Buscar

MODELO SINTESE H.T.P. 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SÍNTESE H.T.P.
 Através do instrumento psicológico H.T.P. pode se concluir que o sujeito demonstra uma estrutura de personalidade em que se evidenciam recursos intrapsíquicos para lidar com emoções, sentimentos e conflitos, através de um ego em que mecanismos de defesa são devidamente acionados quando se sente ameaçado por tais emoções.
Identifica-se em suas projeções, sentimentos de frustração e hostilidade em relação ao ambiente, o que o torna restrito em suas expressões. Por ainda vivenciar, segundo a Psicanálise, uma fase egocêntrica em seu desenvolvimento, que é decorrente de pulsões agressivas e sexuais não canalizadas na busca de satisfação, conseqüentemente apresenta um equilíbrio precário de personalidade por tais fatores gerarem insegurança generalizada aliada a uma depressão no humor. 
O sujeito apresenta ainda fixação em fases anteriores de seu desenvolvimento psico-afetivo, o que o faz regredir ao passado e atualmente demonstra estar mais voltado para si mesmo, numa busca intensa e imediata de necessidades de afeto e segurança. 
Em relação ao ambiente familiar denota hipersensibilidade a estímulos afetivo-emocionais, mas apresenta carência afetiva não suprida pelas figuras de seu ambiente.
A sua agressividade contida, sugere uma negação de impulsos do corpo, sentimentos de inferioridade e inadequação. 
Demonstra ainda dependência materna, impulsividade e falta de capacidade nos aspectos relacionados ao convívio social. 
Suas principais defesas diante da afetividade baseiam-se na racionalização, negação, regressão e agressão, embora não consigam conter o alto grau de ansiedade presente em sua atuação.

Outros materiais