Buscar

insuficiencia cardiaca congestiva

Prévia do material em texto

GEOCI MARI IPARRAGUIRRE MARTINS RODRIGUES
 
 TRABALHO FISIOLOGIA
 FISIOLOGIA DA INSUFICIENCIA CARDIO CONGESTIVA 
 
 
 
 TRAMANDAI 03 ABRIL 2015
 
 GEOCI MARI IPARRAGUIRRE MARTINS RODRIGUES
 
 TRABALHO FISIOLOGIA
 
 FISIOLOGIA DA INSUFICIENCIA CARDIO CONGESTIVA 
 
 
 TRAMANDAI 03 ABRIL 2015
Insuficiência cardíaca congestiva (ICC), também conhecida como insuficiência ventricular esquerda ou somente insuficiência cardíaca, é uma condição fisiopatológica na qual o coração  encontra-se incapacitado de bombear sangue a uma taxa ideal para atender às necessidades dos tecidos metabolizadores. Quando esta condição ocorre, há uma diminuição na taxa de envio de sangue para o organismo, com consequente redução da oxigenação dos tecidos, causando falhas em diversos processos do organismo, como deficiente remoção de água, sal e impurezas da corrente sanguínea. A sobrecarga do coração faz com que o mesmo acelere seus batimentos na tentativa de compensar a falta de oxigênio tecidual. Como resultado, ocorre edemaciação, dos vasos sanguíneos, ocorrendo alteração do equilíbrio entre os líquidos intra e extravascular, com consequente migração do líquido intravascular para os tecidos circunjacentes. Este último, juntamente com a diminuição do fluxo sanguíneo contínuo e o fluxo reverso de sangue são os principais fatores causadores do edema pulmonar e da edemaciação dos membros inferiores e região abdominal que comumente acompanham da ICC.
 
Exames de diagnóstico
 1-A FREQUÊNCIA CARDÍACA geralmente aumentada (acima de 100 bpm).
 2-NOS PULSOS PERIFÉRICOS devem ser observados: frequência, ritmicidade e amplitude. O pulso alternante (diminuição da amplitude do pulso na inspiração), expressa uma disfunção cardíaca muito grave ou derrame pericárdico.
 3-A TERCEIRA BULHA é uma bulha acessória, de baixa frequência, logo após a segunda bulha. Está associada à disfunção ventricular diastólica.
4- A QUARTA BULHA é uma bulha acessória telediastólica ou pré-sistólica, de baixa frequência, e tem o mesmo significado da terceira bulha (disfunção diastólica), mas ocorre com a contração atrial, e por isso, está ausente na fibrilação atrial.
 O ECOCARDIOGRAMA, também chamado de eco cardiografia, trata-se de um meio de diagnóstico não invasivo, utilizado para determinadas patologias cardíacas. Este exame utiliza ondas de ultrassom para criar imagens do coração, fornecendo ao médico detalhes sobre o mesmo, como tamanho, forma e modo como as válvulas e câmaras estão trabalhando. Além disso, o eco cardiograma também é capaz de identificar se alguma área do músculo cardíaco não está funcionando adequadamente, em decorrência do baixo fluxo sanguíneo ou lesão resultante de ataques cardíacos prévios. 
 RAIO-X DO TÓRAX é método não invasivo que checa o tamanho do coração (cardiomegalia,) a qual é um forte indicador de IC, e possíveis edemas pulmonares causados pela ICC. 
 IONOGRAMA é um exame que pode ser realizado com amostras de sangue ou urina. No caso de pacientes com IC devem ser dosados principalmente os íons Na, K e Cl e sempre que necessário. O cloro é o ânion de maior concentração no meio extracelular, ele mantém a neutralidade eletroquímica do líquido extracelular, incluindo o plasma. É importante checar se suas concentrações não estão muito baixas ou altas, ou seja, alterando a homeostase do organismo. O sódio é a principal partícula osmótica do meio extracelular. Também mantém o equilíbrio osmótico e eletro neutralidade. Baixas concentrações de sódio (hiponatremia) podem indicar quadros de IC, pois o Na está diretamente relacionado com o processo de geração de potenciais de ação que vão levar a contração dos músculos cardíacos.
 Já o potássio é o cátion de maior concentração no líquido intracelular. Também está relacionado à atividade muscular, assim como sódio.
 HEMOGRAMA é um exame clínico importante, pois algumas doenças que causa ou precipitam insuficiência cárdica produzem alterações do hemograma. Um exemplo são as quantidades de hemácias.
 A ICC pode causar edemas pulmonares, fazendo com que o número de hemácias no sangue diminua, sendo assim visualizado no hemograma.
 GASOMETRIA consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O2 e CO2 em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro. Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a natureza da amostra para uma interpretação correta dos resultados. A PO2 assim como a diferença alvéolo capilar pode estar alterada pelo edema pulmonar e a acidimia é um importante fator inotrópico negativo, ou seja, reduz o debito cardíaco, a ser corrigido. 
 ELETROCARDIOGRAMA (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Para diagnósticos de IC esse exame não apresenta alterações especificas, mas é útil no diagnostico de arritmias associadas, na identificação de doenças isquêmicas, de infarto anterior e de hipertrófica ventricular esquerda.
 TERMOS IMPORTANTES EDEMA refere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extracelular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular(inflamações) e diminuição da drenagem linfática.
 É constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma e sua composição varia conforme a causa do edema. Quando o líquido se acumula no corpo inteiro diz-se que é um edema generalizado.
 CARDIOMEGALIA é o crescimento do tamanho do coração em proporções anormais. Esta doença pode ter surgimento com a hipertensão arterial, doenças coronarianas, e geralmente está ligada à doença de chagas. Pode produzir, insuficiência cardíaca ou qualquer outra cardiopatia associada.
 MIOCARDIOPATIA DILATADA – Nesta forma de miocardiopatia, o músculo cardíaco lesado distende-se excessivamente, o coração aumenta de tamanho e perde a sua capacidade para bombear o sangue eficazmente, conduzindo, em última análise, a uma insuficiência cardíaca.
 MIOCARDIOPATIA HIPERTRÓFICA – Nesta forma de miocardiopatia, a parede muscular do coração aumenta anormalmente de espessura e o músculo cardíaco não consegue relaxar normalmente durante a fase de enchimento. Em determinados tipos de miocardiopatia hipertrófica, o músculo pode tornar-se tão espessado que pode bloquear o fluxo de sangue para fora do coração. 
MIOCARDIOPATIA RESTRITIVA – Nesta forma de miocardiopatia, as paredes musculares do coração tornam-se tão rígidas que o coração não consegue encher apropriadamente.
 NATREMIA é como é chamada a concentração plasmática de sódio 
HIPOXEMIA é a baixa (hipo) concentração de oxigênio no sangue arterial. 
SATURIMETRIA saturação do sangue com oxigênio. O INOTROPISMO E 
CRONOTROPISMO representam força de contração e a frequência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica. Assim, tem-se que, quando o desempenho é maior do que o previsto, o inotropismo ou o cronotropismo é positivo e, quando menor, negativo.
A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica caracterizada pelo desempenho cardíaco inadequado sobre condições de trabalho existentes. Em outras palavras, o coração mostra-se incapaz de bombear sangue suficiente para suprir as necessidadesmetabólicas do corpo. A condição pode ser avaliada em termos simples, seja como uma anormalidade primária do músculo cardíaco de modo que o coração não possa enfrentar até mesmo uma carga razoável de trabalho (por exemplo, uma cardiomiopatia dilatada primária) ou uma carga excessiva de trabalho que não possa ser cumprida mesmo por um miocárdio intrinsecamente normal (por exemplo, um grande defeito ventricular septal). Ela pode até mesmo resultar de uma combinação das duas situações. O coração e o corpo tentam se adaptar a esse conjunto de circunstâncias por diversos meios, inclusive dilatação e hipertrofia cardíacas. A congestão venosa sistêmica e pulmonar se instala, produzindo os sintomas e sinais clínicos primários que, em conglomeração, são intitulados insuficiência cardíaca congestiva.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes