A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV1 - Análise Orientada a Objetos I

Pré-visualização | Página 1 de 1

1)
A realização bem executada das três primeiras atividades (Análise de Requisitos, Análise e Projeto) de um processo de desenvolvimento é essencial para o sucesso e qualidade do software desenvolvido. O Processo Unificado (PU) foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), fornecendo uma forma sistemática de especificar sistemas de softwares para diferentes domínios e tamanhos de projetos. No PU, as fases de ela­boração e construção ocorrem em ciclos iterativos.
Assinale a alternativa que indica as atividades que são concentradas na fase de "Construção".
Alternativas:
a)
Análise de Requisitos e Análise.
b)
Implementação e Testes.
Alternativa assinalada
c)
Projeto e Implementação.
d)
Análise e Projeto.
e)
Testes e Manutenção.
2)
Segundo Bezerra (2007), pode-se dizer que o termo "paradigma da orientação a objetos" é uma forma de abordar um problema, visualizando um sistema de software como uma coleção de agentes interconectados chamados objetos, sendo cada objeto responsável por realizar tarefas específicas.
Referência: BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Assinale a alternativa correta que define o conceito de "Objeto", conforme o Paradigma Orientado a Objetos.
Alternativas:
a) Um objeto pode ser definido como qualquer coisa concreta ou abstrata com existência no mundo real, com características e comportamento próprio, sendo possível identificá-lo como único. Os objetos são descritos por seus atributos e operações.
Alternativa assinalada
b) Um objeto pode ser definido como a propriedade pela qual uma classe pode herdar características e comportamento de outra, para obter o reaproveitamento dos atributos e operações.
c) Um objeto pode ser definido como os acontecimentos que fazem os objetos mudarem de estado, ou seja, é uma transmissão ou informação unidirecional de um objeto para outro.
d) Um objeto pode ser definido como o ato de reunir em uma estrutura chamada classe, as suas características e os seus comportamentos, permitindo que uma classe proteja a integridade de suas partes.
e) Um objeto pode ser definido como a habilidade mental que permite aos seres humanos visualizarem os problemas do mundo real com vários graus de detalhe, representando-o em uma estrutura lógica. 
3) O Processo Unificado (PU) foi criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), fornecendo uma forma sistemática de especificar sistemas de softwares para diferentes domínios e tamanhos de projetos.
Assinale a alternativa correta que descreve o objetivo da fase de "Elaboração" do PU:
Alternativas:
a) Define-se a ideia geral do negócio do sistema e a delimitação do escopo do projeto, para obter um desenvolvimento bem fundamentado nos requisitos do usuário.
b) Concentra-se na implementação e testes das funcionalidades, através do desenvolvimento iterativo e incremental do sistema.
c) Define-se como o sistema será construído a partir da definição dos requisitos do sistema, estabelecendo a arquitetura e mecanismos para especificar o sistema.
Alternativa assinalada
d) Define-se a infraestrutura necessárias para o desenvolvimento do sistema e os procedimentos técnicos referentes ao método, técnicas, tecnologias e ferramentas a serem adotadas.
e) Concentra-se na especificação da modelagem organizacional, identificando os processos de negócio, adequando o projeto de acordo com as tecnologias que serão adotadas para o desenvolvimento do software.
4) Um Analista de Sistemas é um profissional essencial em qualquer projeto de desenvolvimento de sistemas. O Analista de Sistemas, na atividade de Análise de Requisitos, deve identificar, definir e especificar os requisitos funcionais e não-funcionais do sistema. Um _____________________ representa um serviço ou uma funcionalidade que o sistema deve fornecer para atender uma necessidade do usuário. Um _____________________ representa restrições que o software deve atender ou qualidades específicas que o software deve ter.
Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas acima:
Alternativas:
a) Requisito funcional. Requisito funcional.
b) Requisito não-funcional. Requisito não-funcional.
c) Requisito funcional. Requisito não-funcional.
Alternativa assinalada
d) Requisito não-funcional. Requisito funcional.
e) Requisito não-funcional. Requisito transacional.
5)
A orientação a objetos é uma maneira natural de entender e refletir sobre o mundo; essa naturalidade é transposta para a escrita de programas de computador por meio das técnicas de Programação Orientada a Objetos (POO).
Assinale a alternativa correta que indica o nome do conceito do POO correspondente a seguinte definição "representa a propriedade pela qual uma classe pode herdar características e comportamento de uma outra classe, para obter o reaproveitamento dos atributos e operações".
Alternativas:
a)
Objeto.
b)
Generalização.
Alternativa assinalada
c)
Evento.
d)
Estado.
e)
Encapsulamento.