos das falhas internas são todos aqueles incorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja ele falha humana ou falha mecânica. Quanto mais cedo erros são detectados, menores serão os custos envolvidos para corrigi-los. Alguns exemplos de falhas internas são:
FALHAS INTERNAS
 Refugos;
 Retrabalho;
 Retestes;
 Paradas;
 Esperas;
 Falhas do fornecedor;
 Utilização de material rejeitado para outras finalidades
 Ações corretivas derivadas de materiais e processos;
 Outros custos internos.
 Os custos de falhas externas são aqueles decorrentes de falhas no produto ou serviço quando estes se encontram no mercado e/ou são adquiridos pelo consumidor final. Falhas externas ocasionam grandes perdas em custos intangíveis, como destruição da imagem e credibilidade da empresa. Quanto mais tarde erros forem detectados, maiores serão os custos envolvidos para corrigi-los, além de ocasionar perdas que muitas vezes são irreversíveis. São considerados custos de falhas externas:
FALHAS EXTERNAS
 Material devolvido;
 Custos com garantia;
 Custos de concessões dadas aos clientes, descontos;
 Custos com falhas externas, após garantia;
 Serviço de atendimento ao cliente.
 Outros custos externos.
A mensuração e análise dos custos da qualidade pode levar ao estabelecimento de projetos de melhoria. Esses processos devem dar como resultados: melhoria de processo e viabilidade econômica.
Melhoria de processo: significa que o projeto a ser realizado leva o processo estudado a um nível melhor de desempenho, seja de qualidade ou de produtividade. 
Viabilidade econômica: significa que o investimento somente é viável se remunerar adequadamente o capital investido, ou seja, os benefícios devem ser maiores que os custos.
Para analisar a viabilidade econômica do projeto de investimento, devemos analisar vários projetos, que podem ser divididos em dois grupos: Critérios científicos e empíricos.
Ao calcular os ganhos e as perdas de um projeto, deve-se levar em conta que investir em um projeto acarreta na não capitalização do capital aplicado, portanto, é necessário calcular as estimativas de ganho em cima do rendimento que o mesmo capital iria gerar, caso estivesse aplicado em uma intituição financeira.
 Abordagem Financeira da qualidade é o retorno que uma determinada melhoria trará a sua empresa e o quanto isto afetará sua produção, desperdícios de materiais e lucro final que obterá, além de satisfação do cliente e diversos outros pontos positivos !!!
RESUMO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais