Buscar

AULA 8 SOCORROS E URGENCIAS EM ATIVIDADES FÍSICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCORROS E URGENCIAS EM ATIVIDADES FÍSICAS
AULA 8
 LESÕES TRAUMÁTICAS MUSCULOESQUELÉTICAS
Entorses
A lesão traumática musculoesquelética do tipo entorse nada mais é que uma lesão traumática articular envolvendo partes moles (ligamentos, tendões, bolsa sinovial). Há um deslocamento momentâneo dos contatos das superfícies articulares, devido a uma força externa de caráter súbito, ocasionando uma torção na área anatômica afetada além do seu arco ou amplitude normal de movimento.
A lesão do tipo aguda é aquela que ocorre naquele exato momento e pela primeira vez, podendo envolver toda a área osteomioarticular. Ela requer atendimento rápido e eficiente por parte de nós profissionais da área da saúde.
Pode ocorrer, com isso, um estiramento ligamentar ou no tendão, acima do padrão de normalidade, sofrendo uma ruptura microscópica, parcial ou total dessas estruturas microarticulares.
Sintomatologia
Em sua maioria, as entorses podem produzir dor localizada aguda, sendo o primeiro e principal sintoma relatado pelo indivíduo e que ocorre em todos os casos. Além deste sintoma, edema (inchaço), deformidade articular momentânea (aguda) e incapacidade de movimentação. 
O tornozelo e o joelho costumam ser as articulações mais suscetíveis à entorse.
Atendimento de emergência nas entorses
Para o atendimento de emergência para as lesões traumáticas musculoesqueléticas do tipo entorse, utilizamos o procedimento de:
REOUSO
GELO
COMPRESSÃO
ELEVAÇÃO DO LOCAL AFETADO
Distensões
Geralmente as distensões, também conhecidas como estiramentos, ocorrem devido a uma força externa excessiva, alongamento ou amplitude de movimento exagerado, ou esforço muscular acima do seu padrão de normalidade. A parte anatômica lesionada (que normalmente é a área muscular do indivíduo) não aguenta a sobrecarga, forçando a área além da sua capacidade anatomofuncional normal. 
Nossa musculatura estriada esquelética possui uma capacidade elástica limitada, e quando este limite é ultrapassado pelo indivíduo, ocorre a lesão.
SINTOMATOLOGIA
Os sintomas presentes nas distensões são: edema agudo, dor aguda localizada; muitas vezes perda de função (movimentação anatômica); equimose (rouxidão local) devido ao extravasamento sanguíneo dos vasos sanguíneos periféricos adjacentes ao local da lesão; e hipersensibilidade ao toque e manuseio do local.
Atendimento de emergência nas distensões
Se seu aluno/paciente acabou de sofrer a lesão traumática, você deve evitar maiores danos à vítima. Verifique, inicialmente, se a vítima se encontra consciente e a aborde, perguntando se ela precisa de ajuda. Caso positivo, verifique o local da lesão, segurando o membro lesionado e evitando que o mesmo sobrecarregue o local ferido, mexendo ou manipulando de forma inadequada. 
O mesmo procedimento do atendimento utilizado para as entorses também pode ser usado para as distensões. Ou seja, repouso, gelo (já que ele reduz a quantidade de sangue no local da lesão); compressão leve no local, evitando o edema e a equimose localizada; e elevação do membro (se possível) para melhorar o retorno venoso, diminuindo toda essa sintomatologia aparente.
Luxações (deslocamentos articulares)
A luxação, também chamada de deslocamento articular, é todo tipo de deslocamento definitivo do contato anatômico das superfícies articulares. Isto é, quando uma força externa intensa incide em uma articulação qualquer do nosso corpo, ocasionando um desvio ou separação definitiva na articulação. Neste caso, os contatos anatômicos das superfícies ósseas não se tocam mais, com perda da movimentação articular.
SINTOMATOLOGIA
A sintomatologia da luxação articular (deslocamentos) se apresenta de forma semelhante aos das fraturas e das entorses, a saber: dor local de forma aguda, calor, rubor, perda de função anatômica, posição fora do padrão anatômico (deformidade articular presente).
Luxações (deslocamentos articulares)
Ao encontrarmos um indivíduo que realizou uma atividade física e sofreu uma luxação articular, devemos atendê-lo da seguinte maneira: abordamos e verificamos o segmento lesionado. Ao visualizarmos a lesão, não devemos movimentar bruscamente, nem tentar colocar no lugar. Isto porque cada pessoa possui um limiar de dor. Além disso, devemos evitar cometer lesões secundárias em manipulações feitas de forma inadequada. 
Devemos estabilizar e imobilizar o membro lesionado até a chegada do serviço de resgate, que levará a vítima imediatamente ao hospital de emergência em ortopedia e traumatologia médica.
ATENDIMENTO DE EMERGENCIA PARA LESÃO TRAUMATICA MUSCULOESQUELETICA DO TIPO LUXAÇÃO (DESLOCAMENTO ARTICULAR DEFINITIVO):
Ao abordar a vítima, verificar seu grau de consciência. Perguntar se alguém presenciou o ocorrido e pedir para contactar o serviço de resgate. Verificar se a vítima consegue deixar o membro lesionado em uma posição mais confortável, para que você possa estabilizá-lo e, se possível, imobilizá-lo, aguardando a chegada do serviço de resgate. Colocar a vítima na ambulância o mais breve possível.

Outros materiais