Buscar

ATPS- Ciências 7° série (4)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro de Educação a Distância
 Universidade Anhanguera - UNIDERP
IDENTIFICAÇÃO
Nome: CARIME FRANCINE FERNANDES RA:4351866382
Nome: LIDIA LUCIA DE OLIVEIRA VIANA RA:4523866325
Nome: ALINE CRISTINA PRADO
RA:4300065116
Ribeirão Preto, 21/03/2015
FUNDAMENTOS e METODOLOGIA de CIÊNCIAS
7° série Pedagogia- Licenciatura 
Tutora Presencial: Joice Emanuele Munhoz Cicilino
Tutor a Distancia: Ma. Maria Clotilde Bastos 
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera -UNIDERP
INTRODUÇÃO
Nossa ATPS de Metodologia de ciências naturais, nos possibitou o entendimento dos PCNs e sua eficácia. Pertencemos a uma sociedade que vê a ciência como algo complexo e futuro, ensinar os conceitos, a beleza e importância da ciência, farão com certeza, com que nossos educandos, contribuam mais e sejam defensores de suas próprias vidas.
Veremos o elo existente da ciência com o social. E como a conscientização pode ajudar a reverter esse quadro, tão doloroso. 
2
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera -UNIDERP
 
3
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências abrangem o contexto de vivência da realidade dos alunos na sociedade atual?
Como o próprio nome diz os Parâmetros Curriculares Nacionais não são regras impostas para dizer o que os professores devem ou não fazer. Muito menos podem ser chamados de proposta curricular ou programa curricular. São isto sim, parâmetros que podem proporcionar subsídios para melhorar a educação, apontando e sugerindo possibilidades de trabalho, levando os profissionais da educação, professores e comunidade escolar a refletir sobre o porquê e para quê ensinar.
Os seres humanos dependem do meio ambiente e seus recursos, o alimento que consumimos vem da terra, dos animais, a água que bebemos vem dos mananciais e rios que nos provem a água doce, isso não é mistério para ninguém.Porem, os PCNs traz para os professores um norte a ser seguido, e juntamente parâmetros dos quais a sociedade pouco conhece. Segundo o documento, o aluno tem a possibilidade de adquirir conhecimento de mundo, que posteriormente, colaboraria para a compreensão e a transformação do indivíduo entendendo assim, que o homem, depende do meio ambiente e de suas reservas naturais.
Mas existe um problema, esta disciplina produz algo temível pelo governo: o senso crítico. Os leigos atribuem a da industrialização e a tecnologia, o grave problema ambiental, mas pouco se fala em educação, em prioridades. 
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
 
4
Qual é a prioridade do MEC hoje? 
Alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. A preocupação com a alfabetização é tanta, que o ensino da sobrevivência do ser humano passa a ser algo secundário. Essa política educacional deveria evidenciar nos exames do governo um avanço significativo ao longo dos anos. Mas, o ENEM de 2014, revelou em sua maioria, um nível baixíssimo no letramento, redações mal elaboradas e sem nexo. As ciências naturais deveriam ser uma prioridade no ensino fundamental e estar em pé de igualdade com a escrita e com o cálculo. Vivemos em uma era, onde a água é um recurso natural escasso, e pouco se fala sobre isso, não estamos formando educandos conscientes de nossa realidade, muitas ideias do plano são boas, mas falta tempo para aprofundar o conhecimento. E essa consciência se faz necessária, pois temos uma visão errônea que os frutos da ciência são colhidos apenas no futuro.
É frustrante ver o descaso do governo com esta disciplina, apresentando um parâmetro utópico, sem tempo e exemplo a ser seguido, falta investimentos em laboratórios nas redes públicas (cerca de 90%), a prioridade de nosso país nunca foi a educação, isso nos faria mais nobres, preocupados com nossa nação, seres humanos mais saudáveis...
No ano de 2014 nosso país parou para prestigiar a copa do mundo, nada era mais importante, a ponto da Rede Bandeirante, por seu principal jornalista como narrador. As olimpíadas já mostra sua força iniciando os preparativos e contínuas reportagens um ano antes de sua realização.Isso demostra o grau de prioridades e preocupações, as quais estamos sujeitos. A nossa sobrevivência está ameaçada, e o único meio para esta conscientização é a escola. Os PCNs só seriam úteis se nós professores pudéssemos adequá-los a vida dos alunos,desfrutar de tempo para ensiná-los, como fazemos com o cálculo e a escrita, se tivéssemos leis que realmente funcionasse, onde os culpados fossem presos. Isso também não acontece, e a razão é muito simples: ficaria o país sem governante?
4
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
5
 
TEXTO REFLEXIVO:
     
  É lamentável o descaso com que os governos vem tratando a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O MEC e as secretarias municipais e estaduais de educação, falam tanto que “o conhecimento é vital para o desenvolvimento e o crescimento econômico”; mas a realidade revela claramente que eles não têm compromisso com os alunos desta modalidade de ensino (EJA).
 Estatísticas comprovam que embora haja um público alvo estimado em cerca de 57 milhões de candidatos para esta modalidade, segundo o INEP (órgão de pesquisa educacionais do MEC), o número de alunos que ingressam nesses estudos vem diminuindo a cada ano letivo. É preciso centrar esforços para tentar elucidar e combater as causas deste disparate na educação. O analfabetismo é de 14,1 milhões no Brasil com pessoas acima de 15 anos, ou seja, 9,7% da população do país, não sabem ler nem escrever. E temos mais de 38 milhões de analfabetos funcionais, que são aqueles que não são capazes de entender um texto mais complexo que um bilhete simples. O governo os trata como fracassados, e não se importar que tantos eleitores não tenham senso crítico, porque se assim fosse, nos vivenciaríamos uma reforma política e tributária, a educação mudaria a sociedade, pois esses 57 milhões de derrotados passariam a lutar e influenciar as camadas estagnadas dessa nação.
Voltando para a realidade, o único objetivo que eles têm, é certificar os alunos e não qualificá-los para o mercado de trabalho. Reduziram muito o tempo de estudo. Passar… passar… é a Ordem e Progresso de gestores não comprometidos com a educação. Qual é o real papel da escola? Emitir certificados? Dizer que com esses diplomas o Brasil diminuiu seu analfabetismo?
 A educação desses programas não promove as pessoas, ao contrário faz com que elas fiquem estagnadas e conformadas, pois sabem das suas deficiências. Durante anos, professores da EJA lutam para que os alunos tenham o direito ao livro didático, como os alunos do diurno. Novamente nos indagamos: Onde está a qualidade?
O mais absurdo é o fechamento de várias escolas no período noturno, sob alegação de que a quantidade de alunos é insuficiente para encher uma sala de aula, e que o gasto com o pessoal, com a energia elétrica e água é muito grande. Depois de tantos escândalos políticos no DF a pergunta é: Qual é o sentido dessa economia? Será que é para encher as bolsas, meias e cuecas daqueles que deveriam zelar pela educação? Será que o estudante que trabalha, paga impostos e é eleitor, não merece uma educação cidadã?
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
6
Imagem 1 
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4 
Descaso com o ser humano,a necessidade daqueles que não tem ajuda!
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
7
TEXTO REFLEXIVO
O ensino sobre ciências naturais e seu aprofundamento é tão importante, que contribui inclusive no combate a ignorância. No documentário “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado produzido em 1989, é de uma rara profundidade que exprime toda a banalização a que foi submetida o ser humano, por mais racional que este seja. Em seu inicio segue pronuncia: Deus não existe. E isso não é ironia, faz sentido. Somos ensinados que
a pobreza é uma determinação divina, que cada um tem seu destino e que essa é a vontade do criador para algumas pessoas, e, não que isso ocorre, devido a uma grave desigualdade social gerada pelo nosso modelo capitalista.
É comum ver nossos governantes ludibriando seus eleitores, culpando a Deus pelos seus erros. Vemos em reportagens líderes políticos atribuindo o problema da crise hídrica a falta de chuva, não passando a população o real motivo do disparate. Falta água por quê? Deus não manda? Não! Somos testemunhas queno período das chuvas, milhares de pessoas são mortas pelas enchentes em diversos estados brasileiros, isso se da a problemas ambientais e sociais ignorados pelo governo. Tão ignorado que todos os anos após a morte de milhares de pessoas nos morros do Rio de Janeiro e São Paulo, temos no mês seguinte a festa milionária do carnaval, passando a imagem de um país em festa. 
Não há respeito com nosso meio ambiente, a mídia relata imagens de rios poluídos pela população, mas não mostra o abandono do governo, que não implementa medidas de coleta seletiva em todo o país, financiando programas que geram sustentabilidade aos cidadãos. É simples, podemos nos perguntar: por que o exemplo de cidades modelo como Curitiba não pode ser expandido, se somos todos brasileiros? Isso não acontece, porque limpeza e futuro sustentável além de caro, não dá voto!
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
8
 
É muito mais cômodo e barato por em prática o racionamento, do que ensinar a população a prevenção e adotar medidas financeiras que combatam essa irresponsabilidade política. Ao analisarmos a história do dinheiro, percebemos a decadência que submetemos a nós mesmos, um verdadeiro paradoxo, onde a criatura se tornou maior que seu criador. Algo tão tenebroso, que o que passa a diferenciar o homem dos animais não é mais o fato de ter um telencé falo altamente desenvolvido, um polegar opositor e ser livre, mas sim a condição monetária que ambos se encontram. No modelo capitalista, os animais são tratados como herdeiros de seus donos até o abate, e o pobre com todo o potencial supracitado, não sendo lucrativo precisa fugir do descaso e abandono, construindo suas casas em áreas de risco, diferente dos animais, vão conscientes que poderiam ter um abate doloroso...
Não vemos animais produtores jogados na calçada como mendigos, sem ter um cidadão que se interesse por eles. Mas vemos constantemente seres humanos serem excluídos como um tomate no lixo, sem valor de revenda.
Será que estamos desconhecendo nossas raízes? Não, somente somos ensinados que o valor está no lucro, e solidariedade, na maioria das vezes, é sinônimo de gasto, e isso diminuirá a nós mesmos, nosso patrimônio. Dividir nossa renda com os pobres, só é possível se tiver um retorno lucrativo, como o abatimento de impostos por exemplo. Afinal prestígio social, não é ser nobre e generoso e sim ter um “$obre nome” próspero...
Mas o fato é que, seres humanos e animais todos estão na berlinda. Enquanto o meio ambiente e sustentabilidade forem sinônimos de gastos e investimentos, será vista como algo passivo. Enquanto a Amazônia for algo rentável, o desmatamento e suas causas serão culpa de Deus!
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
9
Televisão
Pensamos na inclusão da televisão como acessório de multimídia em sala de aula
Para nos auxiliar e transformar as aulas fazendo com que as mesma se tornem, atrativas, interessantes
E lúdicas, prendendo a atenção das crianças e motivando-as a interagir nas aulas e a prestar atenção
Nos filmes, comerciais, documentários etc., demonstrando assim o ensino social, que posemos aprender
Em qualquer lugar e em qualquer meio de comunicação.
Estratégia Didática
Tema: Assistir e aprender
Objetivo: De maneira lúdica, mostrar as crianças a importância da preservação do meio ambiente, o respeito as diferenças, a aprender com diferentes meios de ensino, ajudar a identificar os problemas
Enfrentados pelo meio em que vivemos.
Materiais: Televisão, aparelho DVD e o DVD dos filmes MADAGASCAR e A ERA DO GELO.
Motivação: Esses filmes são uma das preferências infantis. Observando atentamente essa histórias
pudemos perceber a importância da preservação ambiental. As personagens são animais falantes que
interagem muito com o publico infantil as histórias contidas revelam: As ações impensadas do homem no
meio ambiente e as reações que o mesmo sofre, além de mostrar o convívio social de animaizinhos de 11 espécies diferentes que vivem em harmonia respeitando suas diferenças e ajudando uns aos outros.
Avaliação: Abordaremos o que as crianças entenderam dos filmes e as reflexões em suas atitudes diante
meio ambiente.
Nosso público alvo será de crianças de 06 a 09 anos para que criemos nessas crianças a conscientização
necessária para um futuro melhor para todos.
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
10
Computador
Nos últimos anos, têm-se falado muito no uso do computador, a tecnologia da informática tem se tornado tão presente em nosso cotidiano que o uso o computador tem adquirido importância cada vez maior no dia-a-dia das escolas e no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. A introdução do computador nas escolas deve vir acompanhada de mudanças adequadas na orientação pedagógica da educação, sem que o computador torne-se apenas mais uma sofisticação tecnológica, que faz parecer que a escola tornou se mais moderna, mas que não traz nenhum beneficio para a educação.
Com a chegada do computador na educação, a tecnologia ficou conhecida como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino, conseqüentemente os softwares que foram surgindo não passavam de versões computadorizadas do que acontecia em sala de aula. A primeira aplicação pedagógica do computador foi planejada para que fosse usado como uma máquina de ensinar skineriana e empregava o conceito de instrução programada, onde o software é o detentor do conhecimento .
Imagem 1
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
11
Cinema
A metodologia consistiu nas seguintes etapas: - Realizar pesquisa bibliográfica na literatura sobre o tema visão de Ciências e cientistas por estudantes de ensino médio, fundamental e infantil e utilização de filmes na sala de aula de Ciências; - Elaborar uma metodologia de análise fílmica, definindo elementos narrativos do audiovisual que se adéqüe à problemática da visão de ciência e cientistas em filmes comerciais; - Analisar filmes comerciais sobre o tema de acordo com a metodologia adaptada; 
Imagem 2
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
12
Mídia Impressa
Tratar de assuntos que aproximem a realidade dos alunos pode se tornar uma ferramenta importante para deixar as aulas dinâmicas e atrativas. Sabe-se da forte influencia da mídia na vida cotidiana, seja através de revistas, propagandas, telejornais, novelas entre outros. Assim, a utilização desses recursos aparece como um bom aliado no processo ensino-aprendizagem, na medida em que permite ao professor ajudar seus alunos a transpor, de uma maneira satisfatória, os muros escolares permitindo que eles possam relacionar a funcionalidade e aplicação de determinados assuntos. Dentre esses destacamos aqui questões relacionadas ao meio ambiente que têm sido cada vez mais freqüentes nos meios de comunicação.
Imagem 3
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
13
Experimentação:A importância da experimentação durante as aulas, não apenas por despertar o interesse pela Ciência nos alunos, mas também por inúmeras outras razões deve ser de conhecimento de todos os professores da área.
Atividade Lúdica: De acordo com as diretrizes curriculares de ciências para o ensino fundamental, o trabalho com a perspectiva lúdica precisa ser considerado nas estratégias de ensino, independentemente da série e da faixa etária do estudante, adequando encaminhamento, linguagem e recursos utilizados
como apoio.
Informática: O ensino de Ciências deve ser pensado dentro de uma proposta crítica e articulada com a prática social dos indivíduos, nesse sentido, é preciso que o educador saiba valer-se dos recursos que o computador oferece e que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos propostos foram alcançados utilizando uma abordagem crítica em relação ao meio ambiente, fazendo com que os alunos compreendessem o homem como parte da natureza, que a produz e reproduz de acordo com suas necessidades e interesses.
 REFLEXÃO
Ao nos aprofundar no fundamento do ensino da ciência no que diz respeito à aprendizagem e as,características do fazer científicos que procura explicações sistemáticas para os fatos provenientes de observações e de experimentos além de se tratar de um progresso social.
Através desta ATPS de ensino e fundamentos de ciências, tivemos contato com os parâmetros curriculares nacionais de ciências naturais, onde observamos as diversas mudanças no ensino e nas teorias do que se deviam ser ensinados, no decorrer dos anos. Ficou evidente após a nossa pesquisa que o ensino da ciência não se resume apenas em observar, plantas, animais, etc. E sim todo o ambiente que nos rodeia, a sociedade, história novas descobertas e o uso das tecnologias.
Ao falarmos do convívio social no ensino da ciência, não poderíamos deixar de falar da desigualdade social, a pobreza, a riqueza, as dificuldades enfrentadas nas classes menos favorecidas.
Concluímos que temos vários materiais, para investir na educação científica, podemos usar os meios naturais sociais e lúdicos para atrair e prender a atenção de nossos alunos.
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
14
Referencias Bibliográficas:
https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPpXJZCo0ZJ3Vmnodv_C36RlvLq_R2ARLCdEZcmSVvVESVS2MaAcesso em: 14 de mar de 2015.
https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRihGhe00aAuZ4x6dLofa4sAIrXpJ_MRA_OnyX_GTLn-5DvQ_BoAcesso em: 14 de mar de 2015.
https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRtGAB1xwJiYPSWJt00CSJxVFbqmo0qN7SMRpm74CYYxudtJeCwqwAcesso em: 14 de mar de 2015.
https://encryptedtbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTnRNNl_WLGaI0selYFij7a2JobXzz63Viih-Rlh9t2t2-o54GO0gAcesso em: 14 de mar de 2015.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf Acesso em: 14 de mar de 2015.
BUMBANDO. Direção: Coletivo Cinema para todos, Rio de Janeiro. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uzF-oo7kmkEAcesso em: 14 de mar de 2015.
ILHA das flores. Direção: Jorge Furtado, 1989. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28Acesso em: 14 de mar de 2015.
Imagem 1,2,3e 4 
Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera - UNIDERP
15
http://www.suapesquisa.com/geografia/desmatamento_floresta_amazonica.htm Acesso em: 14 de mar de 2015.
http://blogdoparrini.blogspot.com.br/2014/12/bomba-corrupcao-no-bndes-pode-ser-7.html Acesso em: 14 de mar de 2015.
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0173.html Acesso em: 14 de mar de 2015.
Imagens 1,2 e 3
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+computador+em+desenho&biw=1366&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wDYYVavCAYqwsASs7IHQCw&ved=0CBwQsAQ Acesso em: 27 de mar de 2015
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+computador+em+desenho&biw=1366&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wDYYVavCAYqwsASs7IHQCw&ved=0CBwQsAQ#tbm=isch&q=imagens+de+cinema Acesso em: 27 de mar de 2015
https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+computador+em+desenho&biw=1366&bih=677&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wDYYVavCAYqwsASs7IHQCw&ved=0CBwQsAQ#tbm=isch&q=imagens+de+midia+imprensa Acesso em: 27 de mar de 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais