A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Técnicas de Seleção Exercícios

Pré-visualização | Página 1 de 8

Técnicas de Seleção Exercícios
	1a Questão (Ref.: 201401354825)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Existem diversas definições para Seleção de Pessoas. Quanto à definição de Seleção de Pessoas é correto afirmar, exceto:
		
	 
	a seleção de recursos humanos visa manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização
	
	a seleção visa à adequação das competências individuais da pessoa às competências organizacionais desejadas pela empresa.
	 
	é o processo de obtenção e uso das informações a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego.
	
	é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as condições de mercado.
	
	a seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização, aquelas que apresentam as características desejadas por esta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401578079)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, assegurou diversas garantias constitucionais e dentre as quais o acesso ao trabalho digno, que por si só, é um direito do cidadão e, por conseguinte, representa a principal forma de inserção do indivíduo na sociedade, pois, é através da remuneração do trabalho, que a maioria das pessoas aufere sua renda e adquire reconhecimento social. Por sua vez, quais são os desequilíbrios do mercado de trabalho ora vivenciados em nosso país?
		
	
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e aumento de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e diminuição de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada de disponibilidade de emprego e aumento de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	 
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e escassez de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	 
	Oferta > procura acentuada de disponibilidade de emprego e escassez de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e diminuição de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e diminuição de candidatos e Oferta < procura aumento de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401875497)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Entende-se por Mercado de Trabalho:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A busca constante de profissionais por oportunidades no mercado de trabalho.
	
	Um local onde existe um aglomerado de empresas.
	
	A procura incessante das organizações por profissionais capacitados.
	 
	A relação entre oferta e procura, onde por um lado existem oportunidades de emprego oferecidas pelas organizações e, por outro, profissionais em busca de desafios condizentes com seu perfil de competências.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401578082)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Lazzareschi, Noêmia (2010), o apagão de mão de obra não advém da carência de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho, mas, da falta de empregabilidade de sua grande maioria. Em decorrência dos ensinamentos da emérita autora, aponte as consequências para as organizações em relação a escassez da oferta de emprego?
		
	 
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais rígidos e rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	Baixos investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, moderados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais baixas em relação à sua própria política salarial, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	 
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos humanos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401578078)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos idos de 1976 Drucker, Peter Ferdinand utilizava a expressão ¿Era de Descontinuidade¿ para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas. O mundo em que vivemos, é inconstante e turbulento, onde as mudanças são uma constante, tal como, o período relatado pelo emérito referencial teórico. Assim sendo, quais são os aspectos importantes do mercado de trabalho nos tempos atuais?
		
	
	Dimensão de produção, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	 
	Dimensão de planejamento, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	
	Dimensão de custo, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	 
	Dimensão de espaço, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	
	Dimensão de produtividade, dimensão de tempo e época e dimensão de oferta e procura.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401885717)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Numa organização as competências que garantem a sua competitividade, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes, e que estão correlacionadas aos seus valores, são denominadas de competências:
		
	
	Estratégicas
	
	Funcionais
	 
	Organizacionais
	
	Operacionais
	
	Técnicas
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401538799)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O ditado popular ¿em terra de cego, quem tem um olho é rei¿ já não faz mais sentido para falar da relação entre os profissionais e as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Hoje, não basta qualificação, é preciso enxergar longe, ter uma visão de horizonte e estar atento à crescente internacionalização das empresas. Profissionais e estudantes precisam focar não apenas em desenvolver habilidades específicas na área escolhida, mas em ir além na formação acadêmica e profissional e, por conseguinte, é fator de suma importância para conquistar o cargo é a necessidade de ter o domínio de um segundo idioma. Diante da situação descrita, a requisição de pessoal deve reunir informações relacionadas a conhecimentos e habilidades (formação desejada) do futuro ocupante do cargo, contemplando, em especial as:
		
	
	Elementares: coerência entre a fala e a postura do candidato e, também,