Buscar

Aula_1_MÚSCULOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CINESIOLOGIA
URCAMP
Porf.ª Msc. Débora Bonesso Andriollo
TIPOS DE MÚSCULOS
Função: são geradores de força interna que convertem energia armazenada quimicamente em trabalho mecânico. 
Encontrados no corpo 3 tipos diferentes de tecido contrátil com certas características semelhantes.
FUNÇÕES DOS MÚSCULOS
Produzir movimento: o movimento é criado a medida que as ações geram tensão, que é transferida para o osso. Os movimentos resultantes são necessários para locomoção e outras manipulações segmentares.
Manter Posturas e Posições: as ações musculares de menor magnitude são utilizadas para manter posturas. Essa atividade muscular é contínua e resulta em pequenos ajustes na medida em que a cabeça é mantida na posição ou o peso corporal é equilibrado sobre os pés.
FUNÇÕES DOS MÚSCULOS
Estabilizar articulações: as ações musculares também contribuem significativamente para a estabilidade articular. As tensões musculares são geradas e aplicadas nas articulações por meio dos tendões, provendo estabilidade às partes da articulação por onde elas cruzam.
TIPOS DE MÚSCULOS
Os 3 tecidos são afetados pelo mesmo tipo de estímulo:
1) Produzem um potencial de ação logo após a estimulação;
2) Possuem a capacidade de contrair-se, com a força de contração (dentro de limites fisiológicos) dependendo de seu comprimento inicial e da velocidade de contração;
3) Têm a capacidade de manter o tônus muscular; 
TIPOS DE MÚSCULOS
Os 3 tecidos são afetados pelo mesmo tipo de estímulo:
4) Se atrofiam em decorrência de circulação inadequada;
5) E se hipertrofiam em resposta a certos tipos de treinamento e sobrecarga. 
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS
* Quanto à situação:
Esqueléticos: são profundos, se inserem nos ossos. 
- Cutâneos: são superficiais, estão por fora da fáscia. Observados apenas na cabeça e no pescoço.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS
* Quanto à estrutura: os músculos são constituídos por fibras musculares que podem ser:
- Estriadas: possuem estriações transversais, entram na constituição dos músculos que se movimentam de acordo com a nossa vontade. São por isso voluntárias. Possuem contração rápida.
- Cardíacas: fibras musculares estriadas, porém com contração involuntária.
- Lisas: contraem-se lentamente e funcionam independente da nossa vontade, são involuntárias. São encontradas nas paredes dos vasos e órgãos.
TIPOS DE MÚSCULOS
Em outros aspectos mostram acentuadas diferenças:
MÚSCULO LISO: ou involuntário, forma as paredes das vísceras ocas, como estômago e bexiga, e as paredes dos vários sistemas de tubos, como os sistemas circulatório, digestivo, respiratório e urogentital. Estas células musculares não tem estriações e apresentam apenas um núcleo. O músculo liso contém receptores para dor, mas não proprioceptores. Em comparação com o músculo esquelético, exibe um tempo de contração mais lento, maior estensibilidade, o potencial para uma contração mais continuada e ritimica, maior sensibilidade a estímulos térmicos e químicos e uma cronaxia (tempo fisiológico característico da excitabilidade dos músculos, em determinadas condições) mais longa.
TIPOS DE MÚSCULOS
MÚSCULO CARDÍACO: tem semelhanças estruturais e funcionais com os músculos esquelético e liso. Os aspectos mais típicos das fibras são seus ramos, que fornecem um meio de comunicação entre as fibras adjacentes para a condução do impulso neural para contração. Essas estruturas levaram à crença de que o músculo cardíaco fosse um sincício, isto é, que as células fossem conectadas entre si. Contudo, evidências microscópicas mostram que as células são separadas. O músculos cardíaco, entretanto, pode ser considerado um sincício funcional, pois todo o tecido atua eletricamente como se fosse uma única célula.
TIPOS DE MÚSCULOS
MÚSCULO ESTRIADO: compostos de fibras filiformes. Cada fibra é, na verdade, uma célula multinucleada bastante alongada. Seu comprimento pode passar de 30 cm. Cada célula é separada. Segundo estimativa, o corpo contém aproximadamente 270 milhões de fibras musculares estriada, inervadas por neurônios motores e sob controle voluntário. Esse tipo de músculo contém terminações para dor e proprioceptores; suas principais funções são movimento do corpo e manutenção da postura.
Inclui 434 músculos, destes 75 pares estão envolvidos com postura geral e movimentos.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS
* De acordo com o número de inserções podem ser:
- Bíceps: apresenta duas inserções proximais
- Tríceps: apresentam três inserções proximais
- Quadríceps: apresentam 4 inserções proximais.
* Quanto ao número de ventres:
- Digástrico: músculo que apresenta 2 ventres
- Polígástrico: 3 ou mais ventres.
PROPRIEDADES DO TECIDO MUSCULAR
EXCITABILIDADE ELÉTRICA – propriedade comum às fibras (células) musculares e aos neurônios, é a capacidade de responder a certos estímulos, pela produção de sinais elétricos – potenciais de ação. Além disso, existem estímulos químicos, como os neurotransmissores liberados por neurônios, hormônios, distribuídos no sangue ou até mesmo variações do pH.
CONTRATILIDADE - é a capacidade do tecido muscular de se contrair com bastante força, quando estimulado por um potencial de ação. Quando um músculo se contrai, ele gera tensão (força de contração), enquanto traciona seus pontos de fixação. 
EXTENSIBILIDADE – é a capacidade do músculo de ser estirado, sem ser lesado. A extensibilidade permite que o músculo se contraia com bastante força, ainda que, estirado. Durante as atividades normais, o estiramento do músculo esquelético permanece bastante constante.
ELASTICIDADE – é a capacidade do tecido muscular de retornar a seu comprimento original; após contração ou extensão.
COMPONENTES DOS MÚSCULOS
Ventre: parte carnosa, constituída pelas fibras musculares.
Tendão: parte não contrátil, esbranquiçada, que faz continuação às extremidades do ventre.
Aponeurose: quando o músculo é plano (chato), este insere-se por intermédio de ampla lâmina de tecido conjuntivo, bastante resistente, que substitui o tendão.
Fáscia: lâmina conjuntiva, que envolve o músculo e dispõe de artérias, nervos e vasos linfáticos.
ESTRUTURA DOS MÚSCULOS
A tensão desenvolvida pelos músculos aplica compressão nas articulações aumentando sua estabilidade. Contudo, em algumas posições articulares, a tensão gerada pelos músculos pode agir tracionando os segmentos de forma a separá-los, criando instabilidade. 
ESTRUTURA DOS MÚSCULOS
ESTRUTURA DOS MÚSCULOS
Ventre Muscular: cada músculo individual, geralmente tem uma porção centralizada, na qual é mais espesso.
Epimísio: tecido fibroso que reveste a parte externa do músculo e tem papel fundamental na transferência de tensão muscular para o osso. As tensões no músculo são geradas em vários locais e o epimísio transfere as diferentes tensões para o tendão, provendo uma aplicação suave de força muscular no osso.
ESTRUTURA DOS MÚSCULOS
Fibra Muscular: cada músculo pode conter milhares de fibras musculares que são cuidadosamente organizadas em compartimentos, dentro do próprio músculo.
Fascículos: são os feixes de fibras musculares e cada fascículo pode conter até 200 fibras musculares.
ESTRUTURA DOS MÚSCULOS
Perimísio: é uma bainha conectiva densa que recobre o fascículo, protege as fibras musculares e cria caminhos para os nervos e vasos sanguíneos.
O tecido conectivo no perimísio e endomísio dão ao músculo muito de sua capacidade de alongamento e retorno ao comprimento no repouso normal. 
ESTRUTURA DOS MÚSCULOS
Endomísio: é uma membrana que recobre as fibras musculares. É uma bainha muito fina que leva os capilares e nervos para nutrirem e inervarem cada fibra muscular.
Sarcolema: encontra-se diretamente sob o endomísio. É a unidade contrátil.
Papel dos Músculos
Movimentador Primário e Movimentador Assistente: o(s) músculo(s), primariamente responsável pela produção de um determinado movimento, é chamado movimentador primário, e quanto maior força é requerida outros músculos contribuem como movimentadores assistentes.
Papel dos Músculos
Agonista: É
o músculo ou um grupo de músculos responsáveis pelo movimento desejado. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica.
Antagonista: É o músculo ou os músculos que executam a ação oposta à do agonista. Serve para coordenar, moderar ou "frear" o movimento fisiologicamente. Podem estar ativos - contração excêntrica ou passivos - alongamento.
Papel dos Músculos
Fixador ou estabilizador: É aquele que age estabilizando um segmento do corpo, para que um outro músculo ativo tenha uma base firme sobre a qual possa exercer sua função.
A estabilização é muito importante na cintura escapular que precisa ser suportada de modo que os movimentos do braço possam ocorrer de forma homogênea e eficiente. Também importante na cintura pélvica e região do quadril durante a caminhada ou corrida, o glúteo médio contrai-se para manter a estabilidade da pelve e esta não cair para o lado.
Papel dos Músculos
Neutralizador: Ação muscular que visa anular as ações indesejadas dos agonistas.
Sinergista: É o conjunto de todas as ações musculares envolvidas no movimento.
Sinergistas também podem ser denominados neutralizadores – o músculo irá contrair-se para eliminar uma ação articular indesejada causada por outro músculo. Por exemplo, o glúteo máximo contrai-se na articulação do quadril para produzir extensão da coxa, mas também tentará girar externamente a coxa. Se essa rotação externa for uma ação indesejada, o glúteo mínimo e o tensor da fáscia lata irão contrair-se para produzir uma ação neutralizadora – rotação interna – de modo a cancelar a rotação externa, permitindo apenas a extensão.
RESUMO DOS EVENTOS DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
O impulso nervoso chega ao terminal nervoso e
libera acelticolina
↓
Acetilcolina combina com receptores na célula
muscular
↓
Membrana da célula muscular se despolariza
↓
A despolarização leva a liberação de Ca++ do
retículo sarcoplasmático para o citoplasma
↓
RESUMO DOS EVENTOS DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
↓
Ca++ forma complexo com as proteínas contráteis
↓
Os filamentos de actina /miosina se contraem,
levando à diminuição do tamanho do sarcômero
(devido à aproximação de 2 linhas Z)
↓
Muitos sarcômeros contraindo-se juntos levam à
contração de todo o músculo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais