Buscar

ADC, ADIn, ADIn Omissao - Aspectos Importantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADC, ADIn, ADIn Omissão (STF)
Atenção: Entre a letra da Lei e CF, seguir a Constituição Federal.
ADIn – Propor impugnação de Lei ou Ato Normativo.
ADIn Omissão – Omissão inconstitucional (Total ou Parcial) ao cumprimento de legislar ou quanto à adoção de previdência de índole administrativa.
ADC – Propor ação direta de constitucionalidade de Lei ou Ato Normativo.
Quem pode propor:
I - Presidência da República; II - Mesa do Senado; III - Mesa da Câmara dos Depts.; IV - Mesa da Assembleia Legislativa ou Câmara Legislativa (DF); V - Governadores (DF também); VI - Procurador-Geral da República; VII – Conselho Federal da OAB; VIII - Partido Político (Representação no CN) e IX - Confederação Sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. (Art. 2° L. 9.868 e Art. 103 CF).
Petição inicial: Inepta, Não Fundamentada ou Improcedente = Indeferida (Relator). 
Recurso para Petição Inicial: Agravo
Não é possível Desistência
Não é possível Intervenção de 3°s
Pode designar perito ou comissão de peritos.
Petição inicial deve constar: 
Dispositivo impugnado e pedido (ADIn).
Dispositivo da Omissão e pedido (ADIn Omissão).
Dispositivo, a controvérsia e o pedido (ADC). 
Quando por advogado deve ter Procuração, 2 vias da PI, com cópias da lei ou ato normativo impugnado ou questionado. (ADIn, ADIn Omissão e ADC)
Medidas Cautelares
ADIn – SALVO período de recesso, será concedida a MC por decisão da maioria absoluta de membros do Tribunal (dos 11, devem estar presente 8 ministros, no mínimo, e aprovação de 6 ministros para conceder – art. 10 e 22 da L. 9868/99). Em caso de excepcional urgência, poderá deferir a MC SEM audiência dos órgãos ou das autoridades das quais emanou a lei ou o ato normativo impugnado (art. 10 §3° L. 9869/99). O efeito é ex nunc, SALVO eficácia retroativa (Art. 11 da L. 9869/99). Sendo concedido a MC, torna aplicável a legislação anterior, SALVO expressa manifestação em sentido contrário. (Art. 11 §3° da L. 9868/99). Publicada no Diário Oficial da União e Diário da Justiça da União no prazo de 10 dias do trânsito em julgado.
ADIn Omissão – Poderá ser concedida a MC por decisão da maioria absoluta de membros do Tribunal (dos 11, devem estar presente 8 ministros, no mínimo, e aprovação de 6 ministros para conceder). Em caso de excepcional urgência, poderá deferir a MC APÓS audiência dos órgãos ou das autoridades responsáveis pela omissão constitucional (Art. 12-F e 22 da L. 9868/99). A MC poderá consistir na suspensão da aplicação da lei caso de omissão PARCIAL, bem como na suspensão de processos judiciais ou processos administrativos ou ainda em outra providência tomada pelo Tribunal. 
ADC – Poderá ser concedida a MC por decisão da maioria absoluta de membros do Tribunal (dos 11, devem estar presente 8 ministros, no mínimo, e aprovação de 6 ministros para conceder) devendo o tribunal proceder o julgamento da ação em 180 dias, sob pena de perder sua eficácia (Art. 21, p.u da L. 9868/99). O efeito é Ex Tunc e Erga Omnes .
ATENÇÃO (ADIn, ADIn Omissão e ADC) 
Caso não atinja os ministros suficientes do STF, o julgamento será suspenso até ter o mínimo necessário. (Ou seja, dos 11 ministros será necessário, no mínimo 8 para votar sendo que é preciso 2/3 – 6 ministros). (Art. 23, PU da L. 9868/99).
A partir da decisão sobre constitucionalidade ou inconstitucionalidade ela torna-se irrecorrível, ressalvado a interposição de Embargos de Declaração, não podendo ser, igualmente, ser objeto de Ação Rescisória.
Para segurança jurídica, concedida a constitucionalidade ou inconstitucionalidade pelos seus ministros do STF, maioria de 2/3 (6 membros – lembrando: estando presente sempre 8), poderá restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou a partir de outro momento.

Outros materiais