Buscar

Trabalho sobre Demonstração do Valor Adicionado DVA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS
Naiara Menezes Santos - (285758)
Tiago C.Correia (513517)
David B.D.Santos (566831)
Demonstração do Valor Adicionado - DVA 
Belo Horizonte
2º sem.2018
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS
Naiara Menezes Santos - (285758)
Tiago C.Correia (513517)
David B.D.Santos (566831)
Demonstração do Valor Adicionado - DVA
Projeto de pesquisa sobre a Demonstração do Valor Adicionado - DVA, apresentado à disciplina de Contabilidade Avançada do curso de Ciências Contábeis para obtenção de créditos no curso de graduação à distância da Faculdade FEAD/MG.
Professor: Gustavo Bastos
Belo Horizonte
2º sem.2018
Sumário
4INTRODUÇÃO	�
5LEGISLAÇÃO	�
5CONCEITO	�
5FORMA DE ELABORAÇÃO	�
6ESTRUTURA DE ELABORAÇÃO E MODELO	�
7EXEMPLO PRÁTICO DA APLICAÇÃO	�
9CONCLUSÃO	�
10REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
	A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo contábil que tem por finalidade evidenciar a riqueza que foi gerada pela companhia em um período de tempo e a forma como ela foi distribuída entre diversos setores envolvidos no processo.
	 A DVA pode ser usada para medir a eficiência da empresa na transformação dos recursos em riqueza, além de que a análise desse relatório também é útil para avaliar de que forma a organização contribui para a sociedade na qual se insere.
Esse documento também serve de base para que sindicatos façam comparações, entre empresas de um mesmo segmento, dos valores destinados aos trabalhadores e da evolução da remuneração, além de ajudar os governos a entenderem de que forma cada categoria contribui para a receita tributária do país.
	Abaixo veremos como é feita sua elaboração e também demonstraremos um exemplo prático e real de sua aplicação em uma Multinacional.�
LEGISLAÇÃO
Base Legal: A Lei 6.404/76 após a publicação da lei 11.638/07 passou a ter nova redação no Art.176 o que trata sobre as demonstrações financeiras a serem elaboradas com base na escrituração contábil. 
Entre as demais alterações houve a inclusão da Demonstração do Valor Adicionado – DVA na relação de demonstrações financeiras das companhias abertas.
Obrigação de elaboração: A legislação apresenta como obrigada a elaborar a DVA apenas Companhias (S/A). Contudo para as demais sociedades, orienta-se que se elabore essa demonstração mesmo que para apenas fins gerenciais.
A DVA deverá ser elaborada de forma anual ao final de cada período, junto com as demais demonstrações contábeis.
As companhias Abertas ou Fechadas S/A são obrigadas a elaboras e publicar suas demonstrações, inclusive a DVA.
CONCEITO
Segundo o Pronunciamento técnico CPC 09 a DVA representa a riqueza criada pela, de forme geral medida pela diferença entre o valor da venda de insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferidos para a entidade.
As informações disponibilizadas nessa demonstração são importantes para: 
Auxiliar no cálculo do PIB e dos indicadores Sociais;
Permitir a análise do desemprenho econômico da empresa;
Analisar a capacidade de geração de valor e a forma de distribuição das riquezas de cada empresa;
Fornecer informações sobre os benefícios obtidos por cada fator de produção;
Auxiliar a empresa a informar sua contribuição na formação da riqueza da região, estado, país que se encontra instalada.
FORMA DE ELABORAÇÃO
Para atender aos requisitos estabelecidos na CPC 09 e na legislação societária a DVA deverá ser elaborada conforme abaixo:
Elaborada conforme o princípio contábil da competência;
Ser consistente com a demonstração do resultado e conciliada em registros auxiliares mantidos pela entidade;
Ser elaborada com base nas demonstrações consolidadas, e não pelo somatório das demonstrações do valor adicionado individuais;
Incluir a participação dos acionistas não controladores no componente relativo a distribuição do valor adicionado;
Ser objeto de revisão ou auditoria se a entidade possuir auditores externos independentes que auditem suas demonstrações contábeis. 
Ser apresentada de forma comparativa (período atual e anterior);
ESTRUTURA DE ELABORAÇÃO E MODELO
O modelo básico da DVA organiza as contas da seguinte forma:
EXEMPLO PRÁTICO DA APLICAÇÃO
Selecionamos a empresa ArcelorMittal Brasil S/A para demonstrar como é realizado o lançamento e a publicação da DVA em uma companhia de grande porte.
Nota Explicativa: s. DVA Essa demonstração tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela Companhia e sua distribuição durante determinado período e é apresentada pela Companhia, como parte de suas demonstrações financeiras, mas não é uma demonstração prevista nem obrigatória conforme as IFRSs. A DVA foi preparada com base em informações obtidas dos registros contábeis que servem de base de preparação das demonstrações financeiras e seguindo as disposições contidas no CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado. Em sua primeira parte apresenta a riqueza criada pela Companhia, representada pelas receitas (receita bruta das vendas, incluindo os tributos incidentes sobre ela, as outras receitas e os efeitos da provisão para créditos de liquidação duvidosa), pelos insumos adquiridos de terceiros (custo das vendas e aquisições de materiais, energia e serviços de terceiros, incluindo os tributos incluídos no momento da aquisição, os efeitos das perdas e da recuperação de valores ativos e a depreciação e amortização) e pelo valor adicionado recebido de terceiros (participação nos lucros de coligadas, controladas e empreendimentos controlados em conjunto, receitas financeiras e outras receitas). A segunda parte da DVA apresenta a distribuição da riqueza entre pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios.
Outros assuntos: Demonstrações do valor adicionado: As demonstrações individual e consolidada do valor adicionado (“DVA”) referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2017, elaboradas sob a responsabilidade da Administração da Companhia, cuja apresentação é requerida pela legislação societária brasileira para companhias abertas, e apresentadas como informação suplementar para fins de IFRS, foram submetidas a procedimentos de auditoria executados em conjunto com a auditoria das demonstrações financeiras da Companhia. Para a formação de nossa opinião, avaliamos se essas demonstrações estão conciliadas com as demonstrações financeiras e os registros contábeis, conforme aplicável, e se a sua forma e conteúdo estão de acordo com os critérios definidos no pronunciamento técnico CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado. Em nossa opinião, essas demonstrações do valor adicionado foram adequadamente elaboradas, em todos os aspectos relevantes, segundo os critérios definidos nesse pronunciamento técnico e são consistentes em relação às demonstrações financeiras individuais e consolidadas tomadas em conjunto.
�
CONCLUSÃO
A DVA é um demonstrativo que avalia qual o valor a riqueza gerada durante certo período, e as informações a serem utilizadas para ser feito esse demonstrativo é tirado da contabilidade e da DRE e por incrível que pareça a DVA é bem mais eficaz e concreto que o resultado obtido na DRE.
Através do DVA, podemos obter índices do desempenho na geração de riquezas para a economia, baseado nos fatores de produção de determinada empresa.
Esse demonstrativo vem para mostrar o quanto ela irá utilizar nos setores econômicos, financeiros e sociais. Trazendo e mostrando resultado para os trabalhadores o quanto seu esforço no trabalho obteve resultado ou não. Já para os investidores possibilita mostrar como está a situação da empresa e como está inserida dentro da sociedade, através de tributos recolhidos sobre seu faturamento. 
�
REFERÊNCIAS
ARCELORMITTAL BRASIL. Demonstrações financeiras de 2017. Disponível em: <http://brasil.arcelormittal.com.br/pdf/galeria-midia/relatorios/demonstracoes-financeiras-2017.pdf>.
Acesso em: 16 nov. 2018.
ESSÊNCIA SOBRE A FORMA. Dva - demonstração do valor adicionado (elaboração e análise). Disponível em: <http://www.essenciasobreaforma.com.br/colunistas_base.php?id=4>. Acesso em: 16 nov. 2018.
PORTAL DE CONTABILIDADE. Demonstração do valor adicionado – dva. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/demonstracaodovalor.htm>. Acesso em: 16 nov. 2018.
PORTAL DE CONTABILIDADE. Sumário do pronunciamento técnico cpc 09. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/contabil/cpc09sumario.htm>. Acesso em: 16 nov. 2018.
DICIONÁRIO FINANCEIRO. Demonstração do valor adicionado (dva) . Disponível em: < https://www.dicionariofinanceiro.com/dva/ >. Acesso em: 16 nov. 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais